Início Cotidiano  Alô, alô cidadão! Agora, reclamações chegam diretamente aos parlamentares

 Alô, alô cidadão! Agora, reclamações chegam diretamente aos parlamentares

Muita gente já deve ter se visto na situação de precisar falar com um vereador, deputado ou representantes de outros cargos legislativos sem ter a menor ideia de como fazer isso rapidamente. Esse problema acabou.

Sem perda de tempo e com direcionamento garantido, um serviço pretende aproximar o cidadão direto com o parlamentar. Os moradores nos espaços das 32 subprefeituras podem levar os problemas de zeladoria ou de obras diretamente ao vereador; ou um problema maior pelo lado estadual ou até federal pode ter o apoio do deputado estadual ou federal e do senador

A Solarys, empresa de desenvolvimento de soluções digitais de São Paulo, colocou no ar o site “Atende Cidadão” (www.atendecidadao.com.br), criado para facilitar o contato com os parlamentares de forma simples e eficiente.

Mensagens sem complicações

Ao contrário das mensagens enviadas pelas redes sociais e recebidas pelos assessores, que podem ser perdidas ou extraviadas, o serviço  “Atende Cidadão” entra diretamente no e-mail do parlamentar e contêm todas as informações do cidadão.

O diretor da Solarys, Marcelo Guaraldo, responsável pela criação do serviço,  trabalha com o setor público há mais de 20 anos, atendendo parlamentares de várias esferas.

Com larga experiência na área, Guaraldo já criou outros produtos na área politica, como “e-Gabinete” com gerenciamento de gabinetes de vários políticos; o “Votados”, com todos os dados das eleições de 2000; e recentemente o “LidGov Emendas”, que controla as emendas parlamentares na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Guaraldo percebeu que cada vez menos parlamentares mantêm seu próprio site, preferindo focar nas redes sociais que, infelizmente, limitam o relacionamento com os cidadãos.

“Com a pandemia, o acesso dos cidadãos às casas legislativas foi proibido em um primeiro momento e, agora, está bastante restrito, o que é compreensível. Pensando nisso, uma maneira de minimizar essas restrições de contato dos cidadãos, surgiu a ideia de criar uma forma segura, sigilosa e proativa para garantir o acesso do cidadão com parlamentares de todas as esferas”, comenta Guaraldo.

Um serviço descomplicado

A operação é simples. Inicialmente, o cidadão escolhe o tipo de interação desejada — elogio, sugestão, solicitação, reclamação, denúncia ou crítica –, e, em seguida, escolhe o parlamentar.

Após cadastrar-se ou fazer seu login, basta digitar a mensagem ao vereador, deputado estadual ou federal e senador e enviar. Todas as mensagens e respostas ficam gravadas no site.

Todas as comunicações entre o parlamentar e o cidadão são salvas, totalmente confidenciais, ou seja, apenas um e outro tem acesso ao que foi escrito.  Ambos podem responder, replicar e treplicar até que deem o assunto como encerrado. Mas, apenas o cidadão que criou a mensagem pode exclui-la ou terminar o processo, que deverá ser avaliado.

Mais agilidade com garantias

Mas o importante é agilidade na entrega das demandas e, consequentemente, igual agilidade na resposta do parlamentar aos cidadãos que o procuram e, mais do que isso, rapidez no atendimento da demanda.

Cada vez que uma mensagem é enviada, uma cópia dela é encaminhada ao parlamentar e o cidadão recebe um protocolo. Há um servidor exclusivo para o serviço, com a capacidade atual é de 256 mensagens por segundo, podendo ser escalada de acordo com a necessidade.

Inicialmente, o site permite o contato do cidadão com os 81 senadores, 513 deputados federais, os 94 deputados estaduais e os 6.963 vereadores das 645 cidades do Estado de São Paulo. Em breve, serão incluídos os demais parlamentares do Brasil.  << Com apoio de informações/fonte: Portal do Conteúdo / Beth Guaraldo >>