Tempo de Leitura: 6 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte 

< “Brasil AgroConsciente é uma natureza de cinturão tropical e de imensas oportunidades para criar e construir vidas”.   José Luiz Tejon Megido

Uma noite histórica e especial do agronegócio em plena Av. Paulista, no coração financeiro e econômico da capital paulista. Nesta 4ª feira (17/01/2024), a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP reuniu associados e autoridades  para o primeiro evento de lançamento do livro “AgroConsciente – A revolução criativa tropical“.

Para a noite de autógrafos do robusto livro de 350 páginas, editado pelo Grupo Editorial Novo Século (NS), as presenças de dois dos quatro autores, José Luiz Tejon Megido e Victor Megido –  e que  tem ainda as participações de  Marco Zanini e Sonia Chapman – que estavam fora da cidade...

agroconsciente
Jaime Basso, Roberto Rodrigues e Moacir Niehues
Convidados

O espaço da Agência Paulista da Sicredi foi totalmente tomado em cerca de 120 convidados,  que contou com importantes personalidades, como a do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003 a 2006 no governo Lula I) e Embaixador do Cooperativismo da ONU, Roberto Rodrigues – que também assina o prefácio do livro.

Jaime Basso – presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e Edivaldo Del Grande – presidente do Sistema Ocesp

Além de lideranças do cooperativismo, como Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas no Estado de São Paulo (Ocesp) e do superintendente executivo corporativo do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Júnior.

agroconsciente
Diego Schanoski, Aramis Moutinho Júnior e Carlos Gustavo Alves Ferreira

Além do presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Jaime Basso, o evento contou com as presenças do diretor executivo, Moacir Niehues; e o Superintendente de Desenvolvimento, Diego Schanoski.

Moacir Niehues – Diretor Executivo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP com Luciano Jaccoud e Claúdia Jaccoud – diretores da Lucrativité Diagnóstico Financeiro

Registramos ainda, as presenças do presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo, Valter Moura Júnior; Rui Manuel Rodrigues Gonçalves – presidente do Sampapão, representantes da Fiesp-Ciesp, além dos radialistas esportivos Milton Neves e Joseval Peixoto; de colaboradores e  associados.

Da esquerda para a direita: Milton Neves, Jaime Basso, Joseval Peixoto e José Luiz Tejon Megido
Cooperativismo e Agronegócio

Na abertura do evento, a palavra esteve com o presidente da Sicredi,  Jaime Basso, que enfatizou a importância do lançamento do livro sobre agronegócio ser realizado em uma agência de crédito cooperativo — considerada a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina com mais de 120 anos — “em uma noite especial para o setor, em plena Avenida Paulista, que tem tudo a ver com o agronegócio consciente na cidade e com a nossa atuação neste importante setor, que alimenta o mundo”.

Em sua fala, Tejon – considerado um dos nomes expoentes do cooperativismo no Brasil –  lembrou que o agronegócio é um setor de relacionamento, forte e importante que o aproximou da Sicredi, uma significativa cooperativa de crédito.

Ele declarou-se um apaixonado pelas cooperativas, que eleva a dignidade humana, “não existe outro caminho senão o cooperativismo, onde você tem riqueza e progresso”. Fez referências à criação e pioneirismo do cooperativismo no Brasil, com o Padre Armstad, que germinou com sua ideia no Rio Grande do Sul espalhado hoje por todo o país.

agroconsciente
José Luiz Tejon Megido
Capital do Capital

Tejon lembrou que São Paulo é a maior cidade do agrobusiness brasileiro e é “capital do capital”.  Por outro lado, mostrou a sua  satisfação e agradecimentos em lançar o livro “na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, dentro de uma cooperativa da qual sou associado e que tem o  conceito agroconsciente”.  O livro tem muitos exemplos e até um estudo do design da prosperidade, com os quatro co-autores e suas visões diferenciadas.

Em sua fala Tejon fez um agradecimento ao falecido  Ney Bittencourt de Araújo – da Agroceres, um homem visionário, apaixonado pelo agronegócio e que trouxe o conceito agroconsciente para o Brasil, com quem trabalhou por 15 anos -,  e fêz a leitura de uma  frase de Ney,  que está na primeira página do livro: “O Brasil tem o exemplo para todo o cinturão  tropical do planeta Terra, somos uma segurança genética e de vida para toda a humanidade”.

Em seguida comentou e leu a frase do sociólogo italiano Domenico De Masi (1938/2023), que também está no livro, onde afirma que o Brasil pode propor um novo modelo para o mundo, “e melhor coisa que um brasileiro pode fazer é ser totalmente brasileiro” sendo solidário, alegre, ou seja, ser otimista em relação à existência.

E acrescenta, “apreciar e valorizar, acima de tudo, a diversidade de raças, cultural, gêneros, que são as grandezas”. Em síntese, somos um povo com a mistura de várias raças e  De Masi quis dizer conseguimos falar com qualquer ser humano do planeta.

agroconsciente
Victor Megido co-autor do livro

Nesta primeira parte do evento, o momento foi completado com o co-autor do livro e filho de Tejon, Victor Megido, que lembrou que o livro traz o exemplo da Sicredi,  já que é relatado o exemplo da prosperidade como algo que é  possível de se fazer.

Lembrou que no livro o fio condutor é a questão de como o agroconsciente pode ir além do agronegócio como um artigo econômico social. E cita o ex-ministro da Agricultura  Alysson Paulinetti (1936/2023),pois a felicidade é alimento” e o Brasil é o protagonista nesta década.

Dobrar o PIB sem derrubar nem mais uma árvore

Tejon voltou ao microfone e lembrou o desafio da década ao Brasil que é rumar ao trilhão de dólares. Segundo ele, é possível dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro sem precisar derrubar nem mais uma árvore.

Em síntese a provocação dos autores do livro “Agroconsciente – a revolução criativa tropical” é fazer da cultura, da ciência e da gestão os fatores diferenciais para um novo projeto tropical de impacto econômico, social e ambiental. Com  isto, tornar-se o ponto estratégico de futuro do país, com gestão inovadora e responsável.

José Luiz Tejon Megido e Victor Megido

Em seguida, em uma sala especial os dois co-autores do livro seguiram para a sessão de autógrafos,  por um período de cerca de 90 minutos, um de cada lado da mesa. Uma grande fila se formou para as dedicatórias nos mais de 200 exemplares.

Equipe da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

Foi uma noite especial e conforme o DiárioZonaNorte apurou haverá uma sequência de eventos de lançamento do livro no ambiente de cooperativas, que serão selecionadas por José Luiz Tejon e os co-autores, e nas empresas de agronegócios, além de sessões especiais que certamente serão contempladas no Rio Grande do Sul e, diante do poder, em Brasília.

Maurício Benassatto, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves e Fábio Loyola

O livro AgroConsciente – A revolução criativa tropical já está disponível na Amazon  (clique aqui)  ou na página do Grupo Editorial Novo Século (NS) – (clique aqui) ou telefone : (11) 3699-7107


 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 105 cooperativas do Sicredi, conta com 35 anos de história e 98 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).