Home Cotidiano CET amplia com a Waze medição do trânsito para todos os 20...

CET amplia com a Waze medição do trânsito para todos os 20 mil kms de vias na cidade

Tempo de Leitura: 3 minutos

  • A CET tem a parceria com o aplicativo de mobilidade Waze desde 2016;
  • Informações diárias do trânsito passam dos 868 kms para 20 mil kms de vias

O trânsito da cidade de São Paulo é muito complicado, ainda mais com a quantidade diária de novos veículos. Hoje todo mundo tem acesso a um veículo, em muitas familias. E o aplicativo de mobilidade Waze ajuda nos desvios dos pontos congestionados, além de auxiliar na localização dos endereços de destino. Lá se foi o tempo dos volumosos Guias Mapograf, que se perdia um grande tempo no folhear das páginas e os mapas impressos.

Atrás do aplicativo de mobilidade, que muita auxilia no painel do veículo ou no celular, tem o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que agora passa a divulgar, por meio de parceria com o Waze, informações de trânsito de todos os 20 mil quilômetros de vias existentes na cidade. A população poderá ter acesso às informações de lentidão referentes a todas as ruas e avenidas da cidade.

A CET investe e melhora a qualidade com mais precisão e serviço ao público. A empresa deixa de trabalhar a divulgação de indicadores de congestionamento baseados em um recorte das principais vias e corredores para apresentar os números absolutos de lentidão identificados em todas as ruas e avenidas da capital.

Atualmente, a CET trabalha com a divulgação de dois indicadores de trânsito. O primeiro, chamado Monitrans, é feito desde a década de 80 mediante a observação das rotas operacionais, dos postos avançados de campo, viaturas, agentes e câmeras de monitoramento.

Já o segundo informativo, conhecido como Lentidão CET-Waze, foi adotado pela CET em meados de 2020, quando a empresa passou a utilizar o acesso ao banco de dados do aplicativo de mobilidade, graças à parceria estabelecida em 2016.

Ambos os indicadores são resultados de análises feitas sobre a situação do trânsito nos principais corredores e vias da cidade, perfazendo um total de 868 km de ruas e avenidas.

Os índices apresentados até hoje não poderão ser comparados com os números de lentidão que passarão a ser divulgados pelos canais oficiais da CET,  a partir desta nova fase de monitoramento.

O inicio do monitoramento

A medição da lentidão do trânsito de São Paulo pela CET teve início na década de 1980. Desde então, o indicador (Monitrans) vem sendo utilizado não somente como parte das avaliações de desempenho e do planejamento da mobilidade para a cidade mas também como forma de comunicar a toda a população a situação do trânsito na capital.

Há décadas, a população paulistana pode se antecipar às condições do trânsito para planejar melhor suas viagens. A imprensa utiliza amplamente os indicadores divulgados pela CET desde os anos 1990 como forma de informar e prestar serviço.

As metodologias utilizadas para captação das lentidões nos principais corredores da cidade foram se desenvolvendo e consolidando ao longo do tempo, acompanhando as transformações da cidade e o surgimento de novas tecnologias. Os critérios e os recursos empregados para a obtenção dessas informações foram aprimorados.

Parceria entre CET e Waze 

Em julho de 2016, a CET assinou com o Waze um Termo de Cooperação Técnica para Licença Cruzada de Conteúdo, por meio do programa Waze for Cities. Com a parceria, o Waze passou a monitorar todas as ruas da cidade e fornecer à CET acesso da Companhia ao portal Traffic View e ao banco de dados gerado a partir da utilização dos usuários. Em contrapartida, a CET fornece ao aplicativo as informações sobre eventos e bloqueios programados e significativos em tempo real.

A CET vem aprimorando a utilização das informações disponibilizadas pelo Waze. A primeira aplicação prática foi a possibilidade de interagir em tempo real no aplicativo para disponibilizar aos usuários informações sobre os bloqueios e desvios nas vias durante grandes eventos, como o Carnaval de rua.

Agora, as informações de lentidão serão divulgadas considerando a extração de dados referentes aos 20 mil km de vias existentes na cidade. Os dados de Lentidão CET-Waze  serão disponibilizados de 2a. a 6a.feira, exceto feriados e emendas de feriados, das 6 às 20 horas. A informação estará acessível na home do site da CET: www.cetsp.com.br.


                  <<Com apoio de informações/fonte: Imprensa da CET >>


d