Home Destaque Vinhos, bacalhau, azeites e muita história…

Vinhos, bacalhau, azeites e muita história…

Tempo de Leitura: 4 minutos

bacalhau

da Redação DiárioZonaNorte 

A Loja da Casa Flora é destino certo para quem aprecia boa mesa. Delineada inicialmente para vendas no atacado, passou a atrair consumidores finais em busca de produtos diferenciados e de alta qualidade. Foi ela que deu origem a Casa Flora Importadora. 

Sabores do Mundo

Localizada na rua Santa Rosa, na Zona Cerealista de São Paulo – bairro do Brás, recentemente passou por um retrofit em suas instalações sem deixar de lado sua essência. Atendimento gentil, preços honestos e produtos selecionados de mais de 20 países, fazem a fama do local há 52 anos.

Nova entrada da loja

Fundada em 1970 pelos irmãos Antônio Pereira Carvalhal e Adilson Carvalhal, a Casa Flora é uma empresa familiar – com cerca de 300 funcionários e gestão profissional, tendo a frente os primos Adilson Carvalhal Junior (diretor administrativo e financeiro) e Antonio Pereira Carvalhal Neto (diretor comercial e marketing).

bacalhau
Adilson Carvalhal Junior (diretor administrativo e financeiro) e Antonio Pereira Carvalhal Neto (diretor comercial e marketing).

“A história da loja da Casa Flora e do Brás se mistura muito com nossa família. Meu avô quando saiu de Itamonte (MG) em 1950 para iniciar um negócio de queijo no Brás fez com que colocássemos nosso primeiro pé no bairro. 20 anos depois, em 1970, meu Pai, por uma inspiração divina como ele gosta de frisar, iniciou a Casa Flora, na Rua Santa Rosa 197/207, onde estamos até hoje.

No Brás foi onde construímos grandes amizades, onde a empresa cresceu e venceu e onde construímos uma intima relação com a comunidade São Vito Mártir. Foi nessa igreja inclusive que eu fiz questão de casar, para demonstrar como esse bairro é importante para mim e faz parte da minha vida. Trabalho com muito orgulho nesse bairro e na empresa desde 1989 e espero ainda ficar muitos anos por aqui.” diz Júnior Carvalhal.

Páscoa e um mundo de possibilidades

Se na Páscoa o bacalhau não pode faltar, o comercializado na Loja da Casa Flora é reconhecido como de mais alta qualidade. Oriundo da Noruega, seja em peças inteiras, desfiado ou em lombos altos (também na versão dessalgado e congelado), o Gadus Morhua brilha! De cor palha clara, untuoso, se desmancha em lascas, tornando especial qualquer prato.

E, independente da receita, o bacalhau fica divino se regado com um bom azeite. Na Casa Flora, eles são originários de olivais de várias partes do mundo.

Destacamos dois deles: o chileno Deleyda Extra Virgem Fine Selection (acidez de 0,15%), elaborado com três variedades de azeitonas: as italianas Coratina e Frantoio, que possui notas intensas de ervas, a variedade francesa, Picholine com uma delicada adstringência no paladar. E, também, o português Oliveira Ramos Premium Extra Virgem é produzido a partir de azeitonas da variedade Galega, Cobrançosas Picual com acidez de 0,2%.

Os vinhos, que correspondem a aproximadamente 60% dos negócios da Casa Flora, na Loja são expostos por país.  São mais de 30 vinícolas representadas – entre elas a chilena Santa Carolina, as argentinas Nieto Senetiner e Norton, e as portuguesas João Portugal Ramos e Filipa Pato – cuja a enóloga do mesmo nome, visitou recentemente o Brasil para divulgar os rótulos Nosso Calcário Tinto 2016, Nosso Calcário Branco 2017 e o Dinamica Branco 2019 – entre outros.

Perfeito para harmonizar com o bacalhau, aposte no refrescante chileno Carolina Reserva Sauvignon Branco. No visual apresenta cor amarelo palha. No olfato, complexos aromas de frutas amarelas (laranjas e pêssegos), com notas florais e minerais. Em boca apresenta corpo médio, boa acidez e final longo.

O Pão Líquido e a Quaresma

Cerveja também vai muito bem na Páscoa. A alemã Paulaner Salvator tem estilo Doppelbock e foi a primeira cerveja preparada pelos Monges para consumo durante a Quaresma, por isso é chamada carinhosamente de “pão líquido”.

É uma cerveja forte, de baixa fermentação, cor vermelha escura e com pronunciado aroma de malte. Harmoniza com sopas (caldo de feijão, caldo verde, sopa de queijo, sopa de legumes), queijos (minas, brie, camembert, gouda, cheddar, prato, gruyere, parmesão, roquefort e gorgonzola), aves (pato, codorna, peru, chester), carnes defumadas.  A Paulaner Salvator também é maravilhosa para acompanhar chocolates.

Para os apreciadores de bebidas, a Loja da Casa Flora apresenta um portfólio de destilados premiuns como os whiskys escoceses Dalmore, Jura e Tamnavulin, os bourbons Evan Willians, os jerezes e o vermute Fernando de Castilla, entre outros

Serviço:

bacalhau bacalhau bacalhau bacalhau bacalhau bacalhau