Home Cotidiano Cartilha “Influência do Clima no Sistema Cantareira: Cenários para 2021”

Cartilha “Influência do Clima no Sistema Cantareira: Cenários para 2021”

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) lançou a publicação digital “Influência do Clima no Sistema Cantareira: Cenários para 2021”,  durante a 87ª Reunião Ordinária da instituição, realizada no dia 18 de fevereiro.

O documento é uma cartilha de orientação e sensibilização que esclarece o funcionamento do Sistema Cantareira e os impactos das precipitações atuais na disponibilidade hídrica dos reservatórios, como também, aponta possíveis cenários para 2021.Nela,  também  é contada a história de operação do sistema e atenta que desde 2000, as vazões de afluência aos reservatórios, ou seja, o volume de água para sua recarga, estão ocorrendo abaixo das médias históricas e com chuvas abaixo da média nos últimos quatro anos nas Bacias PCJ.

A Cartilha, busca também capacitar municípios, empresas e comunidade sobre ações de contingenciamento para um ano de 2021 com menos disponibilidade hídrica.

Clique aqui e baixe a Cartilha 

Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira é composto por seis represas: Atibainha, Cachoeira, Jacareí, Jaguari e Paiva Castro e é o maior manancial da Região Metropolitana de São Paulo, com capacidade de 973,9 bilhões de litros de água, e abastece diretamente 10 milhões de pessoas.

“O recomendado é que, após o período das chuvas mais intensas, entre os meses de março e abril, os níveis de armazenamento do Sistema Cantareira estejam no mínimo na ordem de 75%” ressalta o texto da cartilha. Em 2020, o volume nos reservatórios nessa época do ano correspondia a 64,6% do total e nos anos anteriores havia sido ainda menor.

Sobre o Consórcio PCJ

Talvez você não conheça o Consórcio PCJ e nem tenha idéia de sua importância. Fundado em 1989, a entidade é  uma associação civil de direito privado, composta por 40 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água.

A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Mundial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob). 

Nos binômio 2021/2021, o Consórcio PCJ será presidido pelo  prefeito de Limeira, Mario Botion.  Ele será o 10º prefeito a ocupar o cargo, e o 17º presidente da história.  A primeira Vice-presidência ficará com o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes.

Também foram escolhidos os novos membros do Conselho Diretor da entidade para a gestão 2021/2023.  No total, a diretoria é composta por 10 vice-presidências, 14 conselheiros e dois agentes de interlocução.

<com apoio de informações: Imprensa Consórcio PCJ>

d