Home Cultura Verdades e mentiras na era da internet manipuladas com o poder das...

Verdades e mentiras na era da internet manipuladas com o poder das fake news

Tempo de Leitura: 4 minutos

fake

da Redação DiárioZonaNorte

  • EUA e União Soviética, na época, desenvolveram campanhas de desinformação durante a Guerra Fria;
  • Orson Welles transmitiu “A Guerra dos Mundos” sobre a invasão alienígena criando pânico nos ouvintes; e
  • As eleições presidenciais dos EUA, em 2016, mostrou uma disseminação de notícias falsas na democracia.

As fake news, também conhecidas como notícias falsas, são informações ou histórias enganosas, deliberadamente inventadas ou distorcidas, que são apresentadas como fatos reais.

Elas são projetadas para enganar ou influenciar o público, muitas vezes com o objetivo de promover uma agenda política, prejudicar a reputação de alguém, gerar lucro ou simplesmente criar confusão.

As fake news podem ser disseminadas por meio de diversos canais de comunicação, como redes sociais, sites de notícias falsas, e-mails e mensagens de texto. E avançar nos meios políticos e econômicos, através da propagação em comentários.

O início antes da era digital

A história das fake news remonta a muito antes da era digital. No entanto, com o advento da internet e das redes sociais, a disseminação e o alcance dessas notícias falsas se tornaram muito mais significativos. Foram  alguns marcos históricos e casos notáveis relacionados às fake News.

Uma das últimas ações das fake-news aconteceram durante a pandemia de Covid-19 foi acompanhada por uma avalanche de desinformação e teorias da conspiração, incluindo alegações sobre a origem do vírus e curas falsas. Isso teve sérias consequências para a saúde pública e a tomada de decisões.

O que mostra o livro

No mais recente lançamento literário, intitulado “O Pai das Fake News”, o escritor e cineasta Paulo Nascimento mergulha na intricada estratégia de manipulação do renomado estrategista político, Benny T. S.

Este habilidoso estrategista é conhecido por sua notável capacidade de elevar candidatos improváveis à presidência. Em um cenário pós-eleições de Donald Trump e do Brexit, Benny T. S. aterrissa em Vera Cruz – uma cidade fictícia – com a missão de catapultar um político previamente à margem da política para o centro das atenções. E como ele pretende fazer isso? Através da distorção das informações.

O autor Paulo Nascimento,  por trás desta trama fictícia, lança luz sobre os ardilosos métodos de Benny T. S., apelidado de “o mago das campanhas políticas”, cuja maior arma é a manipulação.

fake

As notícias inverídicas

O livro revela a influência nociva das notícias falsas na internet, destacando que sua existência é, em última análise, alimentada pela participação ativa das pessoas, que muitas vezes optam por abraçar informações que correspondem às suas inclinações pessoais, mesmo cientes de sua falsidade.

A narrativa se desenrola na primeira pessoa, revelando um diário de trabalho de Benny nos meses que antecedem as eleições. Sua especialidade é a engenhosa construção da chamada “pós-verdade“, um método concebido para semear divisões na sociedade e criar um inimigo a ser combatido, em lugar de simplesmente enfrentar adversários políticos.

Através dessa estratégia, Benny não apenas desbancava seus concorrentes na corrida presidencial, mas também incutia a percepção de que o candidato sob sua tutela era a única esperança, capaz de erradicar a corrupção e restaurar uma nação supostamente “em ruínas“.

fake

Elogios ou cadeia

O veredito sobre Benny T. S. é polarizado: alguns o enaltecem como o mestre das táticas políticas, enquanto outros o acusam de ser um criminoso que deveria estar atrás das grades. No entanto, seus inegáveis resultados garantem a ele o título de “O Pai das Fake News”.

O livro com 201 páginas, publicado com o selo Lucens Editorial do pelo Grupo Citadel,  está disponível aos leitores. O autor Paulo Nascimento – que produziu “Cães da Amazônia”, no ano passado –  é um renomado contador de histórias com uma carreira abrangente que abrange cinema, televisão, literatura e streaming, com mais de dez longas-metragens e séries premiadas em seu portfólio.

Uma boa leitura para quem gosta de descobrir as artimanhas e os casos de notícias produzidas com outras intenções. Uma leitura que merece atenção do prefácio “O que pode ser verdade ou não”, de Paulo Nascimento, e das três páginas da “introdução” da autoria do personagem central Benny T.S., que dá uma visão sobre seu modo de pensar e levar suas ações adiante. E só começar nos 30 capítulos cheios de informações interessantes. Boa leitura!


Aproveite, clique aqui, e leia uma amostra do livro.


Ficha Técnica

  • Título: O Pai das Fake News
  • Subtítulo: Alguns o chamam de estrategista, outros de criminoso – quem é ele?
  • Autor: Paulo Nascimento
  • Editora: Citadel Grupo Editorial
  • Selo: Lucens Editorial
  • Páginas: 201
  • Preço sugerido: R$ 26,11
  • Onde encontrar: Amazon – clique aqui

<Com apoio de informações/fonte: LC Agência –  Misael Freitas / Dielin da Silva e Julya de Oliveira >