Home Destaque As Escolas de Samba e as lições que elas ensinam para o...

As Escolas de Samba e as lições que elas ensinam para o Mundo Corporativo

corporativo
Tempo de Leitura: 3 minutos

corporativo

da Redação DiárioZonaNorte

É inevitável. O Brasil tem dois períodos de tempo: AC e DC (antes e depois do Carnaval). Brincadeira à parte, vamos fazer uma reflexão sobre o quê  a   maior festa popular do  planeta, pode ensinar para o  mundo corporativo.

Uma escola de samba trabalha com ciclos anuais, com uma única meta: ganhar o campeonato.  Tem como habilidade principal transformar o caos em ordem. Todo ano começam do zero.  Precisam escolher um tema, viabilizar financeiramente o enredo para só então escolher o samba,  produzir as fantasias de acordo com aquele tema, ensaiar os músicos e os componentes.

Diferentes mais iguais

As lideranças da escola precisam, constantemente, quebrar a resistência de seus componentes. É do ser humano encarar novidades e metas de forma negativa. Não vai dar certo.  Será ruim. Escola tal já fez o tema e quebrou a cara.

A matéria prima da escola de samba é a criatividade. E criatividade pode ser aplicada em qualquer atividade. Você pode fazer uma determinada tarefa de “n” formas diferentes. Para que funcione e ganhe competitividade, você precisa deixar o conservadorismo longe.  Já estou vendo você ai, do outro lado da tela, dizendo “não é fácil”. Eu não disse que seria. É   um exercício diário.

Uma escola de samba trabalha focando a integração plena de todos os seus componentes.  Do casal principal de mestre-sala e porta-bandeira até o pessoal que empurra os carros alegóricos, todos tem uma função e precisam ser valorizados.

A bateria é um grande exemplo. Você tem os melhores músicos individualmente falando, mas eles não conseguem tocar de forma integrada e o restante da escola não acompanha o ritmo e não apresenta harmonia no desfile,  o trabalho de um ano inteiro é perdido e a escola corre o risco ainda de ser rebaixada.

Nota 10 no Mundo Corporativo

Vamos ver todos os itens que avaliam uma escola de samba, durante um desfile:

Comissão de frente é a primeira impressão que a empresa transmite. É a forma como ela  empresa se relaciona com seu  público externo. Clientes,  esferas governamentais ou comunidade, não importa.  É a imagem da empresa. Integrantes da comissão de frente: telefonistas, e-mails,  mídias sociais, site, equipe de vendas, pós-pós venda. Uma comissão de frente bem estruturada  é clara, bem treinada, se comunica de forma eficaz e reflete a imagem da empresa.

O trabalho da Comissão de Frente é complementado pelo casal de Mestre-SalaPorta-Bandeira,  os relações públicas da empresa, eles defendem o pavilhão e conhecem como ninguém a missão e os valores da empresa.

Já a bateria é quem dá o ritmo da empresa. Pode ser um restaurante, um ateliê de costura ou uma mega fábrica. Não importa a área de atuação. É ela que cuida da produção e dá ritmo ao trabalho. A bateria é o coração da escola e quando não tem cadência, o espetáculo é prejudicado.

Harmonia é quem cuida de todo o planejamento estratégico da escola.  Em uma empresa seria o equivalente ao departamento de Marketing, já que interage com todas as alas, tem que ter um raciocínio rápido e claro, além de ser capaz de ter uma visão  de longo prazo e habilidade de corrigir problemas rapidamente.

Passistas são os funcionários especialistas em suas funções, que tocam o dia a dia da empresa. Se  aprimoram constantemente, através dos ensaios, trabalham em conjunto  e sabem o samba enredo na ponta da língua (as metas da empresa).

A Velha-Guarda são os veteranos da empresa, tem muito conhecimento, paciência com os mais jovens e  experiência em situações adversas. Nos dias de hoje, são os que conhecem profundamente as crises e como superá-las.

Independente da posição que você  ocupe no mundo corporativo, o importante é conhecer o samba enredo (metas), não perder a harmonia (planejamento), prestar atenção nos sons da bateria (produção), valorizar os passistas (colegas de trabalho) e a velha-guarda (experiência), além de agir como o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (defendendo o pavilhão com alegria e paixão).

E já que o ano começa depois do Carnaval, Feliz Ano Novo!