Home Cotidiano Cidade tem 50 árvores sobre a fiação elétrica à espera da Enel...

Cidade tem 50 árvores sobre a fiação elétrica à espera da Enel para sua remoção

50
Tempo de Leitura: 2 minutos

50

  • De acordo com levantamento do Sistema de Gerenciamento de Zeladoria, promovido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, a cidade paulistana tem 3690 árvores para serem liberadas da fiação; e
  • Trabalho das equipes da Prefeitura precisa do desligamento da energia por parte da concessionária

Tendo em vista os transtornos causados pela queda de árvores durante o temporal que atingiu a cidade na tarde desta 2a.feira (08/01/2024), a Prefeitura de São Paulo esclarece que cerca de 50 delas estão sobre a fiação elétrica e, até o momento (22 hs), não havia previsão de atuação da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na capital.

Sem o desligamento da energia elétrica por parte da concessionária, fica impossibilitado o trabalho das equipes da Prefeitura que estão nas ruas intensificando a remoção das árvores caídas para amenizar os transtornos à população.

Um exemplo é na ciclovia da Avenida República do Líbano, no Ibirapuera, onde as equipes de remoção da Prefeitura aguardam pela Enel desde as 16h30  para iniciar os trabalhos. Uma outra árvore está sobre a fiação em frente ao portão 8 do Parque do Ibirapuera, na Avenida República do Líbano, 894, onde equipes também esperam o desligamento da rede elétrica para fazer a remoção.

A Prefeitura de São Paulo vem enfrentando vários problemas com a Enel, que se intensificaram a partir do dia 3 de novembro de 2023, quando milhares de munícipes foram submetidos a um apagão de energia após um vendaval com mais de 100 km/h que atingiu a cidade.

Por esse motivo, o prefeito da cidade pediu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o cancelamento do contrato de concessão da energia elétrica com a Enel. Por ser uma empresa sob concessão federal é submetida às regras da Aneel, agência federal que faz a regulação e a fiscalização das concessionárias de energia.

No dia 9 de novembro, a Prefeitura entrou com uma ação na Justiça obrigando a Enel a apresentar um plano de contingência e um cronograma preventivo para o período de chuvas. A Justiça decidiu a favor da Prefeitura no dia seguinte.

<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom / Prefeitura da Cidade de São Paulo >>