da Redação DiárioZonaNorte ===

Sob a batuta do nome de Sir Winston Churchill (nov.1874 / 24jan1965 = 91 anos), o famoso primeiro-ministro britânico também conhecido como o “Homem do Século”, o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP inaugurou, nesta 2ª feira (14/01/2019), mais um ponto importante no front dos negócios, que consolidou a Avenida Paulista. No prédio que leva a marca deste famoso estadista mundial e  que estampa o nº 807, foi reservado uma área de 420 metros quadrados do 22º andar (dos 24 andares) para o Escritório Regional do Sicredi — que  abrigará  inicialmente 30 colaboradores —  dividindo com o vizinho Terceiro Tempo, do famoso jornalista esportivo Milton Neves Filho.  Além de ter uma panorâmica fantástica da cidade, abre-se mais uma importante página na história da primeira  instituição financeira cooperativa do Brasil.

O prédio e os vizinhos === No mesmo prédio de 47 anos — construído no terreno onde foi o Palacete Siciliano (ver foto) do industrial e banqueiro Alessandro Vincenzo Siciliano,  com o projeto do arquiteto Ramos de Azevedo e construção em 1896 — , possui hoje cerca de 1.800 usuários cadastrados  com mais de 1.500 visitas diárias e 70 lojas na galeria localizada no térreo com acesso das três vias que o circundam – Av.Paulista, Alameda Joaquim Eugênio de Lima e Alameda Santos — havia no início duas grandes salas de cinema –Gemini 1 e Gemini 2 – que hoje continuam desativadas.  Grandes empresas e entidades fazem parte da vizinhança interna no prédio, destacando-se a Rádio Jovem Pan AM e FM – que está desde a construção do edifício com sua enorme antena no topo e a emissora ocupa quatro andares. A poucos metros deste local — uma quadra para ser mais preciso –,  chama a atenção um moderno Espaço de Atendimento Sicredi, com sua inconfundível logomarca verde estampada à porta do número 923, que foi inaugurado em 09 de maio de 2016.

Um jeito diferente === Ao abrir da porta de um dos quatro elevadores, no 22º andar, há um grande impacto visual. Diferente, abrindo como se fosse um “túnel do tempo”, todo iluminado. Um grande painel anuncia o Terceiro Tempo como Publicidade e Multimídia, onde estão expostos vários pontos de atuações de programações e, ao lado, de merchandisings na carreira do jornalista esportivo Milton Neves Filho.

Quase no final das entradas das empresas, do lado esquerdo, as chamadas do Terceiro Tempo e, do lado direito, o início do novo inquilino em seu escritório central de São Paulo, o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP com uma de suas marcas: “Uma instituição feita de pessoas para pessoas”. Ao lado, um texto de “Nosso Manifesto”, que é o compromisso de uma realidade para os cooperados — que reproduzimos aqui: ” Nosso Manifesto – O mundo está cada vez mais humano e colaborativo. / E quando pessoas se juntam em um mesmo propósito, a mudança acontece./ Nós acreditamos que o jeito de cuidar de seu dinheiro deve acompanha esse movimento./ Somos Sicredi a solução inteligente e colaborativo para o desenvolvimento financeiro./ Defendemos que a melhor escolha é sempre o que for melhor para todos. / É por isso que o Sicredi é seu, meu e nosso!/ Somos muitos e somos próximos uns dos outros./ Aqui os nossos valores cuidam dos seus. É assim que criamos nossos laços de confiança./Unimos vontade e capacidade para fazer do Sicredi o seu Sicredi// Afinal, ser colaborativo é o melhor caminho para crescermos juntos. – Sicredi”.

O ambiente === Uma grande porta de vidro anuncia a logomarca Sicredi, onde é a recepção, com poltronas laterais, de espera. Já dentro da Sede Regional-SP, nota-se a famosa escada onde tudo começou em Palotina (PR), há 30 anos, preservada sua memória em um grande painel com traços firmes e fortes de desenho em preto e branco; um lugar extremamente bem arejado com ar refrigerado central, com iluminação clara; e uma distribuição racional de  mesas e ilhas de trabalho na parte central, supermodernas.  Nas laterais salas e locais de espera em sofás contínuos, combinando com as almofadas verdes e laranjas. Tons contrastantes com os arranjos em vasos de flores e muitas folhagens abrindo o verde internamente na decoração fixa. Tudo, mas tudo mesmo criando um clima harmonioso e gostoso de conviver, ao lado de estantes modernas.

