29.9 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024
Home Bem Estar São Paulo começa a se preparar para o combate à proliferação...

São Paulo começa a se preparar para o combate à proliferação da dengue

aedes triste
Tempo de Leitura: 2 minutos
 

  • Medidas de combate à dengue devem seguir na primavera;
  • Saúde realiza ações permanentes de prevenção às doenças provocadas pela dengue
  • Os moradores da Zona Norte podem contribuir com alguns cuidados básicos

Mudanças climáticas e chuvas recorrentes são algumas características comuns da primavera, contribuindo para o acúmulo de água em recipientes, quintais, pneus, pratos e vasos de plantas. Essas situações aumentam o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e, por isso, a população deve se atentar a alguns cuidados fundamentais na eliminação de criadouros.

A dengue é uma doença causada pela picada do mosquito infectado. Os primeiros sintomas aparecem de quatro a dez dias e a doença costuma se apresentar em duas formas clínicas: a dengue clássica e a febre hemorrágica.

Agente verifica foco no vaso de residência

A forma clássica é o tipo mais comum e apresenta febre alta, dor de cabeça e nos olhos, dores musculares e nas articulações, fraqueza, vômitos, manchas na pele e coceira. No caso da febre hemorrágica, tipo mais grave da doença, além dos sintomas anteriores também são observados sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos, vômitos mais persistentes, urina com sangue, agitação ou confusão.

Ao apresentar qualquer um desses sintomas, é importante buscar atendimento médico imediato na unidade de saúde mais próxima. Os endereços estão disponíveis na plataforma Busca Saúde — clique aqui. O paciente com dengue deve ser cuidadosamente monitorado, pois pode apresentar agravamento do quadro clínico.

dengue

Covisa realiza medidas de combate à dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza de forma permanente ações de prevenção às doenças provocadas pelo Aedes aegypti, bem como a rotina de medidas de combate ao mosquito em toda a capital, a fim de fazer a identificação e eliminação de possíveis criadouros e a conscientização dos munícipes sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito nas residências.

Além do trabalho realizado pela SMS, é fundamental que a população adote medidas para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A maneira mais eficaz de prevenir a dengue é eliminar os focos do mosquito.

Veja algumas dicas:

  • latas, pneus, potes, materiais inservíveis (embalagens plásticas, tampas de garrafa, pedaços de plástico ou metal, etc.) são alguns exemplos de recipientes que acumulam águas das chuvas;
  • depósitos para armazenamento de água, especialmente caixas d’água, devem ficar devidamente fechados com tampa;
  • evite usar pratos nos vasos de plantas, ou, caso use, o indicado é cobri-los com areia até a borda;
  • retire a água acumulada em lajes.

O canal para solicitações sobre combate a proliferação de mosquitos é o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo 156. — clique aqui


<< Com apoio de informações/fonte: SECOM / Ass.Imprensa Secretaria Municipal da Saúde >>

 

d