Tempo de Leitura: 9 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

O nascimento do panetone envolve muitas lendas. Alguns pesquisadores afirmam que foi no século XV por um padeiro chamado Toni – dai o nome “Pan de Toni” -, outros indicam que foi o cozinheiro do Papa, Bartolomeo Scappi, no século XVI ou ainda o nobre italiano Ughetto Degli Atellani – no final do século XIX.

Muitos pais e uma única certeza: o brasileiro “amaaaaa” panetone! Panetone é comfort food, é indulgência…. é um carinho para a alma!

Para dar visibilidade a este segmento, a  Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – ABIMAPI, promoveu o Salão do Panetone 2023. 

O evento aconteceu na 5ª feira (20/09/2023), no restaurante Praça São Lourenço – no Itaim Bibi, Zona Sul da cidade de São Paulo. Esta é a segunda edição do Salão do Panetone. A primeira  aconteceu em 2018, tendo seu ciclo interrompido pela pandemia da Covid-19.

Panetone
Luciana Rosa Contarini, Bianca Naves, Mariana Ortiz e Claudio Zanão com as almofadas com aroma e formato de fatias de panetone
Vitrine

Por sua importância o Salão do Panetone é reconhecido pelo mercado como a principal vitrine do setor, por antecipar tendências e lançamentos e por oferecer um panorama deste mercado, que movimenta toda uma cadeia de produtos e serviços que envolve a produção de panetones.

Panetone
Luis Carlos Caetano, Pedro Wickbold, Marta Santos e Claudio Zanão

Nesta edição, nove empresas associadas à ABIMAPI  apresentaram a jornalistas e comunicadores digitais que há de mais novo em sabor, texturas, recheios e coberturas, além das embalagens dos principais lançamentos que serão comercializados no mercado nacional a partir deste mês.

Dados

Uma pesquisa desenvolvida por meio de uma parceria entre a ABIMAPI e a Kantar – Divisão Worldpanel Brasil – , fez uma radiografia deste mercado. Para apresentar a pesquisa, Raquel Ferreira – diretora comercial da Kantar. O estudo de Panetones contou com a participação de mais de 10 mil lares, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.

Panetone

No período de novembro de 2022 a janeiro de 2023, consumimos 42,5 mil toneladas de panetone, tendo a indústria faturada R$ 725 milhões com o produto. A categoria retoma patamares pré-pandemia, atingindo 54,3% de penetração nos lares brasileiros – cerca de 33 milhões de domicílios – onde cada um deles consumiu em média dois por ano.

O atacarejo (cash & carry) ultrapassou o varejo tradicional em share em volume – indicador de mercado que calcula a porcentagem de participação de um canal de venda  no segmento.  A ABIMAPI projeta que a queda da inflação e o aumento do poder de compra dos consumidores, deverá trazer um período sazonal positivo.

Panetone
Luciana Rosa Contarini, Claudio Zanão e Raquel Ferreira

Em entrevista ao DiárioZonaNorte, Claudio Zanãopresidente-executivo da ABIMAPI, ressaltou que “os números são reflexos do esforço da indústria, que inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto. A categoria deve crescer cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas“.

Os dados mostram a importância dos panetones para a indústria de alimentos e para a economia do país. É uma categoria que movimenta milhões e alcança milhares de lares em todo o Brasil, gerando empregos e contribuindo para o nosso desenvolvimento econômico“, finaliza  Claudio Zanão.

Panetone

O panetone tradicional representa 87,7% do total em volume. Dentro do tradicional, a versão de frutas passa a ser a mais importante (passando de 43,1% em 2022 para 53,9% em 2023). Já os recheados representam 12,1% do total em volume. A versão “trufada” passa a ser a mais relevante em volume dentro dessa porcentagem (33,7%), seguida de chocolate (21,5%).

Outro destaque do estudo é que o panetone passou a ocupar definitivamente o posto de “presente de final de ano”, crescendo 3,4% e representando cerca de ⅓ do volume de panetones produzidos.