Sala de reuniões e um espaço de treinamento com cerca de 50 lugares em cadeiras confortáveis e suporte de escrita. E juntando tudo: grandes painéis com mensagens do Sicredi e palavras de incentivo a todo momento: liderar e empreender. Tudo planejado pelo designer Daniel Codato, seguindo o estilo, marca e cores do Sicredi, que é notado em todos os Espaços de Atendimento — dando a real sensação de identificação do local. Por outro lado, no meio da inauguração e nos discurso das personalidades, ouvia-se muitos elogios ao ambiente. Junto a um grupo de convidados, alguém disse: “Agora, é mais gostoso trabalhar aqui. O dia rende e a gente sai feliz!”.

A inauguração === Muitos convidados com representações de empresas e entidades estiveram na abertura oficial do Escritório Central-SP do Sicredi, com destaque á frente foram convocados Jaime Basso (presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP), Manfred Alfonso Dasenbrock (presidente SicrediPar e Central Sicredi PR/SP/RJ), Moacir Niehues (diretor-executivo do Sicredi), César Antonio Gabus (Conselheiro de Administração do Sicredi), João Augusto Rocha (Diretor de Negócios do Sicredi), Alisson Schach (Diretor de Operações e Infraestrutura do Sicredi), Diego Schanoski  (Gerente Regional de Negócios do Sicredi) e dois convidados especiais, que também são associados do Espaço de Atendimento Sicredi na Avenida Paulista: José Luiz Tejon Megido (jornalista, doutor em Comunicação e palestrante) e Milton Neves Filho (jornalista e radialista esportivo). A apresentação do evento coube a Daniel Barbuglio (Gerente de Comunicação e Marketing do Sicredi) — com apoio de Débora Cristina Zanquet Monserrat ( Comunicação e Marketing ) —, que abriu dizendo que “em 1988, a Sicredi começou suas operações embaixo de uma escada, na Cooperativa CVale, em Palotina (Paraná). E hoje, com muito orgulho das nossas origens e da nossa jornada,  construída através do cooperativismo, inauguramos o Escritório Central do Sicredi em São Paulo. Temos a convicção que irá gerar novos empregos, fomentar mais negócios e apoiar economicamente esta região e o nosso País”. << Na plateia destaque para os convidados Giácomo Cataldo (vice-presidente da ACSP), Pedro Nastri (jornalista-Rádio Trianon), Duda Nastri (radialista-Rádio Trianon/Programa Metrópole em Foco), Cláudio Luiz Cruz Marques (Rádio Jovem Pan), Francisco Gonçalves (presidente Associação Esportiva de Guaratinguetá), Marcos Faloppa (técnico de futebol), Rede Brasil de Televisão, Revista Expressão, fotógrafo Felipe Perazzolo — entre outros) >>

Os discursos da inauguração === O primeiro a falar foi o Diretor-Executivo do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Moacir Niehues, que enfocou o crescimento do cooperativismo e os “passos largos” que o Sicredi vem dando no merca do. Segundo ele, um passo a mais com a Sede Regional-SP para das apoio nas 24 Espaços de Atendimento em São Paulo e no ABCD. Ele confirmou a programação de 2019 com mais 20 Espaços de Atendimento em novos endereços e fez um paralelo com o crescimento do cooperativismo financeiro nos país. E fechou: “Casa dia dar um passo, cada dia levar adiante esse importante modelo de negócios para a sociedade e para economia”.

Já o jornalista e especialista em agronegócio José Luiz Tejon Megido abriu a fala informando que o modelo de negócio do Século 21 é do cooperativismo no mundo e a consolidação em 2 ou 3 anos no Brasil. Ele disse que 2,3  bilhões dólares é o movimento de cooperativismo  no mundo. “É se fosse um país sería o 7º ou 8º país do planeta”, comparou Tejon (*). E fez mais elogios ao cooperativismo e à Sicredi. Tejon confessou  “quando abriu o Sicredi aqui na Avenida Paulista fui correndo abrir minha conta” — lembrou a importância do cooperativismo em países desenvolvidos. < (*) Ele cita o livro em inglês “Re-Imagining Capitalism”, que faz uma perspectiva positiva para o cooperativismo – leia o artigo de Tejon  clicando aqui >>

Como sempre “brincalhão” e colocando a plateia para dar muitas risadas, o jornalista e empresário de esportes Milton Neves Filho deixou seu recado sério na importância do Sicredi no mercado —  do qual ele é um associado na Av.Paulista e também “garoto-propaganda”  com testemunhais em seus programas de rádio e televisão.  Fez vários elogios ao modernismo da Sede Regional de São Paulo e, como os demais, falou da importância do cooperativismo financeiro e a atuação do Sicredi. O jornalista fez a observação que no tempo que se passou houve muitas manifestações e barulho na Avenida Paulista e, por causa disto, muitas empresas e profissionais liberais procuraram outros lugares. O prédio Winston Churchill também sentiu o efeito da evasão. Milton Neves disse que “agora o Sicredi deu moral no prédio”.

