Home Destaque Redes Sociais mostram que 75% das pesquisas são para compras de ...

Redes Sociais mostram que 75% das pesquisas são para compras de produtos

pesquisas
Tempo de Leitura: 2 minutos

pesquisas

  • Levantamento mostra adesão dos consumidores às compras via redes sociais
  • Instagram e QhatsApp são mencionados na pesquisa

A Pesquisa Social Commerce 2.0 – Tendências de consumo nas redes sociais, realizada pela All In e OpinionBox, mostra que 75% dos consumidores entrevistados usam as redes sociais para pesquisar produtos.

Também entre os mais de 1.000 entrevistados, 71% afirmaram que utilizam as redes sociais para fazer compras, 61% afirmaram ser adeptos ao Live Commerce (venda de produtos em lives) pelos descontos exclusivos. O Instagram é a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos.

“De fato, o Instagram é um oceano azul, e o empreendedor pode fazer dele sua fonte de renda. O Instagram, assim como as outras redes sociais, está ligado diretamente ao indivíduo, ao relacionamento e a humanização”, menciona a especialista em redes sociais e CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho (*).

E é justamente a humanização que faz com que cresça o interesse pelo chamado social commerce. Segundo a pesquisa, as redes sociais trouxeram mais chances de venda a lojas que não possuem uma estrutura de site/aplicativo e podem vender por DM, WhatsApp e ainda contam com uma vitrine online. “Isso amplia muito as chances de pequenos negócios, dos mais variados segmentos”, ressalta a especialista.

Quais as pesquisas de produtos? 

Segundo a pesquisa, dentre os 75% que afirmaram utilizar as redes para pesquisar antes de comprar, o comportamento é o seguinte (considerando que o mesmo entrevistado pode ter indicado mais de uma opção):

  • 67% buscam informações sobre preços;
  • 60% buscam comentários sobre a experiência de compra de outros consumidores (avaliações);
  • 57% buscam imagens/fotos que ilustram o produto;
  • 55% procuram detalhes sobre os produtos, como opções de cores, materiais, tamanhos;
  • 49% buscam informações sobre frete;
  • 44% buscam dados da empresa, como endereço do site ou da loja física;
  • 31% conferem a existência de certificados de autenticidade/segurança (contas verificadas, por exemplo);
  • 24% buscam canais de atendimento/contato.

“Diante desses dados tão importantes, fica clara a necessidade de investir tempo e cuidado com a sua marca nas redes sociais. Não basta mais ter apenas uma loja física e uma loja virtual, se ambas não conversam com seu público onde ele está. O novo cliente digital dá grande valor para uma experiência mais humana e criativa na internet”, conclui Adriana.

Saiba mais detalhes da pesquisa: clique aqui


(*) Adriana Coutinho — empresária, palestrante e digital influencer. Founder e CEO da Acout Plus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais. A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Walt Disney, Universal Music, Niely Cosméticos, Cleo Pires, Luísa Sonza, Fábio Júnior, entre tantos outros.


<<Com apoio de informações: Temma Agência de RelaçõesPúblicasw Narketing Digital – Stefani Pereira/Daniela Pimenta>>

d