Home Destaque “Um Olhar Sobre o Meu Bairro” abre novo curso gratuito de fotografia...

“Um Olhar Sobre o Meu Bairro” abre novo curso gratuito de fotografia na Zona Norte

Casas/Favela - Izabel Cristina Correia Batista (aluna da turma 16 - 2019)
Tempo de Leitura: 3 minutos

bairro

“Um Olhar Sobre o Meu Bairro” é um curso gratuito de fotografia realizado  há 13 anos – desde 2009 -, que utiliza a fotografia como alicerce para o desenvolvimento de uma visão observadora e reflexiva do aluno. Com isto, tornando-o capaz de revelar detalhes do cotidiano do bairro em que vive, sua casa e rotina diária – agindo como um agente transformador do próprio meio.

A proposta surgiu como resultado de uma parceria com o fotógrafo Arnaldo Pappalardo. Os encontros são ministrados pelo fotógrafo Lucas Cruz e abordam discussões teóricas, aulas técnicas sobre recursos da câmera digital e tratamento de imagens com Photoshop. Cada aluno recebe uma câmera, que fica sob sua responsabilidade durante o período do curso.

bairro
Gota d’agua – Leonardo Costa da Silva (aluno da turma 16 – 2019)
Público-alvo

O curso é destinado à pessoas acima de 16 anos, moradores dos bairros pertencentes às seguintes subprefeituras da Zona Norte: Casa Verde / Vila Nova Cachoeirinha / Limão); Santana / Tucuruvi / Mandaqui); e  Jaçanã / Tremembé. E na Zona Noroeste: Freguesia do Ó /  Brasilândia e Pirituba / Jaraguá / São Domingos)

Sobre o educador

Lucas Cruz = Há mais de 15 anos atua na área da fotografia, filmografia e design, é Bacharel em Comunicação Social e especialista em Design Gráfico e Humanidades. Já atuou como assistente de arte e designer em agências de publicidade e design e trabalhou em grandes estúdios de fotografia e vídeo (Arnaldo Pappalardo Estúdio Fotográfico, Laika Estúdio, Bossa Nova Films).

Atualmente atua como profissional autônomo na área de fotografia e filmografia, é professor de Fotografia, Filmografia e Tratamento de Imagem no Instituto Internacional de Fotografia, na Fundação Stickel e no Instituto Acaia.

bairro
Cão na sacada – Simone Vona Teles (aluna da turma 18 – 2020/22)
Um Olhar Sobre o Meu Bairro (módulo básico – turma 19)
  • Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
  • Endereço: Rua Franklin do Amaral 1575 – Vila Nova Cachoeiniha
  • Entrevista: 9 de novembro de 2022 às 18h30
  • Período: de 16/11/2022 até 10/05/2023
  • Aulas: 22 encontros – aulas semanais às 4as.feiras
  • Horário: 18h30 às 21h30 (3 horas)
  • Status: Gratuito
  • Inscrições: até 07/11/2022
  • Vagas: 30 (trinta)
  • Observação: Atente-se ao regulamento
  • Realização: Fundação Stickel – Apoio institucional: Poesis Gestão Cultural / Fábricas de Cultura/ Governo de São Paulo-Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Material de apoio
bairro
Metrô – Fernanda de Castro (aluna da turma 15 – 2018)
Fundação Stickel

Foi instituída em São Paulo, em 31 de dezembro de 1954 pelo casal Martha Diederichsen Stickel e Erico João Siriuba Stickel. É uma instituição sem fins lucrativos com mais de 65 anos de história.

Desde 2012, o lema é “ARTE TRANSFORMA”. Desenvolve ações que despertam a curiosidade, a criatividade e o sentimento de pertencimento através de cursos gratuitos, palestras, exposições, publicação de livros e fomento a artistas.

Desta forma, a missão é transformar a sociedade brasileira por meio da arte, com ética, transparência e respeito aos processos de aprendizado. Objetivo é que a jornada da inclusão sociocultural desperte novos potenciais em jovens e adultos para que se tornem agentes dessa transformação. Mais informações: clique aqui – fone: (11) 3083.2811 e (11) 9-5313.9041.


<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/Fundação Stickel – Igor Leme Damianof >>

d