Manfred Alfonso Dasenbroch, como presidente do SicrediPar e Central Sicredi PR/SP/RJ, destacou o profissionalismo da equipe de São Paulo. Elogiou o presidente Jaime Basso pelo trabalho e dedicação, que “trouxe até o símbolo de nossa escada para cá”. Ele lembrou dos “cinco anos de recessão” e que o Sicredi com muita coragem foi em frente e cresceu. Segundo ele, foi investido muito em pessoas, capacitação, formação até em Comunicação e Marketing com expansão da marca. Lembrou os 30 anos do Sicredi, que está confiante com sucesso e os novos Espaços de Atendimento que estão programados para o novo ano. Não deixou também de falar da importância do cooperativismo.

E para fechar,  Jaime Basso, presidente do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, repetiu a sua confiança no mercado — que mesmo em tempo de crise — o cooperativismo foi em frente e não parou, com reflexo direto nas aberturas de novos Espaços de Atendimento em São Paulo e agora na Sede Administrativa de São Paulo, no coração financeiro da cidade. E haverá em breve novos anúncios em abertura em outros pontos da cidade. Mas mesmo antes da Assembleia de Balanço de 2018 — que deve acontecer até o final deste mês –, Basso deu com exclusividade o crescimento em 40 por cento no ano que se findou — e irrompeu aplausos da plateia. E, segundo o presidente Basso,  virão muitas novidades em 2019. “Firmamos um acordo com a ACSP – Associação Comercial de São Paulo e, neste ano, iremos inaugurar mais 15 novos espaços Sicredi nas distritais da entidade. Com certeza, esta será uma parceria muito positiva para todos os associados da ACSP e do Sicredi.”, acrescentou ele.  Em um movimento contrário ao mercado financeiro, o Sicredi segue ampliando sua rede física de atendimento e fortalecendo o relacionamento através do atendimento próximo e personalizado.

Muito planejamento e realizações === Tudo que o Sicredi faz e realiza com sucesso é planejado com muitos estudos e cautela administrativa. E sempre são realizados com pleno sucesso em retorno fundamentalmente  aos associados. Nesta trilha, a cooperativa tem 15 Espaços de Atendimento fincados em regiões de grande importância na megalópole de São Paulo,  capital da América Latina – além de 9 outros Espaços de Atendimento em uma região de forte crescimento que é o ABCD, na Grande São Paulo (Ver relação abaixo). Sem deixar para trás o seu importante começo histórico, em 1988, embaixo de uma escada na cidade de Palotina, no oeste do Paraná, que em 30 anos conta agora com cerca de 50 Espaços de Atendimento em várias cidades  daquele estado.

Expansão é contínua === Como aconteceu no ano passado — enquanto o mercado bancário estava em recessão, fechando agências e, consequentemente, diminuindo o número de colaboradores —, o Sicredi parodiando um de seus slogan, “estava economizando para os associados e crescendo no mercado”. E não por aí. E na concepção de seus Espaços de Atendimento, há preocupação única de manter, em sua maioria, a imagem padronizada em seu projeto arquitetônico e design nos espaços de atendimentos. Sempre há a impressão que o associado está em sua casa. Além do atendimento “olho no olho”, nos locais sempre haverá um jeito gentil de recepção, com local de café, espaço com poltronas para descanso ou leitura. Um espaço aberto e agradável, sadio e profissional. O associado pode até dispor da sala de reuniões para algum encontro ou até carregar seu celular, quando próximo do Espaço de Atendimento Sicredi. Neste ano de 2019, o fôlego é até maior para atingir outros estratégicos Espaços de Atendimento. Prevê-se  a inauguração de mais 24 Espaços de Atendimento só na cidade de São Paulo, abrindo oportunidades em outros bairros e regiões.

O futuro é hoje! Com a agilidade de ações e processos no mundo atual, o Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP com sua história de passado já está vivendo o futuro. E é bem provável que tenha se inspirado nesta frase de Winston Churchill, que agora também faz da história da cooperativa financeira: “ Quanto mais você olhar para trás, mais para frente você vai ver.“

Sobre o Sicredi === É uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,9 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados (*) e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  (*) Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito  ===  O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) dá respaldo aos associados ao garantir os depósitos das pessoas físicas e jurídicas integrantes do quadro social  das suas cooperativas em até R$ 250.000, por associado.  Além do FGCoop, as cooperativas filiadas ao Sicredi têm acesso ao sistema de garantia solidária do Sistema, que está alicerçado em cinco pilares: estrutura estatutária, políticas operacionais e procedimentos padronizados, governança corporativa, gestão  centralizada dos recursos e fundos garantidores.

