Tempo de Leitura: 11 minutos

Sede

da Redação DiárioZonaNorte

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP celebrou intensamente seus 35 anos de história com eventos segmentados e a inauguração de uma nova Sede Administrativa, em Palotina, no Oeste do Paraná. E que história…. Com a letra h maíuscula, verdadeira…  construída a muitas mãos, coragem e resiliência.

Muito difícil não se emocionar com a nova Sede Administrativa, que ocupa um espaço de 14.250 m², dotada de tecnologia de ponta e 100% ESG (em inglês environmental, social and governanceambiental, social e governança, em português).

sede
Vista aérea da nova Sede Administrativa, em Palotina (PR)

Afinal, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP – que hoje tem 97 espaços de atendimento e atuação em 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD -, começou suas atividades embaixo de uma escada nas dependências da C-Vale – com um armário, uma mesa e uma cadeira.

O DiárioZonaNorte participou de um dos eventos segmentados organizado pela Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP – no dia 11 de outubro de 2023,  que apresentou a nova Sede Administrativa para jornalistas, fornecedores e convidados.

sede
Jaime Basso, Luana Rossato Simoneto e Moacir Niehues e a icônica Escada onde tudo começou

Horas antes do evento, fomos recebidos pelo presidente Jaime Basso, pelo diretor executivo Moacir Niehues e pela gerente de comunicação e marketing Luana Rossato Simoneto, para um tour pelo novo prédio.

Cooperativismo

Já é de conhecimento de nossos leitores que somos associados da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e entusiastas do Cooperativismo – que vai além de um modelo de negócio sólido e sustentável. Ele une o desenvolvimento econômico ao social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o  coletivo.

sede
Memorial em homenagem ao padre Theodor Amstad

O cooperativismo de crédito chegou ao Brasil em 1902, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad. Diferente de uma instituição financeira tradicional, onde apenas os acionistas recebem os lucros e decidem sobre o negócio, em uma cooperativa de crédito cada associado tem poder de voto e participa da distribuição dos lucros, proporcionalmente ao volume de suas operações financeiras realizadas.

Os recursos financeiros gerados na área de atuação da cooperativa permanecem nela, gerando renda, e crescimento sustentável – o chamado ciclo virtuoso.

14.250 m², 724 dias, 450 pessoas e 90 empresas

A nova Sede Administrativa da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP está localizada na Avenida Presidente Kennedy nº 2384 – Jardim Itália e é um marco de modernidade para Palotina e forte candidato ao Prêmio Pritzker – o Oscar da Arquitetura.

sede
Placa comemorativa celebra a inaguração da nova Sede Administrativa

Com a assinatura do arquiteto local Jorge Leszczynski, titular do escritório Jorge Leszczynski Arquitetos Associados e edificação da Construtora Conceito Brasil, a nova Sede Administrativa  ocupa um único pavimento, construção possível dado o tamanho do terreno – 14.250 m².

A área onde a nova sede foi construída, antes era ocupada por galpões pertencentes ao Grupo I.Riedi Grãos e Insumos que colaborou com a cooperativa para que o projeto fosse possível.

sede
Frente da nova Sede Administrativa

A obra consumiu 724 dias de trabalho, envolveu de 450 pessoas e a participação de 90 empresas da região.  Essa preocupação com as regiões sempre fez e continuará fazendo parte da cooperativa, assim como a atuação voltada à sustentabilidade.

sede
Equipe Jorge Leszczynski Arquitetos Associados

Sobre o envolvimento de profissionais da região no projeto,  Jaime Basso  destaca que fortalecer o lado humano e ter a genuína preocupação com as regiões em que a cooperativa está presente são premissas fundamentais. “Nosso maior propósito é transformar a realidade das pessoas. Além disso, os recursos da cooperativa são todos investidos na própria localidade, o que promove crescimento e inclusão.”

Sustentabilidade

Sustentável, a edificação cumpre todos os requisitos para obter a certificação nível platinum  Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental em tradução livre) – concedida pelo United States Green Building Council.

sede
Módulos fotovoltaicos que cobrem o estacionamento e tomada para carregamento de carros elétricos

A energia elétrica é fornecida por meio de 1.314 módulos fotovoltaicos, instalados na cobertura das vagas do estacionamento do prédio – que também tem pontos de carregamento para carros elétricos.

