Home Bem Estar Os males do som alto nos fones de ouvidos que atingem crianças...

Os males do som alto nos fones de ouvidos que atingem crianças e adolescentes

Tempo de Leitura: 3 minutos

males

  • Os fones de ouvidos podem causar malefícios em situações abusivas;
  • O uso constante e som alto podem desenvolver a lesão auditiva; e
  • A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que pelo menos 800 milhões de pessoas no mundo sofrem alguma perda auditiva.

O Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) lançou a campanha “Proteção da Audição em Crianças e Adolescentes”. O alerta é que a perda auditiva não é visível, portanto, se a criança ou adolescente usa fones de ouvido frequentemente é preciso consultar o médico otorrinopediatra e realizar audiometrias regularmente.

Segundo o presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da SPSP, Manoel de Nóbrega, o indivíduo que escuta música com fones de ouvido a 100 dB por 15 minutos pode estar exposto ao mesmo nível de intensidade sonora de trabalhadores industriais expostos a 85 dB em um dia de jornada de trabalho de 8 horas.

“Cerca de 22% dos adolescentes que usam fones de ouvido 80 minutos ou mais por dia podem desenvolver perda auditiva após 5 anos. Além disso, cerca de 40% dos jovens estão expostos a níveis sonoros potencialmente prejudiciais em ambientes recreativos, como discotecas, bares, academias, ginásios, aulas de dança, entre outros”, aponta o especialistas.

males

De acordo com o médico, 50% dos adolescentes e adultos jovens (12 e os 35 anos) em países de médio e alto desenvolvimento ouvem níveis de som perigosos através de dispositivos de áudio pessoais e cerca de 40% estão expostos a níveis sonoros potencialmente prejudiciais em discotecas,  bares, academias, ginásios etc.

“Existe uma preocupação crescente com a exposição a sons altos em ambientes recreativos: discotecas, pubs, bares, cinemas, concertos, eventos desportivos e até aulas de fitness”, observa Nóbrega.

males

Conheça abaixo os efeitos do som alto e ruído na audição:

  • A exposição a sons altos por qualquer período de tempo causa fadiga nas células sensoriais do ouvido.
  • O resultado é Perda Auditiva (PA) temporária ou zumbido.
  • A audição melhora à medida que as células sensoriais se recuperam.
  • Quando a exposição é particularmente forte, regular ou prolongada, pode causar danos permanentes às células sensoriais e outras estruturas, resultando em PA irreversível.
  • O risco de PA depende do nível (volume), duração (período de tempo) e frequência de exposição a sons altos e predisposição individual.

Os dados são alarmantes por isso a campanha objetiva conscientizar a todos sobre os riscos relacionados ao uso de fones de ouvidos. O volume do fone de ouvido pode ser lesivo e causar danos irreversíveis.

Fique atento ao volume do seu fone, senão seu próximo equipamento pode ser o aparelho auditivo.

Fique atento!

 


<< Com apoio de informações/fonte: Vérité Comunicação – Flávia Lo Bello e Luciana Rodriguez >>