Home Destaque Respeitável público: ” O Mundo do Circo ” estreia gratuitamente no Pq....

Respeitável público: ” O Mundo do Circo ” estreia gratuitamente no Pq. da Juventude

Tempo de Leitura: 6 minutos

 

  • Lançamento acontece oficialmente nesta 3a.feira (20/12/2022)
  • E terá programação gratuita até o final do mês
  • Em janeiro de 2023 terá novas apresentações no aniversário da cidade

A Zona Norte terá um final de ano diferente, nesta 3ª.feira (20/12/2022), a partir das 12 horas será a abertura oficial para o público em geral,  com ações circenses no Parque da Juventude/Dom Paulo Evaristo Arns.  Com o patrocínio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo  e coordenação da Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA acontece o “Mundo do Circo SP”, dando apoio aos vários setores da cadeia produtiva circense.

Com dois períodos de apresentações neste ano ( de 20/12 a 23/12 e de 27 a 30/12/202) e mais a temporada de 24 a 30 de janeiro – na semana de aniversário da cidade,  acontecerá mais de 60 espaços dedicados à arte e cultura circense. O horário das apresentações, com exceção às 12 horas no primeiro dia, o restante da programação terá inicio às 11 horas e com encerramento às 22 horas.

Na festa de lançamento (20/12) foi programada uma agenda que, além de espetáculos circenses, envolve um cortejo com palhaços e representantes religiosos. Os participantes farão uma ‘lavagem’ ecumênica em respeito aos 111 detentos mortos em 1992 na Casa de Detenção do Carandiru, local que atualmente sedia o Parque da Juventude, complexo cultural, recreativo e esportivo de São Paulo.

Muitas atrações gratuitas

Nos três períodos de apresentações, o “Mundo do Circo SP” apresentará ações  gratuitas para a população com espetáculos de companhias tradicionais e contemporâneas, cabarés exclusivos com números circenses, palhaços, globo da morte, trapézio, aparelhos aéreos, e outras modalidades.  O espaço será ainda ocupado por oficinas, sempre com foco no universo do circo.

O espaço reabre em janeiro com programação especial de férias para a criançada, voltada para as ações circenses. Na semana do aniversário da cidade de São Paulo, de 24 a 30 de janeiro, está previsto o “Festival de Circo SP”.

Haverá participações de circos conhecidos dos paulistanos, que tiveram grandes turnes na cidade, como o Circo Spacial —  que mistura números tradicionais e modernos — e do  Circo Stankovitch, um dos mais famosos do Brasil — que prevê ainda intervenções externas com apresentações do “Globo das Motos”, de esquetes cômicas e dos ‘Bikers do Carandiru’.

Ações do programa

O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo-, além do Picadeiro a Céu Aberto.

A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações.

Uma terceira lona abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O Picadeiro a Céu Aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua. A da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.

O local contará com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar uma referência para o setor circense, com oportunidades para apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.

A Vila dos Artistas receberá as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Há a expectativa ainda da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense.

O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do governo de São Paulo e vai ocupar um espaço de mais de 10 mil metros quadrados do Parque da Juventude.

Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023,  passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).

Foto/Arquivo – Festival Circo em Piracicaba em 2019

 


Programação Completa 

20/12 (terça-feira) 

12h Exposição Mundo do Circo / 16h GRANDE LONA Circo Spacial – 1h de duração / 17h GLOBO DAS MOTOS  / 17h30 INTERVENÇÕES EXTERNAS (JUNTOS) 15minutos de duração / Brigite Margô e Begonia da Silva  / 18h Bikers do Carandiru  / 18h30 GLOBO DAS MOTOS / 19h LONA MULTIUSO Maratona 5 (JUNTOS) / Apresentado por Julieta Zarza –  Duo AcroBaSi – Maré Oliveira – Karina Bredariol – Ester Cassinelli / Circo Casca de Noz / 19h50 GLOBO DAS MOTOS / 20h GRANDE LONA – CIRCO STANKOVICH 1h de duração /21h GLOBO DAS MOTOS

