Home Região Limpa SP celebra Semana Nacional do Meio Ambiente com evento educativo

Limpa SP celebra Semana Nacional do Meio Ambiente com evento educativo

Limpa
Gabriela Lombardo Coque, Adriana Ap. da Silva, Ana Célia Correia dos Santos Casa, Fábio Roberto da Silva e Ivanilson Pereira de Mello.
Tempo de Leitura: 2 minutos

Limpa

  • Limpa SP realizou evento no Parque da Juventude
  • Iniciativa comemorou a  Semana Nacional do Meio Ambiente

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana do mês de junho, oito locais da cidade receberam pontos de coleta de materiais recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado.

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), busca promover a conscientização ambiental na população e ampliar o descarte correto dos materiais.

Limpa

Zona Norte

Na Zona Norte de São Paulo, a Limpa SP participou da iniciativa com um evento no Parque da Juventude, entre os dias 02 e 05 de junho.

No local, em  parceria com o Instituto Triângulo, os agentes ambientais da Limpa SP receberam óleo usado em troca de barras de sabão ecológico e em parceria com a Coopermiti, coletaram resíduos eletrônicos e distribuíram pacotes com composto para adubar plantas – produzido nos pátios de compostagem da cidade.

A equipe também realizou um trabalho de educação ambiental, entre os frequentadores do Parque da Juventude.

Limpa

Destino do material

Os materiais recicláveis coletados no Parque da Juventude e  nos outros sete pontos de troca espalhados pela cidade, foram destinados prioritariamente para as cooperativas de reciclagem habilitadas na AMLURB, a fim de fomentar e contribuir com a geração de renda de 940 famílias de cooperados.

Já os resíduos eletrônicos serão encaminhados para Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia, e o óleo de cozinha usado será destinado para o Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.

Limpa

Campanha educativas nas papeleiras

As mais de 144 mil papeleiras distribuídas pelas vias da cidade começaram a receber nesta semana novos adesivos com frases educativas. Com três diferentes frases, “Lugar de lixo é aqui ” “Lugar de lixo é no lixo” e “Lixo no chão, não! ”, a campanha reforça a importância do descarte correto nas vias.

Segundo a AMLURB, diariamente são coletadas cerca de oito mil toneladas resíduos no serviço de varrição. A adesivação nos equipamentos acontecerá de maneira gradativa ao longo deste ano.

 

d