Tempo de Leitura: 4 minutos

.

Há 30 anos, na pitoresca cidade de Visconde de Mauá, nascia o Gosto com Gosto, um ícone da culinária comandado pela talentosa Chef Mônica Rangel. Esta jornada não é apenas uma celebração da gastronomia brasileira, mas também uma homenagem ao compromisso com a autenticidade, o respeito à terra e técnicas ancestrais. Reverência que pode ser exaltada pela história, e coroada pelo cativo e constante público.

No dia 27/01/2024, do 12h às 18h, será a comemoração com muito gosto no restaurante. Para a ocasião a chef Mônica, junto ao seu filho Dalton Rangel, criou o prato “Cupim Mãe e Filho”– R$95,00. Os participantes que degustarem essa refeição levarão um belo prato de cerâmica da Boa Lembrança para a casa.

Queremos que os clientes se sintam parte dessa história e levem um pouco dela para seus lares! ” – afirma a chef Mônica Rangel.

Gosto
Chef Mônica Rangel
30 Anos tem História e muito fazer

Ao longo de seus 30 anos à frente dos fogões do Gosto com Gosto, Mônica Rangel conquistou não apenas o paladar dos clientes, mas também o reconhecimento de importantes guias gastronômicos, sendo considerada, por muitos anos, o Melhor Restaurante Mineiro do Brasil.

O restaurante foi o berço do renomado Festival do Pinhão de Visconde de Mauá, elevando a região ao circuito turístico gastronômico.

Desde o início, Mônica adotou práticas sustentáveis, introduzindo a compostagem de forma genuína e tradição ancestral. As sobras de alimentos do restaurante nutrem a horta que fornece verduras frescas. Valorizar e cuidar desse ciclo demonstra um profundo respeito pela natureza.

Todo esse olhar para a gastronomia cativou a vinda de outros profissionais, mesmo com a localização no interior do Rio de Janeiro, o restaurante alcançou visibilidade. Logo nos primeiros anos do Gosto com Gosto, a chef Mônica Rangel recebeu as jornalistas Danúsia Bárbara e Andreia Degmont.

Ela conta que elas ficaram encantadas com as opções de feijões do restaurante, a chef Mônica tinha até 15 tipos de grãos disponíveis e todo dia cozinhava dois tipos diferentes para as pessoas experimentarem.

Um tempo depois, o chef Danio Braga a convidou para fazer parte da Boa Lembrança. Também a Ana Maria Braga passou por lá para divulgar o restaurante no programa da Globo “Mais Você” e depois Mônica foi algumas vezes cozinhar com ela na televisão.

A Chef Mônica Rangel reconhece a relevância desses profissionais para a divulgação da gastronomia do interior. Outro profissional importante foi o apresentador Rodrigo Hilbert, que visitou o restaurante em 2018 e reverenciou muito o trabalho artesanal e a horta da chef.

Embaixadora da Gastronomia Brasileira

Além de suas contribuições locais, Mônica Rangel é uma embaixadora incansável da gastronomia brasileira fora do país. Viajando pelo Brasil e pelo mundo, ela participa de eventos, palestras e demonstrações culinárias, promovendo a cultura gastronômica do Brasil. Sua presença em eventos internacionais, como o Madrid Fusion na Espanha e a Festa de San Juanina em Portugal, destaca a influência global.

Mônica também colocou o Gosto com Gosto em maior evidência desempenhando papel ativo nessa promoção da gastronomia brasileira em eventos de cruzeiros, como o Cruzeiro Gourmet em parceria com a Costa e o Royal Gourmet em parceria com a Royal Caribbean.

Sua atuação como consultora do SEBRAE e suas palestras em eventos como o TEDx Campos e o Mesa Tendências em São Paulo levaram um pouco do trabalho no Restaurante para público do segmento da hospitalidade, destacando a dedicação da profissional e do Restaurante ao desenvolvimento da gastronomia e empreendedorismo.

gosto
Chef Mônica Rangel e equipe do Gosto com Gosto
Movimento Brasil à Mesa

Na História do Gosto com Gosto, muitos momentos foram marcantes. Em 2012, Mônica fundou o “MOVIMENTO BRASIL À MESA“, visando valorizar a gastronomia brasileira. Essa iniciativa resultou em parcerias importantes, como o Acordo de Cooperação Técnica com a EMBRATUR e a realização do evento Goal to Brazil, levando a gastronomia brasileira a 14 países. Na ocasião o Gosto com Gosto foi cenário e palco de lideranças que movimentam a Gastronomia do Brasil ao mundo.

Essa dedicação de Mônica Rangel com a divulgação da culinária brasileira também se reflete em seus livros, sendo o “Interpretações do Gosto” premiado no World Cookbook Awards 2014. Além disso, sua participação como jurada no programa Cozinheiros em Ação da GNT e sua presença em eventos como o DESAFIO 2050 Fórum Inovação reforçam sua importância no cenário da Gastronomia.

Que venham mais décadas de sabores maravilhosos e inspiração com a Chef Mônica Rangel e o Gosto com Gosto. Parabéns pela trajetória incrível!

Serviço

<com apoio de informações: Anagrama Comunicações & Eventos – Reila Criscia e Ariscia Yaari>

d