Home Destaque Empréstimo pessoal com taxas de juros em situação estável em abril, com...

Empréstimo pessoal com taxas de juros em situação estável em abril, com ligeira queda

Tempo de Leitura: 4 minutos

empréstimo

  • Levantamento do Procon-SP identificou ligeira queda de – 0,01% na média

Levantamento mensal do Procon-SP realizado com os principais bancos comerciais do país, constatou que a taxa média de juros para empréstimo pessoal foi de 7,86% ao mês, uma redução de 0,01 p.p. em relação ao mês anterior, que era de 7,87% ao mês, o que caracteriza estabilidade.

Nesta modalidade, dois bancos apresentaram redução em suas taxas: o Bradesco reduziu sua taxa de 9,23% a.m. para 9,17% a.m., o que significa uma redução de 0,06 p.p.; o Itaú reduziu sua taxa de 9,53% a.m. para 9,49% a.m., significando uma redução de 0,04 p.p. . Os demais bancos mantiveram suas taxas inalteradas.

empréstimoO cheque especial permanece sem alterações desde fevereiro de 2021, com uma taxa média de juros de 7,96% ao mês em todos os bancos pesquisados.

Os dados foram coletados em 3 de abril nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Análise

Apesar da estabilidade, os especialistas do Procon-SP alertam que os juros continuam ainda muito elevados. O consumidor deve ficar atento e não ceder aos impulsos, principalmente diante das facilidades oferecidas pelos bancos, como créditos pré-aprovados e aumentos do limite de Cheque Especial.

empréstimo


Confira o relatório do Núcleo de Pesquisas do Procon-SP — na íntegra:

Pesquisa de Taxas de Juros – Pessoa Física
  • Empréstimo pessoal e cheque especial – abril/2024

A pesquisa de taxas de juros foi efetuada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP e envolveu as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Foram coletadas taxas vigentes em 03/04/2024.

Os dados coletados se referem às taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de trinta dias e, para o empréstimo pessoal o prazo do contrato é de doze meses.

Empréstimo Pessoal:

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,86% ao mês, apresentando uma redução de 0,01 p.p em relação ao mês anterior.

O Bradesco reduziu sua taxa de 9,23% a.m. para 9,17% a.m., o que significa uma redução de 0,06 p.p, representando uma variação negativa de 0,65%.

O Itaú reduziu sua taxa de 9,53% a.m. para 9,49% a.m., o que significa uma redução de 0,04 p.p, representando uma variação negativa de 0,42%.

Os demais bancos mantiveram suas taxas.

empréstimo

Cheque Especial

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% ao mês. Não houve alteração das taxas praticadas pelas instituições. Desde fevereiro/21 a taxa média de cheque especial permanece a mesma.

Importante ressaltar que, o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.

O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na última reunião reduzir, a partir de 21/03/24, a taxa Selic para 10,75% a.a. A próxima reunião está prevista para ocorrer nos dias 07 e 08 de maio de 2024.

Os juros continuam ainda muito elevados. O consumidor deve ficar atento e não ceder aos impulsos, principalmente diante das facilidades oferecidas pelos bancos, como créditos pré-aprovados e aumentos do limite de Cheque Especial.

 


Desde 1976 em São Paulo, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (ou Fundação Procon) está presente em todos os estados brasileiros, com personalidade jurídica de direito público. É uma entidade vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, cujo objetivo é elaborar e executar a política estadual de proteção e defesa do consumidor.   Qualquer cidadão que tiver seus direitos violados referente a relações consumeristas, deve procurar o instituto, ou seja, quando houver divergências entre o fornecedor (quem fornece produtos/serviços) e o consumidor (quem adquire produtos/serviços) que infrinjam o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor ( CDC ).    Mais informações: clique aqui. 


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa e  Núcleo de Pesquisas – EPDC – Procon-SP >>