Home Bem Estar Queixa de dores aumentam com a chegada do inverno

Queixa de dores aumentam com a chegada do inverno

Inverno
Tempo de Leitura: 2 minutos

 

  • Estação mais fria do ano se aproxima e os ombros estão entre as partes do corpo mais impactadas.

Com a proximidade do inverno (inicia em 21 de junho) e a chegada das baixas temperaturas, as queixas de dores musculares e nas articulações se tornam cada vez mais frequentes. Um estudo realizado pela Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando ocorre alguma mudança brusca na temperatura.

A região dos ombros está entre as partes mais atingidas pela situação e o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Sandro da Sil Reginaldo, explica por quê. “Para o corpo humano funcionar de maneira adequada, precisamos manter uma temperatura interna entre 36°C a 37°C. No frio, na tentativa de ficarmos aquecidos, nosso corpo se acostumou a não se movimentar e se manter encolhido, o que acaba por causar um certo grau de rigidez. Com isso, as articulações e a circulação sanguínea ficam comprometidas, causando dores e espasmos”, fala.

Baixas temperaturas

O especialista ainda acrescenta que as quedas de temperatura durante o inverno podem colaborar na intensificação das dores de quem já possui algum tipo de problema crônico, como atrite, artrose ou escoliose.

Para aqueles que já sofrem com algum problema articular, o frio pode causar mais dores, devido a dois aspectos: o primeiro é que, devido às baixas temperaturas, o líquido sinovial, responsável por trazer a lubrificação entre as articulações, fica mais espesso e não cumpre adequadamente sua função. Outro fator importante é que com a chegada de menos sangue e nutrientes aos músculos e articulações, as estruturas do nosso metabolismo ficam afetadas e o nosso corpo acaba tendo uma dificuldade maior em combater qualquer processo inflamatório”, pontua Silva Reginaldo

Para evitar esse tipo de incômodo, além de andar sempre bem agasalhado, o presidente da SBCOC enfatiza a importância de se fazer alongamento. “Esse tipo de exercício auxilia na ativação muscular, favorecendo a circulação sanguínea, além de aumentar a temperatura corporal”, salienta. “E vale lembrar que percebendo qualquer tipo de dor incomum, procure um médico ortopedista para avaliação correta”, conclui.

<com apoio de informações: Predicado Comunicação – jornalista Viviane Bucci >

d