Home Destaque Chegando o Natal, a Prefeitura cria eventos por toda a cidade. Menos...

Chegando o Natal, a Prefeitura cria eventos por toda a cidade. Menos na Zona Norte.

Tempo de Leitura: 4 minutos

eventos

da Redação DiárioZonaNorte

  • Vários pontos de todas as regiões da cidade terão eventos natalinos
  • A Zona Norte tem vários distritos sem nenhum evento programado

O Natal acontece daqui há dois domingos. Apesar de um clima meio morno com as decorações e prenúncios do retorno da pandemia. A Prefeitura de São Paulo anunciou oficialmente, nesta 2ª.feira (12/12/2022) — que, na realidade, teve início na 6a.feira (09/12/2022): “Festival de Natal da Prefeitura terá 100 atividades espalhadas por todas as regiões˜. E ainda acrescenta: “Com o tema ‘Encanto no Coração Paulistano’, as atividades estarão por toda parte com atrações gratuitas até o dia 21”.

Mais uma vez, a Zona Norte da cidade (Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana  / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros) foi renegada em segundo plano e não faz parte  ativamente da longa programação nas regiões Sul, Leste e Oeste – com outras no centro histórico da cidade.

O evento que tem coordenação das Secretarias de Turismo, da Cultura e da Educação terá as atividades em todas as regiões da cidade, incluindo pontos turísticos,  com “celebrações plurais e descentralizados, que vão até o dia 21”. E não foi dedicada atenção principalmente aos distritos da Casa Verde, Limão, Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros — e todos os bairros da região.

E nos discursos e entrevistas do prefeito, secretários e subordinados a ênfase é que “esta edição do evento tem como diferencial a descentralização das atividades, dando a oportunidade para que os paulistanos, de todas as regiões, possam participar das atividades e vivenciar a experiência mágica do Natal˜.

eventos

O que foi divulgado

Na programação distribuída para os meios de comunicação, há uma série de eventos: Parada Mágica de Natal (vários bairros e somente incluiu Casa Verde na Zona Norte), Parada no Mercadão (várias atividade no Mercadão), Tradições Nordestinas (no Centro das Tradições Nordestinas),  “Natal Encantado da Freguesia do Ó” ( o distrito não pertence à Zona Norte e sim na Zona Oeste – junto com Pirituba e Perus), Ônibus iluminados (a Zona Norte não foi incluída – ver matéria:  https://bit.ly/3Hzd7oj ), Banda do Papai Noel (não especifica quais locais), Festival Gastronômico (Triângulo SP – centro da cidade), Árvore na Av. Paulista, Árvore da Coca-Cola (Parque Villa-Lobos, Zona Sul) e Shopping Light (centro da cidade).

Na abertura do catálogo oficial do “Festival de Natal de São Paulo” — que pode ser conferido no link: https://bit.ly/3uLwZNh  — destaca: “as atrações estarão por toda parte e prometem encantar os paulistanos com atrações gratuitas para todas as idades. São paradas natalinas, concertos, corais, shows, peças de teatro, intervenções, árvores e decorações temáticas˜.

eventos

Zona Norte sem destaque

Com isto, os moradores da Zona Norte perguntam: onde ficam as intervenções programadas para a Zona Norte? Na Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros nada foi programado. Nem mesmo no Parque do Trote ou na Casa de Cultura-Vila Guilherme/Casarão ou qualquer outro ponto, incluindo praças ou até biblioteca municipal.  Na mesma situação são incluídos os distritos de Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Casa Verde, Limão e Tremembé. Nada foi programado para esses locais.

Na região da Casa Verde, mas no Distrito da Vila Nova Cacheirinha somente um evento anotado no Centro Cultural da Juventude, que receberá “Cheganças e Folias – Um Auto de Natal”, o mesmo espetáculo apresentado no Jaçanã.

eventos

O mesmo ocorre no Jaçanã/Tremembé, que teve uma apresentação de “Cheganças e Folias – Um Auto de Natal”  na Praça Memória do Jaçanã, no domingo (11/12/2022),  e ainda haverá uma apresentação no Centro Educacional Unificado-CEU do Jaçanã, no dia 16 (6ª.feira), com o evento “Natal – Dia de Noite Feliz”,  com Luiza Possi e Jean William. E nada foi programado na Casa de Cultura Tremembé e nem outro local.

E assim comemora-se o Natal, que em outras gestões na Prefeitura de São Paulo tinha um calendário mais solidário com a Zona Norte. Nesta época,  a programação contava com a montagem de árvores de Natal nas praças públicas que recebia o nome de “Natal Iluminado”, com a cooperação das Distritais da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), incluindo shows artisticos.

Com mais essa falha geográfica e política da Prefeitura de São Paulo, moradores comentam que a Zona Norte sente-se desprestigiada pelo governo municipal, já que recentemente não foi incluída nos passeios com os ônibus iluminados e com os locais de vacinação anti-rábica nas zonas da cidade. Há comentários que a maioria das obras e outras inaugurações tem preferências nas regiões Sul, Leste e Oeste.


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-SECOM>>

eventos eventos eventos eventos eventos

d