 21/12 (quarta-feira) 

11h Exposição Mundo do Circo / 19h30 Maratona Números de Rua (JUNTOS) 23 minutos duração – Irmãos Figura – “Duo Vertigem” / 20h LONA MULTIUSO Ecos 0 (JUNTOS) –   apresentador: KERSITTO (50 minutos duração) / / alhaças Spirulina e Jurubeba / Cia Zero – Tita Benelli” / 21h GRANDE LONA – CABARÉ SORTIDO – Direção: Lu Lopes 43,5minutos duração – Josi Stevanato – Los Branda  – Companhia Gravitá – Iara Gueller  – Duo Simetria / Cia. OliOlicirus

22/12 (quinta-feira) 

11h Exposição Mundo do Circo  / 20h LONA MULTIUSO Ecos 1 (JUNTOS) 40 minutos duração – Juliana Bordallo – Gêmeas Dias  – Priscila Vasconcelos e Lucas Gurbanov – Leonora Cardani” / 21h Cabaré: TUDO COMEÇA EM PIZZA – Apresentadora: Paola Musatti – Direção: Mark Bromilow 59minutos duração / Cia Barnabô – Michelle Nogueira – Los Branda – PAOLA MUSATTI – Samuel Conti /  Duo 121 – Mai Yamachi – Jessica Arpim – Palhaça – Zé Wilson – Trapézio de vôos – Du Mantovani – Banda / Anderson Malabarista – Malabarista”  –

23/12 (sexta-feira) 

19h30 LONA MULTIUSO – CIA K Kbaré – Direção Kiko Caldas 1h duração / 21h TEATRO MÁGICO

27/12 (terça-feira) 

16h GRANDE LONA (confirmar)  / OFICINAS CONFIRMADAS (dur. 2h) / Bate-papo palestra debate entre Elza Golf e Luiz Ramalho /  18h LONA MULTIUSO Ecos 3 (JUNTOS) 50minutos duração  – Incrivelmente Mágico

28/12 (quarta-feira) 

16h GRANDE LONA (confirmar) / OFICINAS CONFIRMADAS (dur. 2h) / Bate-papo palestra debate entre Elza Golf / 18h LONA MULTIUSO Ecos 4 (JUNTOS) 40munitos duração – Palhaço Fusquinha

29/12 (quinta-feira) 

17h Carlitadas e Os Mestres em Ação / 18h Ecos 5 (JUNTOS)  – Apresentador Kersitto (31 minutos duração) / Companhia das Rosas  / Entidade Criativa / Pipa Luke / Lucas Gurbanov

30/12 (sexta-feira) 

18h Ecos 6 (JUNTOS) 57minutos duração / DUBA BECKER / Valdo Matos / Irmãos Becker”


Serviço

  • Evento: O Mundo do Circo e o Festival de Circo SP
  • Local: Parque da Juventude / Dom Evaristo Arns
  • Endereço: Av. Cruzeiro do Sul,  2.630 (esquina com Av. Gen. Ataliba Leonel )
  • Bairro: Carandiru/Santana
  • Período/O Mundo do Circo: 20 a 23/12 e 27 a 30/12/2022
  • Horário:
  • Ingresso: gratuito
  • Transporte/Metrô: Linha 1-Azul / Estação Carandiru
  • Transporte/Ônibus: próximo Terminal de Santana
  • Linhas de ônibus:  042, 107T-10, 179X-10, 2032-10, 2033-10, 271A-10, 271A-51, 271M-10, 337, 500 e 566
  • Estacionamento: Parque da Juventude/ao lado Prédio Etec-Av.Cruzeiro do Sul
  • Programação:  estará disponível no site https://mundodocircosp.com.br/ 

Sobre a Amigos da Arte ==  A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


<<Com apoio de informações/fonte: Pridea Comunicação / Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado >>