Home Cotidiano Revitalização do centro traz o “Projeto Ruas Temáticas”: a das Motos será...

Revitalização do centro traz o “Projeto Ruas Temáticas”: a das Motos será a primeira

Tempo de Leitura: 2 minutos

.

  • Ação faz parte do projeto Ruas Temáticas, que prevê melhorias urbanas em vias reconhecidas por sua relevância econômica, turística e cultural para a cidade
  • Há previsão também de requalificação em 2024 das ruas Santa Ifigênia (Rua dos Eletrônicos), São Caetano (Rua das Noivas), Paula Sousa (Rua das Cozinhas) e Florêncio de Abreu (Rua das Ferramentas).

A história da Rua General Osório, no centro da cidade de São Paulo, é uma homenagem ao Marquês do Herval e, como militar, as suas participações nas Guerras do Paraguai e do Tuiuti, mas hoje revela-se como um capítulo vibrante na narrativa do motociclismo brasileiro.

Popularmente chamada de “Rua das Motos”, a via desperta desde os anos 1940 interesse em âmbito nacional. Até hoje a Rua General Osório é considerada uma referência na cidade para a compra de artigos e equipamentos para motos.

temáticas

Ela oferece uma variedade de peças novas e usadas, além de oficinas especializadas em conserto e restauração. O local é destino de turismo de compras na cidade e atrai visitantes de diversas regiões do Brasil.

O projeto prevê melhoria das calçadas com o alargamento de esquinas e passeios públicos para ampliar a segurança e acessibilidade; criação de espaços de permanência e de circulação de pedestres e instalação de mobiliário urbano. 

A iniciativa faz parte do projeto Ruas Temáticas da Prefeitura de São Paulo. Ele destina-se à requalificação de vias públicas reconhecidas por sua relevância econômica, turística e cultural para a cidade.

temáticas

Na a execução das obras, o Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) aprovou no dia 30 de novembro o valor de R$ 1,5 milhão. 

Em colaboração com a Associação Rua das Motos, o projeto de requalificação da Rua General Osório foi apresentado e debatidos entre a Prefeitura de São Paulo, os comerciantes e prestadores de serviços locais. Essa interação visa a fortalecer o diálogo e ampliar a cooperação entre poder público e sociedade civil. 


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM – e Imprensa da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento / SP Urbanismo  >>