Tempo de Leitura: 3 minutos

O livro Caminho das Pedras aborda aspectos culturais do grupo paulistano Refinaria Teatral que tem sua sede na Vila Aurora, Zona Norte. O coletivo que completa 12 anos de atividades ininterruptas registra parte da primeira década de sua trajetória.  O livro será distribuído gratuitamente para quem pedir pelo site ou por email, mas com agendamento para retirada dia/horário no endereço do Teatro.

Daniel Alves Brasil, diretor do grupo e autor do livro diz que Caminho das Pedras narra, de forma pedagógica e divertida, algumas histórias vividas pelo coletivo que acabaram formando as características do grupo, caminhos que os processos levaram para novas descobertas, alguns conceitos, o método de trabalho, de treinamento do grupo, o Teatro Budô, fotos e outros assuntos. É a abertura de uma parte íntima do trabalho.


Por onde vai o Caminho das Pedras
Daniel Alves Brasil

O livro, com 260 páginas, está sendo lançado pela Editora Lux. A publicação faz parte do projeto “Teatro, uma pátria habitável”. Logo na abertura, o autor Daniel Alves Brasil lembra: ” Esse livro surgiu a partir da necessidade de registrar memórias, histórias, práticas, reflexões, análises e outros assuntos relacionados ao teatro em torno do trabalho do grupo Refinaria Teatral, que entendemos ser interessante compartilhar demonstrando seu processo formativo e cultural. Portanto, não há a pretensão de dizer como se deve fazer ou sua melhor forma, tampouco afirmar um único caminho para se fazer teatro. Os escritos deste livro pretendem trazer reflexões partindo das experiências no modo do fazer teatral desse coletivo, alguns pensamentos que partiram da nossa prática e vivência, um processo que se permanece vivo. Ou seja, abrir uma parte interna do nosso grupo, uma intimidade.”

Um número reduzido de exemplares do livro será enviado gratuitamente para quem enviar email ou fizer o cadastro. Depois será vendido por R$ 34,50 nas principais lojas virtuais. Para adquirir uma cópia gratuita do livro basta enviar um e-mail para [email protected] com o título “Solicitação livro “Caminho das pedras” –, mas com agendamento de dia/horário para RETIRADA NO ENDEREÇO DO TEATRO.

Sobre o grupo Refinaria Teatral

O grupo surge em meados de 2007 como um núcleo de investigação prático para encontrar elementos técnicos que gerem domínio corporal e presença de cena do ator, esse processo se inicia com os dois fundadores, Ana Szcypula e Daniel Alves Brasil. Em 2008 outros artistas interessados na proposta se unem aos fundadores. Em 2009 esse grupo é batizado de Refinaria Teatral, nome que representa o ponto central das atividades, o ato de refinar o trabalho autoral com foco na produção de forças energéticas, sua expansão, relação magnética e criação de personagens arquétipos. Em 2010, o grupo estreia sua primeira obra, a peça “Espelho” e a partir daí inicia uma série de intercâmbios com grupos internacionais e nacionais. Ao longo dos anos criou outras obras e participou de distintas mostras, conferencias e debates. Tem um trabalho sólido na formação de público e configurou um estilo único denominado Teatro Budô. O grupo crê no ato praticante e segue em constante processo de desenvolvimento.

Atualmente realiza uma investigação denominada “Encontro com o teatro de Pyndorama” que objetiva a pesquisa sobre a corporeidade nativa em situação de trabalho cênico, seus ritos, danças, treinamentos e outros elementos da teatralidade nativa dos povos brasileiros.


Ficha técnica

Caminho das Pedras

  • Autor: Daniel Alves Brasil
  • Editora:  Lux
  • Exemplar grátis[email protected]
  • Retirada do livro: agendamento no endereço do Teatro
  • Preço sugerido: R$ 34,50


<< Com apoio de informações/fonte: Miriam Bemelmans Assessoria de Imprensa >>