Os módulos devem garantir a captação média mensal de 104 Kwh – atendendo 100% da demanda de energia da Sede Administrativa e ainda, mais seis agências localizadas no Paraná.

sede
Piso, teto e paredes receberam tratamento acústico

O prédio é inteligente e equipado com um sistema de automação, iluminação dimerizável que permite o aproveitamento completo da iluminação natural. Persianas automatizadas controlam a luminosidade conforme a posição da luz solar – conforme dados de uma estação meteorológica.   

sede
Espaços individuais para reuniões e ao fundo janelas com persianas automatizadas

A climatização do prédio é feita por meio do sistema VRF (do inglês “variable refrigerant flow“), que permite que a refrigeração se adapte, sempre a partir das necessidades do espaço, com o menor consumo de energia possível.

sede
Bosque nos fundos da propriedade

O sistema de captação da água da chuva por meio de uma cisterna com capacidade de 50 mil litros e um reservatório para água de reuso de 30 mil litros, garantem a captação de 80 mil litros de água. Um sensor de umidade aciona a irrigação automatizada das áreas verdes, incluindo o lindo bosque nos fundos da área da nova Sede Administrativa.

sede
espaços de convivência
Design afetivo

A construção é elegante. Com uma estética inclusiva, design afetivo, onde tudo…. absolutamente tudo,  foi pensado para valorizar as pessoas e o relacionamento próximo – o grande diferencial do cooperativismo. 

No espaço, todos os colaboradores terão uma condição ainda melhor de trabalho, que refletirá diretamente em uma melhor prestação de serviços para as agências, onde o principal beneficiado é o associado. 

sede
Restaurante da nova Sede Administrativa

GPTW

Este cuidado – dispensado a todos os 1.300 colaboradores da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP -, foi reconhecido pela consultoria global GPTW (Great Place to Work) com o índice de confiança de 95% ¬  o maior conquistado até agora.

Para que uma empresa receba a certificação, uma pesquisa é aplicada junto às pessoas colaboradoras que, por sua vez, avaliam o ambiente, o índice de confiança, o trabalho em equipe e o orgulho no desempenho das atividades, respondida voluntariamente e de forma anônima.

sede
Mapa com as áreas de atuação da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP no Paraná e em São Paulo

A escada e a távola

O ambiente recebeu tratamento acústico no piso, paredes e forro. O prédio é dotado de  dois auditórios de tamanhos diferentes que podem ser utilizados simultaneamente para eventos e treinamentos, além de salas para reuniões e capacitações com configurações flexíveis.

sede
Linha do tempo com a história da Cooperativa

As paredes do corredor de ligação entre os auditórios e a área onde os 300 colaboradores da sede trabalham, receberam uma linha do tempo com o registro fotográfico dos principais acontecimentos dos últimos 35 anos da cooperativa.

sede
Linha do tempo com a história da Cooperativa

Ainda em direção ao local de trabalho dos colaboradores, um lindo jardim de inverno  cercado por portas francesas, recebeu a reprodução em escala real da “escada, do armário e da mesa” – com direito a plaquinha de patrimônio – que marcou o início da cooperativa dentro das dependências da C-Vale e um memorial com painéis que homenageiam os fundadores.

sede
A escada, o armário, a mesa e a cadeira lembram as raízes da Cooperativa

A escada, guardiã de uma história tão linda, não nos deixa esquecer de onde viemos, e seu segundo patamar inacabado e apontado para o céu, nos lembrando que ele é o limite quando pessoas cooperam por uma sociedade mais justa e próspera. 

sede
Um dos painéis do memorial que homenageia os fundadores

No outro extremo da área destinada aos colaboradores está a  sala da presidencia da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP – que não tem portas. Lembrando que o que nos trouxe até aqui, é o  comportamento   pautado   pela   ética  e  pela  transparência.

Sala da presidencia

Ao lado da sala da presidencia, uma sala destinada para reuniões do conselho da cooperativa. Tal qual a Távola do Rei Artur, ela é redonda, reafirmando que na cooperativa todos são iguais.

sede
A mesa de reunião do Conselho Administrativo
Celebrações

A agenda teve início no dia 6 de outubro, quando os mais de 300 colaboradores que atuam na Sede Administrativa puderam conhecer seu novo local de trabalho. No dia 7 de outubro, foi a vez dos colaboradores conduzirem uma visita especial com os familiares, em uma ocasião bastante marcante.

Os 300 colaboradores, reunidos no auditório principal da nova Sede Administrativa para foto hstórica

O presidente Jaime Basso, afirmou que a realização do sonho da nova Sede Administrativa é fruto da dedicação e do trabalho dos colaboradores e dos associados. “Esse crescimento e evolução fazem parte da história de cada um que, no seu tempo, é parte disso. É um espaço para servir e gerar um impacto ainda maior na vida das pessoas.

