Home Cultura 21ª edição do Troféu Raça Negra homenageia Glória Maria

21ª edição do Troféu Raça Negra homenageia Glória Maria

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

A cerimônia apresenta à sociedade brasileira as personalidades negras que se destacaram em várias áreas de atuação, da política às artes, da economia à educação. Esse ano, o evento homenageará a jornalista Glória Maria e reconhecerá ações afirmativas, pessoas e empresas que fazem a diferença no combate ao racismo.

Personalidades negras e não negras que militam em prol da igualdade racial por meio de ações afirmativas ou cuja biografia é exemplo de sucesso dentro dessa perspectiva, reúnem-se na noite de 20 de novembro, na Sala São Paulo, para prestigiar o “Oscar” da Comunidade Negra.

Glória Maria é a homenageada especial do Troféu Raça Negra

A grande homenageada do Troféu Raça Negra será a jornalista Glória Maria, a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, em 1951. A lei não considerava o racismo crime, mas contravenção.

Gloria Maria foi pioneira em várias ocasiões na sua carreira: a primeira repórter negra da TV brasileira (tornou-se repórter num tempo em que os repórteres sequer apareciam nos vídeos); a primeira repórter negra a aparecer ao vivo em transmissão; a primeira mulher a entrar ao vivo na TV em cores pelo Jornal Nacional e a primeira negra a apresentar o “Fantástico”, entre outras conquistas.

O Troféu Raça Negra

Tradicionalmente glamorosa, a festa do Troféu Raça Negra foi criada pela Afrobras – Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural para prestigiar aqueles que escrevem a história do povo negro no cenário internacional e que, por isso, conseguiram o reconhecimento de seu trabalho.

Dirigida pelo ator e diretor Eduardo Acaiabe, com direção musical do renomado produtor Kastrup – premiado com o Latin Grammy Award/Best MPB pelo álbum com Elza Soares em 2016, e que deu forma aos dois aclamados  (espaço) álbuns de Elza Soares:  A mulher do fim do mundo (2015) e  Deus é mulher (2018).

A cerimônia de entrega da 21ª edição do Troféu Raça Negra contará com a presença de autoridades, artistas, ativistas, escritores e empresários engajados na causa da igualdade.

O orador da abertura de entrega do Troféu Raça Negra será o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luis Barroso, que também receberá a estatueta.

As apresentadoras da premiação

A cerimônia de entrega da estatueta de Zumbi dos Palmares deste ano será apresentada por Mirella Archangelo e Joyce Ribeiro.

Carinhosamente apelidada de “mini Glória Maria”, Mirella, aos 17 anos, tem a incrível honra de apresentar a 21ª edição do Troféu Raça Negra. Essa história começou em 2017 quando Mirella, com apenas 11 anos na época, viralizou na internet ao denunciar as condições precárias das ruas na periferia de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Foi então que Glória Maria, a inspiração de Mirella, a conheceu e juntas fizeram história no Fantástico.

A jornalista e apresentadora, Joyce Ribeiro, da bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura (todos os dias às 12h), já é veterana como mestre de cerimônias do troféu e também foi premiada no mesmo ano da Gloria Maria.

Nem só os premiados brilharão no palco do Troféu Raça Negra, realizado na Sala São Paulo. A cerimônia contará com as presenças dos artistas: Deo Garcez, Elisa Lucinda, Sheron Menezzes, Samuel de Assis, Drayson Menezzes, Zezé Motta, Tony Gordon e Marisol, entre outros grandes nomes, incluindo diversos jornalistas.

SOBRE O TROFÉU RAÇA NEGRA

O Troféu Raça Negra, realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Afrobras foi criado em 2000 durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, e se tornou anual a partir de 2004, sempre reconhecendo uma personalidade de destaque da comunidade negra nacional ou internacional. Martinho da Vila, Nelson Mandela, Emílio Santiago, Martin Luther King Jr, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, Michael Jackson, Wilson Simonal, Cartola, Tony Tornado e Mano Brown foram alguns dos laureados do Prêmio.

O Trófeu Raça Negra integra a  programação da Virada da ConsciênciaSerão cerca de 500 eventos entre os realizados pela Universidade Zumbi dos Palmares – idealizadora do projeto –  e por 100 parceiros que promoverão  ações durante todo o mês de novembro, somando centenas de horas de programação cultural, esportiva e de entretenimento para a comunidade, estudiosos e público interessado.

SERVIÇO

  • Troféu Raça Negra 2023
  • Data: 20 de novembro
  • Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos)
  • Hora: 19h
  • Evento para convidados