Home Destaque Alerta de golpe: falso site da Sabesp para emissão de 2ª...

Alerta de golpe: falso site da Sabesp para emissão de 2ª via de conta

Sabesp
Tempo de Leitura: 2 minutos

falso site

da Redação DiárioZonaNorte

O brasileiro já está acostumado com golpes na internet, dos mais variados tipos: roubo de dados bancários, desvio de dinheiro, roubo de número de cartões, boletos fraudulentos de dívidas que não existem, clonagem de WhatsApp…

A nova modalidade é o “roubo de cliques”, onde um falso site é criado para atrair público e  para gerar verba publicitária (a chamada monetização do Google),  envolvendo o nome de empresas.

Pharmer 

O alerta chegou em nossa redação, por meio de mensagens de leitores que tentavam emitir uma segunda via de contas da Sabesp e ao pesquisar no Google, usando o termo “sabesp 2 via de conta”, se depararam com o site falso, após o  buscador oferecer primeiro um resultado  patrocinado (pagos pelo dono do site, para aparecer em primeiro lugar na pesquisa):  https://www.sabesp2via.net 

falso site

O internauta mais afoito, vai lá e clica na URL (endereço do site) e é vitima do golpe chamado “pharmer” – onde uma página fraudulenta simula o layout de um site verdadeiro, para tirar alguma vantagem do internauta.

No caso do falso site da Sabesp, o internauta é exposto a uma série de anúncios e  quanto mais navega no falso site, mais tráfego gera e consequentemente, mais o dono do site ganha com a monetização do Google e o internauta, além de perder seu tempo pode ficar exposto a prováveis ameaças cibernéticas.

falso site

 

Resposta da Sabesp

Consultada pelo DiárioZonaNorte, a Sabesp emitiu o seguinte comunicado, que reproduzimos na íntegra:

“A Sabesp informa que este não é o site oficial da Companhia e que se trata de uma fraude. O caso será encaminhado para atuação das autoridades responsáveis, para que seja retirado da internet.

Reforçamos que o site da Sabesp está disponível no endereço www.sabesp.com.br, onde o cliente poderá acessar a Agência Virtual, disponível 24 horas por dia, e obter a segunda via da conta além de outros serviços. No site da Sabesp (www.sabesp.com.br) também está disponível o Sabesp Fácil, com atendimento 24 horas, todos os dias.
 
Além do site, a Sabesp dispõe de outros canais de atendimento, para serviços emergenciais. A Central de Atendimento Telefônico funciona 24 horas (número 195 para Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina; 195 ou 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral). Para os serviços comerciais, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 16h (número 0800 055 0195 para toda a Sabesp), mesmo horário do atendimento online via chat.”

d