Home Cotidiano Documentos no Perdidos&Achados aguardam retirada nos Correios

Documentos no Perdidos&Achados aguardam retirada nos Correios

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

  • Em 2022, foram 125 mil objetos peridod entregue nas agências;
  • Busca pode ser feita pelo site dos Correios no prazo de 60 dias;
  • Os Correios do Brasil existem há 360 anos, desde 25 de janeiro de 1663; e
  • Perdidos&Achados, já que primeiro perde o documento e depois é achado.

Com as festas de fim de ano e até no período de Carnaval, é muito comum a perda de documentos pessoais. Para ajudar o cidadão a recuperá-los, os Correios oferecem o serviço Perdidos&Achados, disponível nas principais agências de todas as localidades do país.

Dentro da lei, o Código Civil trata da descoberta nos artigos 1.233 a 1.237 e o Código de Processo Civil, nos artigos 1.170 a 1.176. Ao encontrar objeto alheio perdido e não conhecendo o proprietário, ´´ deve-se entrega-lo à autoridade judiciária ou policial competente no prazo de 15 (quinze) dias´´.

Instituído há mais de 30 anos, o serviço tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em todo o Brasil, mais de 19 mil documentos estão disponibilizados para retirada. No entanto, apenas 1,7% deles são procurados e devolvidos aos proprietários.  demais são enviados de retorno ao órgão emissor. Somente em 2022, os Correios receberam em suas agências mais de 125 mil objetos perdidos.

Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país. Uma vez recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias.

No site dos Correios ( clique aqui  ), é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro  documento que comprove sua titularidade e pagar o valor de R$ 6,95 pelo serviço.

Os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o objeto perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o mesmo seja enviado à agência mais próxima. Já os que não são procurados pelos respectivos titulares, são devolvidos aos órgãos emissores.

Multisserviços

O serviço Perdidos&Achados é mais uma conveniência disponível nas agências dos Correios. A estatal já presta vários serviços à população, como emissão de CPF, certificado digital, consulta SERASA, regularização financeira e fiscal, recebimento de Contas e Doações, Remessa de Valores por meio do Vale Postal, e Perdidos&Achados (documentos).

Por meio do Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, com o benefício da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.

Endereços e horários de atendimento das agências estão disponíveis no site  ( clique aqui )  ou no app Correios. Outra opção é realizar a consulta pela Central de Atendimento dos Correios nos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas), 0800 725 7282 (Demais localidades) ou 0800 725 0898 (Para pessoas com deficiência auditiva).

Recomenda-se que ao identificar documentos perdidos, a pessoa deve se dirigir com urgência, à delegacia de polícia mais próxima e abrir um BO (Boletim de Ocorrência) relatando o ocorrido. Caso queira, a pessoa pode fazer o BO Eletrônico da Policia Civil na internet – clique aqui.

Se o documento for perdido e tiver certeza do local ou meio utilizado, como Metrô, ônibus e trens, procurar nos serviços de  Perdidos & Achados destes meios de transportes.


Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, é uma empresaa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no país.  Mas não se limita a apenas essa atividade: executa a distribuição de encomendas em todo o território nacional, bem com presta outros serviços de apoio ao governo – em todas as esferas – e de apoio à população, como distribuição de vacinas e remédios, livros didáticos para escolas, serviços bancários, entrega das provas do ENEM, dentre outros serviços sociais.


<<Com apoio de informações/fonte:  Assessoria de Imprensa  /   Correios – SP >>

d