Home Destaque Projeto de robótica e programação atinge alunos de escola estadual da Vila...

Projeto de robótica e programação atinge alunos de escola estadual da Vila Medeiros

Tempo de Leitura: 4 minutos

robótica

  • Projeto de programação e robótica para alunos da ZN de SP ganha exposição
  • O projeto ‘Aprendizes – Digital‘ na E.E. Prof. Sebastião de Souza Bueno, atendeu mais de 100 alunos

Entre os meses de março e dezembro deste ano, mais de 100 alunos da Escola Estadual Prof. Sebastião de Souza Bueno ( R. Francisco de Medeiros Jordão, 579 – telefone: 11- 2201.8592 ), no bairro Vila Medeiros (Zona Norte-Nordeste), tiveram a oportunidade de participar do projeto ‘Aprendizes – Digital’, que levou oficinas de robótica e programação ministradas pela Robomind, parceira pedagógica do projeto.

As aulas usaram como base o material da Lego EV3 Mindstorm (ver detalhes aqui), que possibilitou aos alunos produzirem os próprios robôs e, por meio de um notebook (também fornecido pelo projeto), programar os comandos – e movimentos – de suas criações.

A iniciativa teve o patrocínio da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, que no final do curso contratou a aluna Maria Eduarda Lopes e o aluno Gabriel Ferreira Souto como jovens aprendizes da empresa. “Com o projeto consegui desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e raciocínio lógico”, contou Maria Eduarda.

robótica

Exposição virtual com resultados

O resultado dos projetos desenvolvidos pelos alunos será reunido em uma exposição virtual, no site oficial do “Aprendizes Digital” (clique aqui) e no Instagram (clique aqui) do projeto, que mostra as aplicações e descrições das criações. Entre elas, os alunos entenderam como funciona a frenagem automática dos carros modernos atuais, aprenderam mais sobre placas solares ao desenvolver um protótipo que lê a luminosidade do ambiente procurando a claridade, e criaram um robô com sensor ultrassônico que identifica a necessidade de regar as plantas.

“O desenvolvimento das ferramentas digitais facilita muito determinadas atividades, e os estudantes estão aprendendo isso na prática na escola: trabalho em equipe, ordenança, planejamento, criatividade à serviço de um mundo melhor”, acredita Marta, professora de Português e Inglês da escola estadual da Vila Medeiros.

Além disso, o curso possibilitou o desenvolvimento de habilidades técnicas. “Um dos sonhos do meu filho é ser engenheiro mecânico e acredito que este curso o ajudou no seu desenvolvimento profissional¨, comentou Gisele, mãe do João Vitor, um dos alunos do curso.


Assista ao video com momentos do projeto na escola da Vila Medeiros – clique:


O retorno para os alunos

A escola também recebeu encontros artístico-culturais mensais para ajudar os alunos a vincular os conceitos da programação aos mais lúdicos e artísticos. Ao final do projeto, além dos robôs, os alunos também criaram lambe-lambe com fotos e frases produzidas por eles mesmos e stencil com tinta. As fotos tiradas pelos alunos, que trazem seus olhares sobre os robôs em relação à vida deles, serão expostas em projeção na escola.

“O projeto pode estimular e potencializar diferentes formas de conhecimento. Para além dos saberes adquiridos sobre tecnologia nos encontros focados em robótica, as oficinas culturais trouxeram elementos fundamentais no processo de aprendizagem: a reflexão e a criação. Através do pensamento criativo o estudante não só executa algo, ele imagina possibilidades. E as grandes invenções tecnológicas surgiram de onde afinal? De imaginações potentes, mirabolantes, que enxergam a conexão potente que existe entre saber técnico e criativo”, afirma Luciana Nobre, Coordenadora Pedagógica Cultural do projeto. robótica

Descontos no IPTU e ISS

Esse projeto foi viabilizado através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), que permite que empresas invistam em projetos socioculturais por meio da dedução de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Serviços (ISS), e foi realizado em parceria com a Rhadar Cultural.

Segundo Ítalo Azevedo, Gestor Cultural da Muda Cultural, falta informação sobre os benefícios do Pro-mac para as empresas de São Paulo. “Projetos como esse do Aprendizes – Digital podem ser desenvolvidos por qualquer empresa através das leis de incentivo. Esses projetos, além de criarem um diferencial competitivo para as marcas, fazem a diferença na sociedade e trazem mudanças positivas para a realidade dos paulistanos”, acrescenta.

Sobre a Muda Cultural

A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura. Há mais de dez anos no mercado cultural, a Muda atua na gestão de investimento social privado e no desenvolvimento de projetos através das leis de incentivo, sendo o elo entre marcas e seus públicos de interesse. Tendo como principal ativo uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de transitar entre os universos artísticos, da produção e da gestão cultural, incluindo concepção, curadoria de conteúdos e planejamento. Para saber mais, visite o site: http://mudacultural.com.br/  – Instagram: @mudacultural  – Facebook: www.facebook.com/mudacultural/ 


Álbum/portifólio — clique na imagem para expandí-la:

 


<< Com apoio de informações/fonte: Sherlock Communications / Amanda Boucault >>

 

 

d