Home Destaque Zona Norte recebe mais atenção na saúde com Rede de Atendimento Móvel

Zona Norte recebe mais atenção na saúde com Rede de Atendimento Móvel

Tempo de Leitura: 2 minutos

Móvel

  • É um programa piloto que pode ser implantado em outros postos
  • A AMA/UBS Integrada contemplada é a do Jardim Brasil

A Zona Norte  da cidade ganha agora um serviço de atendimento móvel voltado para pacientes que apresentam maiores riscos e vulnerabilidades devido a comorbidades. É a novidade da SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina que acaba de implantar um programa piloto de atendimento móvel na região da AMA/UBS Integrada Jardim Brasil, seguindo o “Protocolo Cuidando de Todos” da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Denominado “Saúde no território”, o programa faz a busca ativa de portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e atendimentos médicos eletivos itinerantes na área de abrangência das UBSs da região.

móvel

 

“A iniciativa é focada no acompanhamento e orientação dos pacientes cadastrados nas Linhas de Cuidado das UBSs da região, que apresentam maiores riscos e vulnerabilidades, devido a comorbidades pré-existentes ou decorrentes de acometimento por Covid-19”, explica João Ladislau Rosa, responsável pela Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme.

Os principais objetivos da iniciativa são:

  • Realizar busca ativa dos potenciais portadores de DCNT nos diversos pontos estratégicos do território da AMA/UBS Integrada Jardim Brasil, com utilização do material de apoio do “Programa Cuidando de Todos”, recursos da UBS e Unidade Móvel de Atendimento da RAST VMVG.
  • Descentralizar atendimento médico através de agendas eletivas em pontos de referência próximo ao domicílio, evitando aglomerações, com diminuição de possível contaminação comunitária por COVID-19, nos espaços físicos da unidade e garantindo assistência médica a população
  • Resgatar o vínculo com a população.
  • Reduzir agudização dos riscos inerentes às DCNT.
  • Adequar o controle das DCNT, evitando hospitalizações e consequente mortalidade por causas preveníveis.

móvel

Segundo o Dr. Nacime Mansur, superintendente da Rede de Unidades Afiliadas SPDM, especialmente durante a pandemia, a busca ativa e descentralização do atendimento é essencial para a manutenção do cuidado. “Levar o atendimento até o paciente é uma maneira de promover o controle das CDNT, prevenindo hospitalizações e óbitos”, complementa.

A Microrregião

A SPDM gerencia as unidades de

Saúde da área de abrangência da Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme, que compreende os distritos administrativos dos bairros Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, conhecida pelas Unidades Afiliadas como “microrregião”. Esse núcleo de atendimento foi formado com o objetivo de prestar assistência integral / integrada – atenção básica e assistência médica de média complexidade, com referência e contra-referência – aos moradores da região, através da incorporação de serviços que complementam o atendimento prestado pelo Hospital Municipal Vereador José Storopolli – Vila Maria, pioneiro na microrregião.  <<Com apoio de informações/fonte: Ass.Imprensa SPDM >>


d

móvel móvel móvel móvel