Panetone
Panettone Arcor Frutas Cristalizadas
Do Brasil para o Mundo

Entre os dias 27 e 29 de setembro, a ABIMAPI levará uma delegação de empresários brasileiros para a cidade de Lima, no Perú – onde acontecerá a feira Expoalimentaria, uma oportunidade única para as empresas brasileiras aumentarem as exportações de panetones, pães, bolos e massas.

Sabores e aromas

Arcor, Casa Suíça, Festtone, Grani Amici, Ofner,  Panco,  Parati (Kellogg’s), Santa Edwiges e Wickbold apresentaram suas criações para a temporada 2023. Recheios fartos, saborosos… Muito  chocolate, doce de leite, goiabada, damascos, avelãs… Sabores como Petit Gateau, creme de avelã, paçoca, cranberry, pão de mel, camafeu,  brigadeiro… Até o delicado crème brûlé se transformou em panetone.

Arcor

Além dos tradicionais frutas cristalizadas e gotas de chocolate, a Arcor traz o Panettone Paçoca Amor apresenta um recheio cremoso e exclusivo, com um suave gostinho de amendoim, elaborado com a icônica Paçoca Amor. O chocolatudo Panettoni Premium Dark, recebe em seu recheio chocolate meio amargo e apresentou sabor equilibrado.

Panetone
Panettone Tortuguita

O Panettone Tortuguita volta ao portfolio da empresa. Super recheado, encanta pelo sabor e pelas embalagens com máscaras destacáveis, que se conectam ao universo digital da tartaruga mais simpática do Brasil.  Na linha de panetones especiais, a Arcor apresenta ainda recheios como doce de leite, trufado , petit gâteau, sonho doce de leite e goiabada.

Panetone

A empresa também é dona das marcas Aymoré e Triunfo – que para o Natal 2023 apostam nos sabores tradicionais: frutas cristalizadas, gotas de chocolate e recheio de chocolate.

Panetone
Granittones – sabor e glúten free
Grani Amici

A marca tem como destaque a saudabilidade, oferecendo produtos panificados livres de glúten, leite e lactose – com muito sabor. Os Granittones tem o sabor frutas cristalizadas e gotas de chocolate.

Darlene Maria Joaquim, Larissa Ferreira e Larissa Langer
Marilan 

A Marilan – tradicional  fabricante brasileira de biscoitos do Brasil faz sua estreia no  mercado de panetones, com a linha Marilan Bello Forno. Produzido com fermentação 100% natural, além dos sabores tradicionais frutas cristalizadas e gotas de chocolate, apresenta o inusitado “pavê de chocolate” – com massa Maizena Marilan e recheio de ganache de chocolate. , que em s venda com um sabor exclusivo: Pavê de Chocolate.

Marilan Bello Forno sabor Pavê de Chocolate

Em 2020, a Marilan adquiriu o controle da tradicional  Casa Suíça, marca premium de bolos.  Com sabores e embalagens que regatam a elegância do Natal, apresenta os sabores como frutas cristalizadas, trufado e avelã. Fazem sucesso os bits (pequenos pedaços de panetone cobertos com chocolate), nos sabores frutas cristalizadas e gotas de chocolate.

Casa Suiça Frutas Cristalizadas
Ofner

A confeitaria mais amada pelos paulistas entrega tudo o que promete: sabor, textura e novidade. Em parceria com o Instituto Le Cordon Bleu, assina o sensacional Crème Brûlée. 

Colab entre a Ofner e a Le Cordon Blue, o Panettone Créme Brúlée

O panetone genovês (que tem uma altura menor que o tradicional napolitano), ganha vida com o sabor Arancia & Cioccolato, onde o cítrico da laranja conversa bem com a doçura do chocolate.

O Caramel & Irish Cream, que leva na receita o licor cremoso Baileys, volta ao portfolio da empresa.

Ana Carolina Moreira, Poliana Quinário, Vanessa Dantas e Guilherme Osório
Panco

Além dos tradicionais frutas cristalizadas e gotas de chocolate, a Panco assina o mega delicioso Panettone Creme dos Sonhos. A massa muito macia, molhadinha, leva em sua composição blueberries e cranberries fresquíssimas e pedaçudas, um recheio suave e cremoso que lembra o belga.

