Home Destaque Moradores contra novo albergue no Parque Novo Mundo são chamados na Prefeitura

Moradores contra novo albergue no Parque Novo Mundo são chamados na Prefeitura

Faixa na Praça Parque Novo Mundo
Tempo de Leitura: 5 minutos

Mundo

da Redação DiárioZonaNorte

O imbróglio continua com a Prefeitura da Cidade de São Paulo na resistência dos moradores do Parque Novo Mundo, na Zona Norte, que não admitem a implantação de um novo albergue na região – definido como Centro Temporário de Acolhimento (CTA).

Depois de várias manifestações nas ruas e em frente ao prédio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS), através de seu secretário e vereador licenciado Carlos Bezerra Jr., que convocou os moradores para uma reunião nesta 5ª.feira (09/03/2023), às 14h30, no auditório da secretaria no 36º andar do prédio  na Rua Líbero Badaró, no centro da cidade. Todos acomodados em uma sala identificada como auditório –  com cadeiras em círculo,  deixando um frente ao outro.

Essa reunião com a representação de apenas 12 moradores do Parque Novo Mundo – a SMADS tinha determinado somente 5 representantes – teve início com atraso às 15h15 e durou cerca de quatro horas, terminando por volta das 19 horas. Houve a proibição de tirar fotos, usando o celular e tão pouco gravar. Junto ao Secretário Bezerra Jr. foram convocados muitos auxiliares do governo municipal, entre secretários, adjuntos, assessores do prefeito, gerentes dos albergues e até da Organização Social envolvida no processo.

Mundo
Prédio alugado para receber o novo CTA-Pq.Novo Mundo

Segundo relatos de moradores presentes à reunião, “ficou claro que a SMADS está aberta para negociar, mas do jeito deles”, mas não abrem mão da localização no prédio escolhido na Av. Serafim Gonçalves Pereira nº 119,  no Parque Novo Mundo – que já tem contrato assinado desde o final do ano passado.  O posicionamento da SMADS foi irredutível durante a reunião com seu posicionamento de manter o segundo CTA, comentam representantes do bairro da Zona Norte.

Queriam que a gente engolisse do jeito deles”, declarou outra moradora que estava no local. Os moradores sugerem o aproveitamento do prédio já alugado para ser usado  para outra finalidade como o CTA para idosos, ou seja, um tipo de creche para o pessoal da terceira idade. A mesma sugestão que aconteceu dos moradores da Vila Maria, quando da tentativa do CTA na Rua Margarinos Torres (ver matéria –  clique aqui).

Nada contra, muito pelo contrário

Ficou claro que os moradores não admitem mais um albergue na região, que já possui o CTA-14 na Avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silva nº 1399 – que fica somente a 1,5 km do prédio onde se pretende abrigar o novo albergue. E houve a sugestão para que a SMADS use o CTA-14 para um reaproveitamento melhor de acolhimento.

Ao mesmo tempo, os moradores reafirmaram que nada há contra a população em situação de rua, mas sim como são tratados no esquema de horários rígidos dos albergues,  que acolhem em períodos noturnos e depois as pessoas ficam perambulando pelas ruas, durante o dia, sem ter o que fazer.

Distância de 1,5 km entre dois CTAs no Pq. Novo Mundo

Os moradores alegam também que a implantação do novo albergue foi feito de uma maneira sigilosa. Não houve consulta e nem mesmo uma audiência pública. E, por outro lado, não houve uma transparência com a população e nem mesmo estudos de impacto social e ambiental na região. De uma hora para outra, os vizinhos acabaram descobrindo o que seria no local.  Os moradores dizem ainda que, nestes últimos dias, o prédio que estava em reforma e acertos internos, de repente viram pessoas já colocadas no local, sem inauguração oficial.

Sem acordo

A SMADS manteve o mesmo posicionamento de não abrir mão do segundo CTA do Parque Novo Mundo. O que ficou claro na reunião foi a preocupação com a resistência dos moradores em manifestações, que até movimentaram as reportagens ao vivo do Bom Dia São Paulo da Rede Globo e o Balanço Geral da Tv Record – videos reproduzidos na integra no Facebook deste jornal. Na reunião, deu a entender que até houve um pedido aos moradores para  cessar essas manifestações para que não haja repercussão com outras regiões da cidade.

Não houve nada de concreto”, segundo a opinião da maioria dos moradores que saíram da reunião, com o mesmo propósito de não parar o movimento. Já nesta 6ª.feira (10/03/2023) está marcada mais uma manifestação às 07h30 em frente ao prédio do pretendido novo albergue e depois deslocamento até a Marginal do Tietê,  com faixas e cartazes.

Mundo
Moradores fazendo manifesto na Av. Marginal/Dutra

Com reuniões recentes que aconteceram nos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) de Vila Maria e no do Parque Novo Mundo e outros meios de comunicação – chegou-se a contratar carro de som percorrendo as ruas do bairro -, os moradores não abrem mão de lutar pelos seus direitos. E buscam levar o assunto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Município (TCM).

Mundo
Morador Nilo , no prédio da Prefeitura, na entrega do abaixo-assinado 12 mil assinaturas

No dia anterior (4a.feira – 08/03/2023), representantes dos moradores estiveram no prédio da Prefeitura da Cidade de São Paulo, junto ao Viaduto do Chá, onde fizeram a entrega protocolada de cerca de 12 mil assinaturas em dois volumes de abaixo-assinado contra a instalação do novo CTA no Parque Novo Mundo.

E todos ficam na expectativa de uma solução do poder municipal que possa atender os munícipes do Parque Novo Mundo, e como comentaram alguns moradores: ´´pagamos impostos, enfrentamos problemas diários de zeladoria na região, não temos atendimentos adequados nos postos de saúde e sem hospital, além de não termos outros equipamentos, mas temos  baixa qualidade de vida´´.


Saiba mais detalhes nas reportagens do DiárioZonaNorte:

 Leia o artigo de Roberto Freire:

  • Os “albergues” da cidade e na Zona Norte devem entrar em debate sem proselitismo – (13/02/2023) –  clique aqui

Leia sobre o terreno na Av. Zaki Narchi:

  • Área ao lado do Center Norte receberá 2.210 unidades habitacionais populares – (05/01/2021)clique aqui

E as matérias sobre o caso no DiárioZonaNorte:

  •   “Albergue da Zaki Narchi irá para o Parque Novo Mundo. Vizinhos são contra” – (01/02/2023) –  clique aqui
  • Prefeitura confirma Albergue na Av Serafim Gonçalves Pereira, no Parque Novo Mundo”- (09/02/2023)clique aqui
  • Uma ação e outra reação, mas o destino do albergue no Pq. Novo Mundo é o mesmo – (13/02/2023)clique aqui
  • CONSEG Vila Maria debate o caso do novo albergue no Parque Novo Mundo(24/02/2023)– clique aqui 

Nota da Redação: O DiárioZonaNorte não recebeu convite da SMADS para cobertura jornalística e de interesse aos seus leitores. Ao mesmo tempo, consultou a Assessoria de Imprensa  se haveria cobertura da própria SMADS, com posterior envio de informações através de release e fotos, que também foi descartado. Até o fechamento desta matéria, que foi realizada com depoimentos dos moradores presentes à reunião, o jornal não recebeu nenhuma informação oficial.


d