Tempo de Leitura: 3 minutos

estatuto

Delegados de núcleos votaram sobre a reforma do estatuto social da cooperativa, em adequação à Lei Complementar 196/2022

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP convocou as lideranças para uma Assembleia Geral Extraordinária, a primeira realizada na nova sede da cooperativa, em Palotina (PR). Os representantes de todos os núcleos se reuniram no sábado (25/11/2023) para tratar a respeito da reforma do estatuto social, em adequação à Lei Complementar 196/2022.

A assembleia foi convocada para que as lideranças pudessem, juntas, fazer alterações estatutárias, principalmente, em função da composição do Conselho Fiscal, que atualmente é formado por três conselheiros efetivos e três suplentes.

estatuto

A Lei Complementar 196/2022 indica a formação com três efetivos e um suplente e, com a eleição a ser realizada no início de 2024, havia a necessidade de revisão do estatuto. Outros destaques foram em relação a quantidade de núcleos da cooperativa, alteração da composição do Conselho da Administração e inclusão de integrantes dos comitês Jovem e Mulher.

Esse é um momento muito especial para nós, com a realização da assembleia geral que trata de uma mudança estatutária, além de contarmos com a presença dos delegados de núcleos de todas as agências que puderam conhecer a nova sede. A partir de agora, temos a responsabilidade de divulgar aos associados os assuntos que foram deliberados, antes de realizarmos as assembleias de núcleos, no início do ano que vem”, comenta o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso.

As alterações mais relevantes foram:

  • aumento do número de núcleos de associados, que irão de 150 para até 200;
  • composição do Conselho de Administração, formado por um presidente e 16                conselheiros, sendo um deles indicado, pelos conselheiros, como vice-presidente do      conselho;
  • possibilidade de participação, na formação dos conselhos, de líder e vice-líder dos        Comitês Jovem e Mulher;
  • composição do Conselho Fiscal com três integrantes efetivos e um suplente,                atendendo à legislação.

Lei Complementar 196/2022 moderniza o cooperativismo de crédito no Brasil

A Lei Complementar 196/2022, em vigor desde 25 de agosto de 2022, modernizou diversas regras do cooperativismo de crédito no Brasil, ao alterar a Lei Complementar nº 130, de 17 de abril de 2009. Ela representa mais um grande passo na jornada de evolução do cooperativismo, pois aprimora a gestão e a governança das cooperativas, fortalece os sistemas de crédito cooperativo e melhora o ambiente de negócios do cooperativismo de crédito, por meio de instrumentos inovadores.

O estatuto social completo está disponível em: www.sicredi.com.br/media/coop/filer_public/2023/11/28/1_estatuto_social_-_versao_vale_do_piquiri_final.pdf

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 105 cooperativas do Sicredi, conta com 35 anos de história, 97 espaços de atendimento e mais de 240 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.