Home Bem Estar Governo de SP retira obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público

Governo de SP retira obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público

retorno
Tempo de Leitura: 3 minutos

público

  • Encaminhada pelo Comitê Científico, medida vale a partir da publicação do decreto, nesta 6a. feira
  • Comitê Científico do Governo SP avaliou estabilidade com o Covid-19
  • Há também os altos índices na  procura por vacinações
  • A Prefeitura da Cidade de São Paulo, às 16h43 de 5a.feira (02/03/2023), também aboliu o uso de máscaras nos ônibus da capital.

O Governo de São Paulo, após reunião do Comitê Científico, decidiu pela retirada da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público em todo o Estado. A medida prevê que o uso passe a ser recomendado, principalmente para públicos de risco específicos e passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, que deve ocorrer nesta 6a.feira (03/03/2023).

A decisão está em consonância com a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em desobrigar o uso do item em portos e aeroportos do País, anunciada nesta semana.

O uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o Estado, seja ele público, privado ou filantrópico. Além disso, segue sendo especialmente importante o seu uso em transporte público por:

  • Pessoas com mais de 65 anos de idade;
  • Pessoas com alguma imunodeficiência;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com sintomas respiratórios.

público

O Comitê Científico, assim como a Secretaria de Estado da Saúde, vem monitorando a evolução da pandemia diariamente com base nos indicadores de casos e internações, inclusive, considerando o impacto causado pelas festas de carnaval que, até o momento, não sugerem aumento significativo e que coloquem em risco o sistema de saúde público do Estado.

“Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, completou o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva.

Além dos índices de casos e internações, destaca-se também os altos índices de vacinação do Estado de São Paulo. Até esta 5a. feira (02/03/2023), foram aplicadas mais de 129,5 milhões de doses e 90,7% da população acima de 6 meses de idade estão com esquema vacinal completo.

Ônibus da capital de SP

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório nos ônibus da capital paulista. A medida segue decisão do Governo do Estado de São Paulo; uso segue recomendado a grupos específicos

A Prefeitura de São Paulo, seguindo a decisão do Governo do Estado, retira a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público, como ônibus e metrô. A medida, que recomenda a utilização para grupos de risco específicos, passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, prevista para ocorrer nesta 6a. feira (3).

A recomendação é que pessoas com mais de 65 anos de idade, imunossuprimidas, com comorbidades e aquelas que apresentarem sintomas respiratórios continuem utilizando máscara de proteção cobrindo nariz e boca. O uso segue obrigatório em unidades de saúde públicas, filantrópicas e privadas.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua monitorando, diariamente, o cenário epidemiológico da Covid-19 na capital, por meio das notificações de casos e internações. A pasta ressalta também a alta cobertura vacinal contra a doença na cidade, com mais de 37 milhões de doses aplicadas, além do início recente da aplicação da Pfizer bivalente em grupos específicos.


<<Com apoio de informações/fonte: SECOM – Imprensa Governo de SP  e SECOM -Prefeitura da Cidade de São Paulo>>

d