Tempo de Leitura: 6 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte
  • Mostra Caminho da Anta no Consulado Geral de Portugal em São Paulo vai até           13/01/24
  • Para encerrar o programa a sugestão é jantar na Tasca da Esquina São Paulo

Até o dia 13 de janeiro de 2024 fica em cartaz na Sala Fernando Pessoa, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, a exposição “Caminho da Anta”. A mostra promove o encontro dos artistas visuais Dalila Gonçalves (Portugal) e  Thiago Martins de Melo (Brasil). A curadoria é de Anderson Oliveira e Beatriz Christal.

Portugal
Escultura Homem Onça em bronze de Thiago Martins de Melo

Por meio de expressões poéticas distintas, os dois artistas se unem, compondo uma constelação narrativa curatorial em torno da escuta do mito “Caminho da Anta” do povo Aikewára, habitantes da Terra Sororó, que vivem na Amazônia brasileira no sudeste do Pará.

Portugal
Entre os rins da América de Thiago Martins de Melo
A necessidade da escuta

A obra de Dalila Gonçalves e Thiago Martins de Melo tem em comum o convite para a escuta da natureza.

Em “Caminho da Anta” o público brasileiro será apresentado pela primeira vez aos belíssimos trabalhos em gravura do maranhense  Thiago Martins de Melo.

Portugal
Tempo e Sol de Luzia de Thiago Martins de Melo

Melo é um contador de histórias…. Artista visual e mestre em Psicologia, trabalha com pintura, escultura, instalação e animação em stop motion. Vive e trabalha entre São Luís, São Paulo (Brasil) e Guadalajara (México).

A obra “Colunas de ar” da portuguesa Dalila Gonçalves, primeiramente apresentada no período de pandemia em Portugal, foi adaptada ao espaço consular.  A instalação consiste em 600 apitos de cerâmica em forma de animais suspensos por fios – colhidos nos cinco continentes.

Portugal
Detalhe da obra Colunas de Ar de Dalila Gonçalves

Estes apitos se hoje são delicadas esculturas, já foram utilizados historicamente pela humanidade, em diversos lugares do planeta  para caçar, em rituais religiosos ou como forma de afastar inimigos.

Portugal
Detalhe da obra Colunas de Ar de Dalila Gonçalves

A instalação impacta, já que onde quer que você olhe, as estatuetas estão lá… mudas, observando o visitante, em uma espécie de confronto visual e físico – já que é impossível andar pelas “colunas de ar” sem esbarrar nas peças.

Detalhe da obra Colunas de Ar de Dalila Gonçalves

Da janela, o visitante pode observar ainda o jardim do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com projeto do paisagista Burle Marx.

Portugal
Detalhe da obra Colunas de Ar de Dalila Gonçalves

A mostra O Caminho da Anta é uma realização do Consulado Geral de Portugal em São Paulo com patrocínio da CSN, EDP e co-patrocínio de Lima-Galeria, MDS, Millan, Projeto Fidalga e apoio de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, Cisa Trading, Gallo, TAP Portugal e Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel.

O mais português de São Paulo

Alma alimentada com a arte, agora é a vez do corpo. Para encerrar o dia nada mais convidativo do que jantar na embaixada gastronômica de Portugal na cidade – a  Tasca da Esquina – o mais português de São Paulo.

A casa é uma empreitada do chef português Vítor Sobral e do empresário brasileiro Edrey Momo e recentemente completou 12 anos. 

Tasca da Esquina tanto cá quanto lá, em Lisboa (seu lugar de origem), oferece um menu único onde pratos tradicionais portugueses –  elaborados com técnica impecável e valorização dos ingredientes portugueses e brasileiros e  atenção aos mínimos detalhes -, brilham.

Da esquerda para a direita: Chef Vitor Sobral, o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Souza e Edrey Momo, durante visita da delegação lusa ao Tasca da Esquina em São Paulo.
Cozinha de autor

A cozinha de autor coesa e de alta qualidade da Tasca da Esquina é um sucesso de público e de crítica, sempre acompanhada pelo chef Vitor Sobral – um frequentador assíduo da ponte aérea Lisboa/São Paulo/Lisboa – tendo os pratos executados pelo chef Renan Lorencetti, líder da “equipa” (em português lusitano) da cozinha.

Dupla de Bacalhaus

Sem dizer que o ambiente é lindo… Louças brancas da Vista Alegre, talheres e copos de design português, cozinha aberta para o salão, parede repleta de tijolos aparentes, onde uma horta de ervas e pimentas faz as vezes de jardim vertical. Confortáveis mesas de madeira sem toalhas  e cadeiras da cor verde oliva.

Crocantes lulas salteadas com lâminas de palmito fresco

Desde 2011, a Tasca da Esquina amealhou vários prémios. Foi eleito por sete vezes pela “Comer & Beber” – publicação da Revista Veja como o Melhor Restaurante Português no Brasil, além de prêmios semelhantes concedidos pelo jornal Folha de São Paulo, Revista Prazeres da Mesa e Revista Gula.

Queijo de Ovelha
Cozinha portuguesa não-óbvia

Esqueça aquela comida dita “portuguesa” servida em alguns restaurantes no Brasil, caríssima, pesada e mal executada, onde a mesmice reina.  Não se compara em nada com o que é servido na Tasca da Esquina, onde come-se muito bem por um preço justo.

Bacalhau Panado

Ali, o cliente encontrará uma cozinha portuguesa não-óbvia que vai muito além do bacalhau – que também está presente no cardápio em seis versões.  O mais complicado, no nosso ponto de vista, é escolher o que comer entre as várias opções de terra e mar, fazendo com que você tenha que voltar lá, várias e várias vezes…

Bife da Casa
Serviço:
Consulado Geral de Portugal em São Paulo

“O Caminho da Anta”
Dalila Gonçalves e Thiago Martins de Melo                                                                  Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo
Entrada gratuita – até 13/01/24, segunda a sábado das 10h às 18h                Estacionamento no local –  R$ 30,00

Instagram: @consuladoportugalsp

Tasca da Esquina

Alameda Itu, 225 –  Jardins                                                                                  Telefone: 11 3141.1149                                                                                             2ª à 6ª feiras: 12h – 15h e 19h – 23h                                                              Sábados: 12h – 17h e  19h – 23h                                                                Domingos: 12h – 17h

Instagram @tascadaesquinasp