Home Economia Feira de Flores e Plantas reúne 45 produtores, todos os sábados, em...

Feira de Flores e Plantas reúne 45 produtores, todos os sábados, em Atibaia

flores
Tempo de Leitura: 3 minutos
 flores

  • A feira oferece grande variedade de produtos cultivados no município, recém colhidos, e com preços atrativos no mercado
  • Atibaia tem uma excelente infraestrutura turística e bons serviços     

Flores e plantas direto do produtor! Este é um dos objetivos da Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural, em Atibaia (SP),  que acontece todos os sábados, na Praça Santa Helena (próximo ao Atacadão), das 10h às 17h. O local se transforma aos finais de semana em uma grande e colorida feira das mais belas e variadas flores e plantas cultivadas por 45 produtores rurais de Atibaia.

Os produtos expostos vão desde flores de corte, vasos, arranjos, suculentas e as famosas orquídeas de Atibaia. Os temperos em vasos também são uma opção para os adeptos da boa culinária e, entre as vantagens oferecidas, está a comercialização feita pelo próprio produtor, o que possibilita produtos frescos com o melhor valor ao consumidor.

A feira foi retomada seguindo as regras sanitárias vigentes em referência à pandemia, para a proteção dos envolvidos, como uso obrigatório de máscara para qualquer pessoa no local e feirante; álcool em gel disponibilizado nas barracas e distanciamento social em todo espaço da feira.

A realização da feira é da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia (Pró-Flor), com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura.

Um belo passeio

Atibaia é logo ali! Não muito longe da Zona Norte da cidade de São Paulo. Uma viagem tranquila pela Rodovia Fernão Dias, em uma hora com 60 quilômetros. Uma cidade acolhedora, com muito atrativos para crianças, jovens, adultos e crianças — até para os pets.

Olha aí a oportunidade de um belo passeio de final de semana, ou nos feriados, ou ainda um bate-e-volta no sábado pela manhã, com uma visita na Feira de Flores e Plantas. Um belo almoço e passeios, com retorno à tarde.

Saiba mais sobre o turismo, atrativos, hoteis, restaurantes e outros serviços de Atibaia — clique aqui

A produção em Atibaia

A produção de flores em Atibaia contribui sobremaneira para o PIB municipal. Dados da Secretaria de Agriculturaindicam que o faturamento nacional com a produção de flores é de cerca de 1,2 bilhão de dólares. Considerando que Atibaia é responsável por 25% das flores produzidas no Brasil (volume de produção), pode-se estimar que o faturamento do município com a produção seja de aproximadamente 240 milhões de dólares.

Atualmente o município conta com uma área de aproximadamente 500 hectares para a produção de flores por ano. Levando-se em conta que no Brasil a área total é de 4.500 hectares e no Estado de São Paulo a área é de cerca de 1.200 hectares, Atibaia é responsável por cerca de 11% da área total do Brasil e cerca de 38% da área total do Estado de São Paulo. São aproximadamente 600 produtores de flores na cidade, também um porcentual de 11% em relação ao país (são 3.600 produtores no Brasil).

Mas por que Atibaia tornou-se grande produtora de flores? Algumas razões estão relacionadas ao clima e ao tipo de solo. O clima subtropical da cidade favorece o cultivo de flores. A localização é outro fator que contribui, já que sua posição geográfica, ao lado de grandes rodovias como a Fernão Dias e a Dom Pedro I, favorece o escoamento de toda a produção direto aos grandes centros consumidores e de distribuição.

Outro fator inegável é a influência da colônia japonesa na produção de flores em Atibaia. Hoje a produção acontece em propriedades cujos donos são de diversas nacionalidades e descendências, mas quando foi iniciado o cultivo na cidade, as famílias japonesas predominavam. Foram essas famílias que trouxeram também técnicas que permitiram o avanço na produção. <<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atibaia >>