Home Região Na Zona Norte, CPM Santana / Tucuruvi / Mandaqui define posicionamento...

Na Zona Norte, CPM Santana / Tucuruvi / Mandaqui define posicionamento e ações

Tempo de Leitura: 3 minutos

CPM

da Redação DiárioZonaNorte

  • O Conselho Participativo Municipal (CPM) tem caráter eminentemente público e é organismo autônomo da sociedade civil;
  • É reconhecido pelo Poder Público Municipal como instância de representação da população de cada região da cidade;
  • O CPM exerce o direito dos cidadãos ao controle social, por meio da fiscalização de ações e gastos públicos;
  • O CPM também apresenta as demandas, necessidades e prioridades na área de sua abrangência; e
  • Nas 32 subprefeituras deverão instalar o respectivo Conselho Participativo Municipal para atuação nos limites de seu território administrativo

Sob o comando da coordenadora  Camila Patrício, nesta 3ª.feira (08/11/2022), aconteceu a 2ª. Reunião Plenária Ordinária do Conselho Participativo Municipal (CPM) dos distritos Santana/Tucuruvi/Mandaqui, na gestão 2022/2024. Não houve a presença do Subprefeito, que foi representado pelo interlocutor Victor Viana (Assessor de Imprensa da Subprefeitura).

No auditório da Subprefeitura (Av.Tucuruvi, 808 – ao lado da Estação do Metrô),  houve a participação de cerca de 30 pessoas – entre conselheiros, munícipes e convidados. Logo no início da reunião, a Secretária Neusa Maria de Faria Perroni desistiu de seu cargo por problemas pessoais e profissionais.

Logo em seguida, foi escolhido o conselheiro Thiago Marsicano dos Santos (representante de Santana) para ocupar a função. Houve o consenso entre todos os conselheiros que deverão dar apoio coletivo e ajuda ao trabalho do novo Secretário.

cpm

Os temas para debate

Como planejado e divulgado, o tema central  foi o Plano Diretor do governo municipal, que já está em discussão em audiências públicas. Houve um primeiro debate para conhecimento de todos os conselheiros, que deverão buscar mais informações para as próximas reuniões. A linha para esses debates é buscar a definição do que pode oferecer o Plano Diretor para a região através da Subprefeitura.

Houve também as participações de duas conselheiras, que informaram o comparecimento em uma audiência pública, na Câmara Municipal,  com o foco no Orçamento no setor  cultural, com o apoio de Movimentos Culturais da Cidade de São Paulo; e o comparecimento no encontro realizado na Unidade Básica de Saúde-UBS da Vila Aurora, com relatos sobre saúde de momento, situação do equipamento e gestões sociais na região.

Os conselheiros deverão levantar, até em reuniões extraordinárias de trabalho, as situações do Caso Campo de Marte, que passou da esfera municipal para a federal, e o que pode impactar e trazer de problemas ou benefícios para a Zona Norte. O mesmo deve ser feito com o Parque Anhembi, que já foi a leilão e saiu das mãos da Prefeitura.

Ainda teve a participação do conselheiro representante dos imigrantes, que buscou informações sobre a representatividade de seus conterrâneos nas eleições do Conselho Participativo Municipal, que deverá voltar ao assunto nas próximas reuniões.

cpm

O CPM representa os moradores

Os conselheiros – que são voluntários e eleitos como representantes dos munícipes – também levantaram a questão da importância de agregar mais público nas reuniões, com as demandas dos moradores dos três distritos. E buscam meios de divulgação eficientes de uma forma geral e convites especiais.

A intenção é mostrar que o Conselho Participativo Municipal é o legítimo representante dos moradores para encaminhamento de todos os problemas e supervisão das ações da Subprefeitura na zeladoria, obras e gastos. “É importante a população participar no local e acompanhar para reivindicar melhorias na região˜, concluiu a coordenadora Camila Patrício.

Os conselheiros

O CPM Santana/Tucuruvi/Mandaqui é composto pelos conselheiros: Camila Patrício – coordenadora (Santana), Thiago Marsicano dos Santos – Secretário (Santana), Aytalene S. de Souza (Santana), Ciberle Isis de Oliveira (Tucuruvi), Daniela Pereira da S. Farias (Santana), Gildete Gomes de Menezes (Santana), Julien Lopes Costa (Santana), Kátia Regina Rosa Gomes (Tucuruvi), Silvana Moreira dos Santos Oliveira (Mandaqui), Silvana da Silva (Tucuruvi), Neusa Maria de Faria Perroni, Vera Lúcia Felizardo (Tucuruvi) e  Daniel Teddy Esponiza Garcia (representante dos Imigrantes).


CPM CPM CPM CPM CPM CPM

 

d