Jaime Basso

”No dia 9 de outubro, a inauguração foi voltada às lideranças. A oportunidade solene contou com a presença de dirigentes de cooperativas da região e do sistema Sicredi, empresários locais e autoridades políticas regionais, em especial o prefeito de Palotina,  Luiz Ernesto de Giacometti e o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, que parabenizou o Sicredi pelo caminho trilhado durante esses 35 anos.

administrativa

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP começou embaixo de uma escada. Essa escada passou a ser a escada de muita gente, de pequenos, médios e grandes comerciantes, de pequenos agricultores, da agricultura familiar e de grandes projetos. Então, o Sicredi passou a ser esse grande espaço no Paraná. Eu fiz questão de estar aqui para agradecer os que começaram essa história e que acreditam em nosso Estado para que hoje fosse uma referência no Brasil”, destaca o governador Ratinho Júnior.

sede
Jaime Basso e Carlos Massa Ratinho Jr.

Já o evento do dia 10 de outubro recebeu os fundadores e os primeiros associados. Foi com muita admiração, carinho e gratidão que o diretor executivo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Moacir Niehues, falou daqueles que deram início a uma grande história de sucesso, que se materializa com a construção da nova Sede Administrativa, o “coração” da cooperativa.

sede
Moacir Niehues

A gratidão é grande pela determinação das pessoas que, dispostas a ajudar umas às outras, começaram essa trajetória de sucesso Aquilo que foi sonhado pelos fundadores se tornou realidade e hoje chegamos a esse marco histórico da cooperativa”, pontua Niehues.

Maurício Benassatto, Celso Lima, Elídio Capel, Cleide Carvalho e Patrícia Santos Monte

Para encerrar, a noite do dia 11 de outubro reuniu os parceiros de Imprensa do Paraná e de São Paulo e os fornecedores da Cooperativa com envolvimento no projeto da nova Sede Administrativa. 

Auditório com jornalistas e fornecedores envolvidos no projeto da nova Sede Administrativa
Diretoria de Negócios

Durante o encontro com jornalistas, Basso anunciou Marcos Spessatto como novo Diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. O executivo tem uma carreira de 18 anos na cooperativa e até então,  ocupava o cargo de Gerente Regional de Desenvolvimento.

Marcos Spessatto, Luana Rossato Simonete, Elisangela Mancini e Moacir Niehues
Sede Regional

Acompanhando a expansão da Cooperativa no Estado de São Paulo, o Escritório Regional – localizado desde 2019 no Edifício Sir Winston Churchill, Av. Paulista nº 807 – no coração financeiro da América Latina -, também será ampliado.

“Despejamos o Milton Neves…”, brincou Jaime Basso, sobre o jornalista esportivo e proprietário do conjunto onde o escritório está e também do conjunto localizado no outro lado do corredor – que será incorporado ao Escritório Regional.

Amauri Weber, Jaime Basso e Moacir Niehues
Certificação em Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Jaime Basso compartilhou com os jornalistas e convidados, o fato da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP ser a primeira instituição financeira do Brasil a receber a Certificação em Prevenção à Lavagem de Dinheiro (CPLD-IF), idealizada pelo Instituto Brasileiro de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (IBPLD).

Todos os gerentes das agências dos Estados do Paraná e de São Paulo, gerentes administrativos financeiros, gerente de controles internos e os colaboradores da área, passaram pela capacitação. O objetivo foi habilitar os profissionais com as competências essenciais para a tomada de decisão sobre as situações e operações financeiras suspeitas de lavagem de dinheiro.

Equipe de gerentes certificados pelo CPLD-IF

O conteúdo envolveu assuntos como: novas tecnologias, criptolavagem, blockchain, Lei Geral de Proteção de Dados e maestria humana, entre outros. Para receber a certificação, todos passaram por uma avaliação reconhecida pelo Banco Central do Brasil.

Moacir Niehues, Luana Rossato Simoneto e Alisson Schach

“Para que a cooperativa cresça ainda mais e se desenvolva com a segurança de que esse crescimento está sustentado em algo sólido, essa formação é fundamental para nossos colaboradores. Na semana que a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP completa 35 anos, ser reconhecida com essa certificação é motivo de ainda mais orgulho”, comenta o diretor de operações da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Alisson Schach.

Homenagens

As empresas envolvidas no projeto, receberam das mãos de Jaime Basso,  Moacir Niehues e Valdeci Righi (gerente de operações), um troféu com uma réplica da escada – onde a história da cooperativa começou.  Foram homenageados: Gabriela MarchioriConceito Brasil Engenharia, Jorge Leszczynski Arquitetos Associados, Impacto Arte Visual, Seal Convergint, Office Flex Mobiliário Corporativo, Loghtech Soluções em Tecnologia, Bradacz Geração de Energia e Camila Flores Floricultura.