Home Cultura Programa “Vai de Roteiro” com visitas gratuitas em 15 pontos turísticos da...

Programa “Vai de Roteiro” com visitas gratuitas em 15 pontos turísticos da cidade

Tempo de Leitura: 3 minutos

Roteiro

  • Há planos de acrescentar novos pontos de visitas até o final do ano
  • A visita na sede da Prefeitura, o Edifício Matarazzo, tem agenda separada

Muitos paulistas e  paulistanos não conhecem plenamente a metrópole, que recebe mais de 15 milhões de turistas por ano, sendo cerca de 3 milhões de estrangeiros. É um lugar onde o mundo todo se encontra. E há opções para todos os gostos e mais os pontos marcantes da cidade.

Por meio do programa “Vai de Roteiro”, a Secretaria Municipal de Turismo  possibilita à população da cidade e aos turistas a realização de passeios gratuítos com guias de turismo credenciados. Esses passeios têm duração de 1h30 a 2 horas.

Desde o ano passado, os roteiros incluíam locais como Avenida Paulista, Liberdade, Ibirapuera,  Museu do Ipiranga, Parque da Independência, Ecoturismo / Cantareira, Ecoturismo / Parelheiros, Mercado Municipal Paulistano e Museu da Imigração – além da sede da Prefeitura no Edifício Matarazzo.

Roteiro
Página para escolha de dia/horário da visita
Os 15 roteiros da cidade

E agora estão sendo oferecidos mais cinco novos percursos em locais da cidade com temas diversificados: Vila Madalena, Arena do Corinthians, Baixo Augusta, Bairro do Ipiranga e Triângulo Histórico.

Os passeios permitem conhecer pontos importantes da cidade e explorar temas como arte, arquitetura, gastronomia, ecoturismo e história do futebol. O programa tem como objetivo oferecer opções estruturadas de turismo na cidade e pretende ampliar as opções de roteiros até o final do ano.

Agora passam a 15 roteiros em operação:

  1.   Arena do Corinthians
  2.   Avenida Paulista
  3.   Bairro do Ipiranga
  4.   Baixo Augusta
  5.   Ecoturismo – Cantareira
  6.   Ecoturismo – Parelheiros
  7.   Ibirapuera
  8.   Liberdade
  9.   Mercado Municipal Paulistano
  10. Museu da Imigração
  11. Museu do Ipiranga
  12. Parque da Independência
  13. Triângulo Histórico
  14. Vila Madalena
  15. Matarazzo – Sede da Prefeitura

Na Vila Madalena é possível visitar galerias de arte, ruas gastronômicas e exposições de grafitti. Já o passeio pelo Baixo Augusta inclui a passagem por prédios famosos como Copan e Edifício Itália, além de ruas históricas como a da Consolação.

Já no Triângulo Histórico abrange as construções mais antigas e culturais da região, enquanto o Bairro do Ipiranga conta a história de uma das regiões mais antigas da cidade, incluindo visitas ao Museu de Zoologia da USP e ao Museu Vicente de Azevedo.

Mais informações e detalhes sobre os roteiros — clique aqui

Inscrições para os passeios

É necessária inscrição antecipada pela plataforma Sympla (ver link abaixo)  ou, caso haja vagas remanescentes no local, até 30 minutos antes do início do passeio. Os pontos de partida variam do metrô até algum local do roteiro. Além disso, a Prefeitura da Cidade de São Paulo oferece guias de turismo credenciados para acompanhar os participantes, garantindo uma experiência enriquecedora e segura.

O programa atende tanto turistas quanto moradores da cidade interessados em aprender mais sobre São Paulo. Confira os dias e horários disponíveis no site e reserve o ingresso gratuitamente.

Roteiro
Inscrições: página Sympla com opções de roteiros
Visita Guiada ao Edifício Matarazzo

O prédio da sede da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Edifício Matarazzo, está no programa, mas com roteiro à parte e normas específicas para a visita. É uma oportunidade imperdível de ver a cidade por um outro ângulo, valorizando mais um patrimônio histórico do Centro que pode ser acessado pelos moradores e visitantes da cidade.  Os roteiros passam pelo terceiro andar e pelo jardim na cobertura do prédio – onde há mirantes para diversos pontos incríveis da cidade.

Não há agendamento antecipado. Os interessados devem chegar ao local com uma hora de antecedência, no mínimo, à recepção do edifício e no máximo 15 minutos antes da visita. Em cada visita há um limite de 10 vagas por horário. É necessária apresentação de documento oficial com foto. Já crianças até 5 anos incompleto também é aceita certidão de nascimento.

As visitações acontecem de 3ª a 6ª. feira, das 14h30 e 16h30; sábados às 16h30; e domingos às 10h30 e 16h30.   Mais detalhes e instruções – clique aqui.  

Roteiro


Serviço

  • Evento: Vai de Roteiro  (Exceto Ed. Matarazzo)
  • Custo/Ingresso: GRATUITO
  • Escolha de roteiro/Inscrições: Sympla – clique aqui

<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM >>

 

D