20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024
Home Bem Estar Cidade oferece tratamento multiprofissional para pessoas com a doença de Alzheimer

Cidade oferece tratamento multiprofissional para pessoas com a doença de Alzheimer

alzheimer
Tempo de Leitura: 2 minutos

alzheimer

  • O paciente deve buscar uma Unidade Básica de Saúde para saber o diagnóstico.
  • Tratamento também pode ser feito nas Unidades de Referência em Saúde do Idoso

Muito confundida com um natural envelhecimento cerebral, essa enfermidade tem como principal sintoma a perda de memória, que ocorre repetidamente e compromete o dia a dia da pessoa de alguma forma. Além disso, as alterações comportamentais também são comuns, como agitação e agressividade.

Diagnóstico

Além de uma avaliação neuropsicológica, para diagnosticar o Alzheimer são realizados exames de sangue e de imagem como tomografia ou ressonância magnética, para que seja feita a exclusão de possíveis outras doenças com sintomas similares.

Quanto antes for dado o diagnóstico, melhor o resultado do tratamento. Embora não tenha cura, a doença pode ser tratada no Sistema Único de Saúde (SUS)da cidade de São Paulo, tendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) como porta de entrada.

Tratamento

Casos de demência, como Alzheimer, são considerados fatores de fragilidade funcional. Portanto, a partir do encaminhamento feito pela UBS, o paciente receberá a indicação para acompanhamento com psiquiatra, geriatra ou neurologista.

A capital paulista também disponibiliza as Unidades de Referência em Saúde do Idoso (URSIs), onde uma equipe multiprofissional atende o paciente. É formada por médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo. Também integram esse grupo terapeuta ocupacional, dentista, fisioterapeuta, educador físico e farmacêutico, atua no tratamento compartilhado com a UBS.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que os cuidados com o paciente com Alzheimer devem ocorrer em tempo integral, mesmo fora dos centros de referência, hospitais e clínicas. À medida em que a doença avança, torna-se cada vez mais necessária a companhia permanente de uma pessoa, seja um cuidador profissional ou um familiar, para auxiliar na alimentação e higiene, além de cuidar da rotina de medicamentos e estimular o paciente na manutenção das atividades cognitivas. <<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP>>


alzheimer alzheimer alzheimer

d