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Procon-SP e Guarulhos divulgam cadastros dos fornecedores mais reclamados em 2023

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  • Em São Paulo, foram registradas quase 770 mil reclamações; 207 mil queixas foram finalizadas com o apoio dos especialistas;
  • Lista é instrumento para empresas aprimorarem suas políticas de atendimento ao consumidor.

O Procon-SP divulga nesta 6a. feira (14/03/2024), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas com os fornecedores mais reclamados em 2023.

As informações contidas nesta lista refletem as queixas que não foram solucionadas em uma primeira tentativa de acordo feita pelo órgão de defesa, sendo convertidas em processos administrativos. Hurb Technologies S/A, Grupo 123 Milhas e Enel ocupam os primeiros lugares no ranking.

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Em todo o ano de 2023 foram registradas 769.556 reclamações no canal de atendimento online e nos postos presenciais. Destas, 672.040 foram mediadas em uma primeira fase (a diferença de 97 mil se refere a consultas, denúncias e outras interações com consumidores).

No período, foram finalizadas 207.220 queixas feitas contra 21.925 fornecedores, com mediação feita pelos especialistas do Procon-SP – independentemente de terem sido atendidas pelo fornecedor.

“O grande volume de reclamações reflete o tamanho da economia paulista; mas, ainda chama a atenção o baixo índice de solução apresentado pelas empresas, especialmente as que figuram nas primeiras colocações no ranking”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

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As duas primeiras colocações do cadastro são de empresas do setor de turismo que atuam na modalidade de viagem com datas de agendamento flexível: Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas.

Os problemas mais citados pelos consumidores em relação a elas foram ofertas não cumpridas, dificuldade na devolução dos valores pagos, dificuldade para cancelar ou alterar o contrato e questionamento de cobranças (serviço não fornecido).

A Hurb teve 11.631 reclamações registradas, sendo 809 atendidas e 10.822 não atendidas, com um índice expressivamente baixo (7%) de solução das queixas apresentadas. Em maio de 2023 a empresa foi multada pelo Procon-SP em R$ 4,4 milhões.

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Já a 123 Milhas teve 8.186 reclamações – 494 atendidas e 7.692 não atendidas. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial e  o  Procon-SP  solicitou  entrar como ´´Amicus Curiae´´(é uma expressão em Latim utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais); a empresa também foi multada pelo Procon-SP no valor de R$ 2,5 milhões.

Em terceiro lugar no ranking geral consta a concessionária de energia elétrica Enel com 5.800 reclamações (tendo atendido 1.238 demandas e não atendido 4.562). Problemas relacionados a cobranças indevidas – incompatíveis com o perfil de uso -, faturamentos acumulados, dificuldades na renegociação, cobrança de tarifas e taxas não previstas ou informadas e negativação indevida, são a maior parte dos questionamentos.

Em razão da interrupção no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana durante a primeira semana de novembro de 2023, a Enel foi multada em mais de R$ R$ 12 milhões.

Veja o relatório completo com os nomes das 50 empresas e informações complementaresclique aqui

Sobre o Cadastro

A publicação desta lista é feita anualmente em cumprimento do artigo 44, da Lei 8.078/1990 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor – com o objetivo de informar a sociedade sobre a conduta de fornecedores de produtos e serviços.

Primeiros Colocados nos Últimos 5 Anos

  • 2023 – Hurb Technologies S/A
  • 2022 – Faci.ly
  • 2021 – Eletropaulo – Enel
  • 2020 – Eletropaulo – Enel
  • 2019– Via Varejo (C. Bahia/Ponto Frio/Extra/Bartira)

 Procon Guarulhos divulga o ranking de  empresas reclamadas em 2023

O Procon Guarulhos também divulgou o ranking das 50 empresas mais reclamadas em 2023.  No ano passado o órgão abriu 9.980 processos em desfavor dos fornecedores que desrespeitaram o direito dos consumidores.

Nos primeiros lugares encontram-se empresas do segmento financeiro, seguidas das que fornecem serviços essenciais como gás, energia elétrica e água. Já o índice de solução das queixas no Procon chegou a 92,80%.

A divulgação e a transparência do ranking são importantes para os consumidores, pois facilitam a comparação entre empresas, ajudando-os a identificarem aquelas que melhor atendem às suas necessidades´´., afirmou a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher.

As conquistas

Entre as inúmeras conquistas obtidas pelos consumidores e reconhecidas por lei, destacam-se os direitos de: receber notificação prévia por negativação no SPC/Serasa; ter a opção de pagar ou não a gorjeta; receber a cópia do seu contrato; arrepender-se da compra realizada; cancelar o pacote de TV e internet sem multa; ser atendido em urgência e emergência pelo plano de saúde, entre outros.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor pondera que a velocidade do mercado digital com o advento da inteligência virtual é algo que todos os órgãos de defesa do consumidor (Procons) devem acompanhar de perto, à medida que cresceram substancialmente os golpes com esta modalidade tecnológica, nos quais os fraudadores reproduzem fielmente a imagem e a voz de pessoas conhecidas.

Veja a lista completa das empresas clique aqui

 


<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa do Procon-SP e Procon-Guarulhos / Prefeitura de Guarulhos >>

 

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