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Na Zona Norte, Av. Zaki Narchi e Av. Nova receberão o projeto Faixa Azul para motos

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  • São Paulo obtém autorização para implantar mais 71 km de Faixa Azul em outras 8 vias
  • Portaria assinada nesta 5ª feira (28/09) também prorroga o prazo para ampliação do projeto-piloto no Corredor Norte-Sul, sentido Aeroporto

A Prefeitura de São Paulo foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a ampliar o projeto-piloto da Faixa Azul na cidade. Serão mais 71 km de faixas azuis que se somarão aos atuais 22,5 km implantados nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay. 

O primeiro trecho está previsto para ser iniciado nos próximos dias em um trecho de aproximadamente 2 km no eixo Prestes Maia/Tiradentes.

Já na segunda fase refere-se à  ampliação da Faixa Azul com a  implantação do projeto-piloto em outros oito eixos viários da cidade, totalizando 64 quilômetros.  As Avenidas Zacki Narchi receberá 3,6 kms e a  Luiz Dumont Villares  (Avenida Nova) terá 5 kms,  com previsão para implantação até janeiro de 2024.

Há um novo pedido de autorização para ampliar o projeto-piloto para mais 120 quiômetros, tendo na Zona Norte o Eixo Norte/Sul (sentido Santana) com a Av. Santos Dumont (trecho da Zona Norte), Av. Braz Leme e Rua Santa Eulália — que compõem com vias de outras regiões.

A autorização ora concedida pela Senatran engloba duas frentes de ampliação do projeto-piloto. A primeira trata da prorrogação do prazo para ampliação da Faixa Azul do Corredor Norte-Sul no sentido Aeroporto. Atualmente, a Faixa Azul do Corredor está entre a Praça das Bandeiras e o Complexo Viário Jorge João Saad, na Av. 23 de Maio, totalizando 5,5 km de extensão.  

Com a prorrogação do prazo de implantação, outros 7 km serão sinalizados, compreendendo a Av. Santos Dumont (desde a Ponte das Bandeiras), Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia e, na outra ponta, a Av. Rubem Berta (até a Av. Indianópolis) e a Av. Moreira Guimarães (até o Vd. João Julião da Costa Aguiar).

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O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves, explicou que o principal conceito da Faixa Azul é a redistribuição do espaço viário. “Os motociclistas já usavam o corredor e circulavam entre os veículos. Agora, além da sinalização, é importante que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a secretaria possam redistribuir o espaço de modo que os motociclistas fiquem seguros e, ao mesmo tempo, sejam mantidos longe dos veículos maiores, que é o caso dos ônibus.”  

Para isso acontecer, foi adotada uma medida especial, afirma o secretário. “Quando a faixa destinada aos ônibus estiver do lado direito, a faixa azul será implantada do lado esquerdo. Quando a faixa de ônibus for no lado esquerdo, a faixa azul ficará entre os veículos´´. 

Segundo o secretário, é uma forma de preservar ainda mais o motociclista, que ficará distante dos veículos pesados. Além de conversar com todos os envolvidos, a CET fez uma ampla divulgação nas vias onde foram instaladas a Faixa Azul, deixando os motoristas cientes do espaço que ficou bem definido, o que gera segurança, sem disputas. 

Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a nova proposta de sinalização precisou do aval da Senatran para ser implantada de maneira experimental, para que avaliações sobre o desempenho pudessem ser realizadas e acompanhadas pelo órgão federal. 

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Bons resultados 

Dados de monitoramento dos dois projetos-pilotos implantados até o momento (23 de Maio e corredor Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay) mostram que não foram registrados óbitos de motociclistas em ambas as vias, desde que receberam a nova sinalização. O número de acidentes graves e com vítimas também diminuiu. O índice de utilização da Faixa Azul pelos motociclistas é alto, de aproximadamente 80% na Av. 23 de Maio e de 90% no eixo da Av. dos Bandeirantes.  

Pesquisa realizada pelo Departamento de Educação e Pesquisa da CET aponta que 96,9% dos motociclistas ouvidos percebem o projeto da Faixa Azul como benéfico para a mobilidade, 2,1% informaram que não e 1% não respondeu. Já a percepção dos motoristas como um projeto benéfico para a cidade fica em 87,3%; 7,6% responderam que não acham a iniciativa benéfica e 5,1% não responderam aos questionamentos.    


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM >>

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