Panettone Creme dos Sonhos

Na nossa gulosa opinião, surreal de tão delicioso….  devoramos literalmente, em menos de 10 minutos. Uma dica nossa, harmonizou muito bem com o vinho do porto Valdouro Ruby. 

Paula Fava, Marta Santos e Eliane

A ele, juntam-se ainda o Panettone Banoffee  que combina um cremoso doce de leite e deliciosos cubos de bananada, envoltos em uma massa macia e molhadinha e o Panettone Tiramissù, recheio extremamente cremoso e saboroso de chocolate com toque de café em harmonia com a massa macia e úmida do panettone. No quesito gostosura, seguem a linha do Creme dos Sonhos.

Panettones Parati Choco Max Avelã, Choco Max e Frutas Cristalizadas
Parati®

Elaborados com fermentação natural, a  marca Parati®, da Kellogg’s,  disponibiliza uma linha de panetones com cinco sabores: Panettone Tradicional com Frutas Cristalizadas, Panettone com Gotas de Chocolate, Panettone com Gotas de Brigadeiro, Panettone Choco Max com Gotas de Chocolate ao Leite e, por fim, o Panettone Choco Max sabor Avelã.

Santa Edwiges

A Santa Edwiges, tradicional fabricante de biscoitos amanteigados e dinamarqueses, disponíveis em lindas latas decoradas, se sai muito bem na elaboração de seus  panetones nas linhas Premium,  Recheados, Mini, Zero e Gourmet. As embalagens se apresentam nas versões em papelão e lata, tornando os panetones um lindo presente.

Panettone Gourmet Santa Edwiges Frutas Especiais. Acompanha dois saches de açúcar para finalizar a cobertura.

Produzidos conforme um processo artesanal, que confere a massa textura e maciez. Recheado com produtos nobres, uniformemente distribuídos pela massa. A empresa ainda é dona das marcas Vicenza e Di Lucca.

Gisele Fontana e Débora Santos
Siena Alimentos

A Siena participou do Salão do Panetone, com a marca Festtone. A empresa paranaense produz exclusivamente panetones – por meio das marcas Festtone e Roma, seguindo uma receita tradicional italiana e processo de fermentação natural.

Panettone frutas cristalizadas da Festtone

O destaque da Festtone é o sabor Petit Gateau, concebido para ser uma sobremesa e ser consumido quentinho, com uma bola de sorvete. Para os fãs de chocolate, o Festtone Duplo Chocolate não decepciona por sua massa de chocolate, recheada com gotas de chocolate. Os tradicionais frutas cristalizadas e gotas de chocolate também não decepcionam.

Daniel Ditzel – coordenador regional de vendas da Siena Alimentos, produtora dos Panettones Festtone e Roma
Wickbold 

Wickbold apresenta 10 opções de panetones em seu portfólio de 2023. São quatro categorias – que ainda dispõem de caixas presenteáveis: Especiais (feitos com ingredientes premium e selecionados), Zero Adição de açúcares, Sem Glúten e Minis com licenciamento da Turma da Mônica.

Tanto o Zero Adição como o Sem Glúten entregam tudo o que prometem. Sabor, textura, recheio…  Na linha especial, o Frutas & Castanhas do Pará ganhou nosso coração, por ter como fornecedor a Rede Origens, que promove o comércio ético entre empresas e comunidades da Amazônia.

Panettone Gotas de Chocolate Seven Boys

Em 2015 a marca Seven Boys passou a integrar o grupo Wickbold. A marca focou na produção de panetones tradicionais, de fermentação natural, originando uma massa de sabor e textura ímpar.

Pedro Wickbold
Serviço:

Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – ABIMAPI

  • Av. Paulista, 1754 – cj.104 – São Paulo-SP – 01310-920
  • +55 11 5188 6200

d

Veja a galeria de fotos do evento: