Home Bem Estar SPDM implanta Rede de Telemonitoramento de pacientes crônicos na Zona Norte de...

SPDM implanta Rede de Telemonitoramento de pacientes crônicos na Zona Norte de São Paulo

Tempo de Leitura: 2 minutos

A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, acaba de implantar um programa de Telemonitoramento de pacientes crônicos na microrregião Vila Maria-Vila Guilherme, que gerencia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O serviço é voltado para o acompanhamento e  orientação dos pacientes cadastrados nas Linhas de Cuidado de Hipertensão e Diabetes, que apresentam maiores riscos e vulnerabilidades, devido às comorbidades associadas às doenças.

Por meio de ligações telefônicas, um grupo de enfermeiros realiza a busca ativa dos pacientes cadastrados e acompanhados nas unidades do território, a fim de monitorar sua rotina, como hábitos alimentares, atividades físicas, atualização de receitas médicas, adesão aos programas do município, bem como casos suspeitos de COVID-19.

“Neste momento crucial da pandemia, o telemonitoramento é fundamental para a melhoria do cuidado, fortalecendo o vínculo com a população, proporcionando acolhimento integral e estimulando o isolamento social temporário ou mesmo comparecimento ao serviço de saúde, de acordo com as necessidades e complexidade de cada caso”, explica o Dr. João Ladislau Rosa, superintendente da Microrregião.

Segundo ele, o retorno dos pacientes tem sido muito positivo. “Além de motivar os pacientes a manter sua rotina de autocuidado, esse tipo de atendimento proporciona maior sensação de acolhimento e segurança, no cenário atual”, diz.

A Microrregião

A SPDM gerencia as unidades de Saúde da área de abrangência da Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme, que compreende os distritos administrativos dos bairros Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, conhecida pelas Unidades Afiliadas como “microrregião”.

Esse núcleo de atendimento foi formado com o objetivo de prestar assistência integral / integrada – atenção básica e assistência médica de média complexidade, com referência e contra-referência – aos moradores da região, através da incorporação de serviços que complementam o atendimento prestado pelo Hospital Municipal Vereador José Storopolli – Vila Maria, pioneiro na microrregião.

d