Home Estilo DZN Em seu aniversário de 65 anos, Barbie homenageia criadora de conteúdo indígena

Em seu aniversário de 65 anos, Barbie homenageia criadora de conteúdo indígena

92
Tempo de Leitura: 4 minutos

65

  • Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel;
  • A boneca é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial;
  • Como toda diva, a partir dos anos 90 estilistas famosos — incluindo o brasileiro  Alexandre Herchcovitch —  a vestiram em várias ocasiões; e
  • Barbie já teve mais de 200 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas

Com mais 7 milhões de seguidores em suas redes sociais, Maira Gomez conquistou a internet ao apresentar os costumes e crenças da sua tribo Tatuyo e agora se torna uma boneca Barbie ao lado de outras 8 mulheres empreendedoras no mundo

Depois de um ano emblemático, a boneca mais famosa do mundo tem muito mais o que comemorar: em 2024, Barbie está no seu 65º aniversário e quer celebrar mulheres inspiradoras – até próximo do Dia Internacional da Mulher, que é comemorado em 08 de março.

Hoje, a marca anuncia uma homenagem global a nove mulheres que quebraram barreiras e são fontes de inspiração para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que quiserem, destacando sua habilidade inata de contar histórias.

65

Mais uma homenagem no Brasil

No Brasil, a criadora de conteúdo Maira Gomez foi a escolhida para o seleto grupo do projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models, em inglês), sendo presenteada por uma boneca única e feita à sua semelhança.

Conhecida nas redes sociais como Cunhaporanga, Maira encanta seus quase 486 mil seguidores no Instagram e 6,6 milhões de seguidores no Tik Tok compartilhando sua rotina na tribo indígena Tatuyo e esclarecendo sobre seus costumes e crenças.

A homenageada agradece por ser lembrada: “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é uma oportunidade incrível e um lembrete de que podemos conquistar tudo que queremos e podemos ser”, comenta.

Barbie é criativa, fashionista e essa veia fashionista é algo que almejo. Você pode perceber que também trago isso nas minhas vestes, nas pinturas, temos o nosso estilo. Então quero usar essa plataforma e também ser criativa e inspirar sendo quem eu sou.”, conclui a criadora de conteúdo.

65

Maira Gomez é a quinta homenageada brasileira pela iniciativa Role Models, mas a primeira indígena do país. O projeto já celebrou as trajetórias e conquistas da surfista Maya Gabeira, da Dra. Jaqueline Goes (biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora brasileira coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma da COVID-19 no Brasil), da professora Doani Emanuela Bertan ( trabalha com inclusão dentro da sala de aula, produzindo vídeos para estudantes surdos e ouvintes ) e  e da cantora IZA.

Além da Maira, as outras homenageadas são: a diretora, produtora e roteirista Lila Avilés (México); a atriz, ativista e filantropa Viola Davis (Estados Unidos); a renomada atriz Helen Mirren (Reino Unido); a cantora e compositora Shania Twain (Canadá); a superstar Kylie Minogue (Austrália); a modelo Nicole Fujita (Japão); e a comediante e ativista Enissa Amani (Alemanha).

65

Aniversário e as histórias

Enquanto a Barbie celebra o seu 65º aniversário, no dia 9 de março, a marca partilha inúmeras histórias de empoderamento e dá vida a um legado pelos olhos e palavras de fãs de todo o mundo, começando por alguns dos mais renomados contadores de histórias do mundo.

A iniciativa Role Models é parte do contínuo esforço da marca por meio do projeto Barbie Brecha do Sonho (Dream Gap em inglês). Lançado em 2018, a proposta surgiu a partir de pesquisas feitas pela marca em parceria com a Universidade de Nova York que descobriu que, desde a idade de cinco, muitas meninas começam a desenvolver crenças autolimitantes e pensam que não são tão inteligentes e capazes quanto os meninos.

Por isso, a marca assumiu o compromisso em gerar iniciativas para eliminar essa lacuna, sonhando grande junto das meninas, desafiando os estereótipos e ajudando a desfazer preconceitos que as impedem de atingirem o seu pleno potencial.

A história da Barbie nunca foi apenas sobre ela. É sobre as inúmeras crianças que ela inspirou e os milhões de histórias que ela as ajudou a imaginar ao longo do caminho”, comenta Krista Berger, vice-presidente sênior da Barbie e chefe global de bonecas. 

E conclui: “Nos últimos 65 anos, a Barbie tem usado a sua plataforma global para capacitar as meninas a sonhar grande, explorar o seu potencial ilimitado e dirigir a sua própria narrativa para moldar o seu futuro. Ao celebrarmos este aniversário marcante, reconhecemos mais de seis décadas de histórias que a Barbie ajudou a escrever e a boneca que continua a dar a todos a oportunidade de sonhar – e sonhar grande.”


        Saiba mais sobre a história da Barbie: clique aqui


<Com apoio de informações/fonte: InPressPNI / Thais Ribeiro >

65 65 65 65 65 65