Home Destaque Prefeitura confirma Albergue na Av Serafim Gonçalves Pereira, no Parque Novo Mundo

Prefeitura confirma Albergue na Av Serafim Gonçalves Pereira, no Parque Novo Mundo

simão
Tempo de Leitura: 3 minutos

Serafim

da Redação DiárioZonaNorte

  • Boatos de cancelamento de um novo albergue no Parque Novo Mundo são falsos
  • O equipamento terá 400 vagas, vai funcionar 24 horas por dia e atenderá homens maiores de 18 anos, em situação de rua
  • O imóvel fica na Av. Serafim Gonçalves Pereira nº 119 – no Parque Novo Mundo
  • Vizinhos são contra a instalação do serviço no local 

Após boatos de desistência, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, confirmou ao DiárioZonaNorte por meio de nota, que continua no processo de implantação de um novo Centro Temporário de Acolhida no Parque Novo Mundo Zona Norte da cidade de São Paulo.

Transferência Emergencial

O DiárioZonaNorte, em 01 de fevereiro de 2022, informou em primeira-mão a transferência emergencial do Centro de Acolhida Zaki Narchi – POP I, que funcionava na Avenida Zaki Narchi nº 900 para a região do Parque Novo Mundo. O local escolhido para a implantação do serviço é um prédio de três pavimentos – locado em setembro de 2022 e que já se encontra em obras de adequação, localizado Avenida Serafim Gonçalves Pereira nº 119 – no Parque Novo Mundo.

Serafim

Termo de cooperação publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 24/12/2022

O novo equipamento terá 400 vagas e funcionará 24 horas por dia e atenderá homens em situação de rua, com mais de 18 anos de idade e será administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos. O custo mensal de locação do imóvel é de R$ 80 mil e o contrato tem validade até meados de 2027. 

Serafim
abaixo-assinado físico
Moradores protestam

Desde então, os moradores se mobilizaram, criaram dois abaixo-assinados (um físico e um virtual) e promoveram reuniões, contra o local escolhido para o novo CTA.

Durante o último final de semana, começaram a circular nas redes sociais boatos de quê a “Prefeitura havia desistido do projeto, após o abaixo-assinado bater na mesa do Prefeito” – conforme colocado em um post no Facebook e encaminhado a nossa redação por um leitor.

Moradores protestam contra o CTA – foto: reprodução Facebook
O outro lado

Consultamos a SMADS, que enviou para a redação deste jornal a nota que transcrevemos abaixo:

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), informa que o Centro Temporário de Acolhida (CTA) será instalado na Avenida Serafim Gonçalves Pereira, no Parque Novo Mundo, na zona norte da cidade.

Ele faz parte do reordenamento da rede municipal de acolhimento, previsto no Plano de Metas 2021-2024, que estabelece capacidade máxima de 200 pessoas acolhidas.

A referida unidade é uma das três novas que estão sendo implantadas em substituição ao CTA Zaki Narchi, que acolhe 500 pessoas. O objetivo é requalificar a rede de atendimento, investindo em melhores condições de infraestrutura e aumentando a qualidade do serviço prestado.

A SMADS destaca que, previamente à utilização de imóveis como equipamentos da assistência social na cidade, são realizados pareceres técnicos pelas equipes de engenharia e de assistência social que consideram condições como estrutura do imóvel, instalações elétricas e hidráulicas, custos de reformas necessárias, bem como o uso apropriado da propriedade, que pode possuir um ou mais pavimentos, e a rede de serviços públicos próximos ao local.

Além de poderem pernoitar no novo serviço, as pessoas poderão realizar atividades definidas pela Organização da Sociedade Civil (OSC), que administrará o equipamento, tais como cursos de barbearia e pizzaiolo, oficinas de música e futsal, atividades de integração, atendimento psicossocial, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio de parcerias e para serviços de documentação, acesso ao Cadastro Único (CadÚnico), Programa Operação Trabalho (POT) e demais programas voltados ao atendimento da população em situação de rua”.

d

serafim serafim serafim serafim serafim serafim