Home Estilo DZN Saiba como castrar gratuitamente seu cão ou gato nos equipamentos da Prefeitura

Saiba como castrar gratuitamente seu cão ou gato nos equipamentos da Prefeitura

castrar
Tempo de Leitura: 2 minutos

castrar

  • Esterilização gratuita é realizada por encaminhamento para clínicas conveniadas

Quem tiver interesse em castrar seu animal de estimação, pode contar com os equipamentos da Prefeitura de São Paulo. O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG é um serviço gratuito oferecido aos moradores da cidade desde 2001.

Nesses anos de atuação, mais de um 1,3 mil pets foram esterilizados cirurgicamente. A estimativa anual é de mais de 110 mil castrações, podendo sofrer alterações em virtude da programação de ações especiais.

O serviço é gratuito e está disponível a todo munícipe residente na cidade de São Paulo que possua animais de estimação. O programa prevê atendimento através de clínicas contratadas ou por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social.

Clínicas veterinárias

O atendimento pelas clínicas veterinárias contratadas é realizado mediante cadastro prévio dos interessados, que devem obter o Termo de Encaminhamento e escolher o endereço mais próximo à sua residência, para a realização das cirurgias de esterilização. O tempo médio de atendimento pode variar de acordo com a clínica escolhida. É possível obter o Termo de Encaminhamento presencialmente ou on-line.

Após agendamento é necessário comparecer a uma das Praças de Atendimento, portando os documentos obrigatórios. Nessa etapa não é necessário levar o animal. Depois do Termo emitido é só aguardar o contato para o agendamento e as orientações gerais.

On-line

O processo é simples e o primeiro passo é buscar o serviço “Castração de cães e gatos” no menu do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida basta preencher um formulário on-line informando os dados do animal que deseja castrar. O interessado também precisará enviar, pelo próprio sistema, os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais.

Documentos obrigatórios
  • Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;
  • Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;
  • Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.
Mutirões

Os mutirões abrangem regiões classificadas como prioritárias, de acordo com critérios epidemiológicos, demográficos e sociais. São destinados a atender a população de maior vulnerabilidade social e, portanto, menor acesso a serviços médicos veterinários. Esses eventos são realizados em duas frentes:

  •  Por ONGs contratadas em unidades escolares e associações de bairro, entre outros, que concedem o espaço para a realização dos procedimentos cirúrgicos de esterilização;
  •  A segunda modalidade é a esterilização cirúrgica por meio de unidades móveis – serviço popularmente conhecido como Castramóvel. Como os mutirões são itinerantes, a população da região contemplada é informada com uma semana de antecedência.

As entidades responsáveis pela inscrição e castração do animal realizam ampla divulgação por meio de panfletos, cartazes, faixas e outros meios na comunidade local. A inscrição para a cirurgia do animal acontece antes da data do mutirão, onde o munícipe recebe todas as orientações sobre o procedimento e a necessidade do Registro Geral do Animal (RGA). O munícipe deve apresentar o documento de identidade, o CPF e o comprovante de endereço. No ato da inscrição não é necessária a presença do animal.

Locais para castração:

ZN – Divisão de Vigilância de Zoonoses 

  • Rua Santa Eulália,86 – (ao lado do PS Santana / prox. Campo de Marte)
  • Telefone: (11) 2974.8000

UVIS Freguesia / Brasilândia

  • Rua Chico de Paula, 238
  • Telefone: (11) 3936.7422

 

<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP>>

d