Home Cultura 11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – Flinksampa 2023

11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – Flinksampa 2023

conhecimento
Tempo de Leitura: 2 minutos

conhecimento

Com curadoria do jornalista, professor e crítico literário Tom Farias, a Flinksampa também escolheu a jornalista Gloria Maria como patrona, “por sua luta contra o racismo, em prol das mulheres negras, da igualdade e da conquista de uma humanidade para todos os brasileiros, independentemente de raça, cor ou credo religioso”. Ele lembra ainda que “a jornalista foi uma das grandes incentivadoras da fundação da Universidade Zumbi dos Palmares e paraninfa de nossas primeiras turmas. Recebeu o Troféu Raça Negra, tendo sido uma das apresentadoras de sua última edição”.

Gloria: A jornalista que encarou a TV brasileira é o tema do primeiro painel da FlinkSampa, no dia 18 de novembro, das 14h30 às 16h, para analisar o papel desempenhado e a presença da mulher negra na TV brasileira e o impacto causado no telespectador não habituado a uma pessoa como ela no cenário nacional.

Para debater o tema, estarão presentes o escritor e humorista Helio de la Peña e as jornalistas Alinne Prado (Rede TV), Indianara Campos (Rede Globo) e, como mediadora, Flavia Lima (Folha de S. Paulo).

Em seguida, das 16h30 às 18h30, os jornalistas Karla Lucena, Paola Deodoro (Record TV) e Francisca Rodrigues terão como tema O jornalismo sem fronteiras no mundo, para analisar a importância das reportagens de Gloria Maria em mais de 100 países e sua coragem de abordar qualquer assunto.

No dia 19 de novembro, a Flinksampa prossegue das 14 às 16h com o tema Herdeiras/os de Gloria Maria: trajetórias e percursos, para mostrar como a presença da jornalista negra em uma das maiores emissoras de TV do País influenciou gerações e impactou o sonho de mulheres e homens que vivem da comunicação. Participam dessa conversa o apresentador Zeca Camargo, as jornalistas Louise Maiana, Tatila Amaral (As Herdeiras) e Jennifer Dutra (As Herdeiras).

O outro debate ocorre entre às 16h30 e 18h30 e o tema será Gloria: uma profissional ao vivo e em coresque vai analisar sua presença constante no jornalismo apesar do racismo e das questões sociais, tendo enfrentado inúmeras barreiras e preconceitos. Participam desse painel as jornalistas Leticia Vidica, Dulcinéia Novaes (TV Globo), Emilia Bizzotto (TV Cultura) e, como mediador, Tom Farias.

FlinkSampa Digital – haverá ainda duas mesas virtuais nos dias 18 e 19 de novembro. A primeira terá participação da escritora moçambicana Paulista Chiziane, ganhadora do Prêmio Camões de Literatura, e do escritor e romancista angolano Antonio Quino; e a segunda inclui o músico, escritor e poeta angolano radicado na Alemanha Kalaf Epalanga e a jurista e escritora de Cabo Verde Vera Duarte Pina. Em ambas, cuja mediação será de Tom Farias, os escritores debaterão suas obras e processos literários. Para assistir às conversas, basta acessar o site: www.flinksampa.com.br.

Para participar da Flinksampa 2023 basta comparecer nos horários definidos no Campus da Universidade, que fica na Av. Santos Dumont, 843.

A FlinkSampa integra a  programação da Virada da Consciência. Serão cerca de 500 eventos entre os realizados pela Universidade Zumbi dos Palmares – idealizadora do projeto –  e por 100 parceiros que promoverão  ações durante todo o mês de novembro, somando centenas de horas de programação cultural, esportiva e de entretenimento para a comunidade, estudiosos e público interessado.

conhecimento conhecimento conhecimento conhecimento