Soluções financeiras ===  A instituição financeira cooperativa tem um relacionamento próximo com seus associados. Oferece mais de 300 produtos e serviços.   São soluções financeiras responsáveis – o produto certo na hora certa – para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Tem um portfólio completo de produtos e serviços financeiros para todos os segmentos. Entre eles estão câmbio, cartões, conta-corrente, consórcios, crédito, investimentos, pagamentos, previdência, recebimentos e seguros.

Índice de Basileia ==   O  Sicredi apresenta o Índice Basileia (IB)  em 24,03%, uma situação patrimonial bastante confortável, bem acima do estipulado pelo Banco Central que gira em torno de 9,25%. O IB estabelece uma exigência mínima de capital para as instituições financeiras, válida internacionalmente, por meio de uma análise gerencial que compara o patrimônio de referência de todas as entidades do Sistema com os riscos de suas atividades.   Criado na Suíça em 1988, pelo  Comitê de Supervisão Bancária da Basileia,  órgão ligado ao Banco de Compensações Internacionais (BIS), tem como função  promover a cooperação internacional entre os bancos centrais e agências reguladoras, visando um sistema financeiro global estável.


Números Gerais Sicredi  (fevereiro 2018):

3,7 milhões de associados
1.582 agências em 21 estados brasileiros
116 cooperativas de crédito – 5 centrais
22,8 mil colaboradores em 1.214 cidades
Mais de 300 soluções financeiras
Modelo sustentável R$ 80,3 bilhões em ativos
R$ 13,1 bilhões em patrimônio líquido
R$ 51,3 bilhões em depósitos totais
R$ 45,3 bilhões em operações de crédito total
Resultado de R$ 367,9 milhões em 2018
Ratings da Fitch e da Moody’s atribuídos ao Banco Cooperativo
Em 201 cidades é a única instituição financeira cooperativa


Espaços de Atendimento – Sicredi

  • Paulista – Av. Paulista, 923 – Bela Vista – (11) 3053-4200
  • Faria Lima –  Av. Brigadeiro Faria Lima, 3311 – Itaim Bibi – (11) 3790-5000
  • Berrini – Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 853 – Cidade Monções – (11) 3137-1300
  • Rebouças – Av. Rebouças, 2023 – Pinheiros – (11) 2930-8200
  • ACSP/Centro – Rua Boa Vista, 51 – Centro – (11) 3101-4821 / 3101-4899
  • Campo Belo – Av. Vereador Jose Diniz, 3580 – Santo Amaro – (11) 3143-0000
  • FETCOOP/Vila Maria – Rua Orlando Monteiro, 21, Térreo – V.Maria – (11) 3137.0800
  • Lapa – Rua Barão de Jundiai, 337 – Lapa – (11) 2892-2155
  • Mooca –  Av. Paes de Barros, 1845 – Mooca – (11) 2021-2147/2021-1909
  • Santana – Rua Voluntários da Pátria, 1540 – Santana – (11) 2984-2900
  • Santo Amaro – Av. Adolfo Pinheiro, 2041 – Santo Amaro – (11) 2592-6446
  • Tatuapé – Pç. Silvio Romero, 66-68 – Cidade Mãe do Céu – (11) 2890-4600
  • Vila Maria – Av. Guilherme Cotching, 985 – Vila Maria – (11) 2930-8250

ABCD

  • DIADEMA – Av. Encarnação, 530 – Piraporinha – (11) 4061-4300 / 4056-4664
  • DIADEMA – ACE DIADEMA – R. das Turmalinas, 98 –  Centro – (11) 4057-1553
  • MAUÁ – Av. Barão de Mauá, 1473 – Jardim Maringá – (11) 4547-6200
  • MAUÁ – ACIAM – Rua Guido Monteggia, 151 – Centro – (11) 4541-3089
  • RIBEIRÃO PIRES – Rua Stella Bruna Cecchi Nardelli, 48 – Centro – (11) 4822-8100
  • SANTO ANDRÉ – Av. Gilda, 120 – Vila Gilda – (11) 4422-7575
  • SÃO BERNARDO DO CAMPO – Rua Harmonia, 116 – Rudge Ramos – (11) 4366-2400
  • S.B. DO CAMPO – ACISBEC – R. do Imperador, 14 – Nova Petropolis – (11) 4122-6400
  • SÃO CAETANO DO SUL – Av. Goiás, 1685 – Santo Antonio – (11) 4223-4300

Informações:     www.sicredi.com.br

Mais fotos == Clique aqui acessar a fanpage do DiárioZonaNorte, com mais fotos da solenidade de inauguração e dos bastidores/convidados.

sicredi_institucional