Home Região No ritmo do boi-bumbá, um Carnaval diferente e muito alegre na Zona...

No ritmo do boi-bumbá, um Carnaval diferente e muito alegre na Zona Norte

Tempo de Leitura: 3 minutos

 boi-bumba

  • Pela segunda vez, um grupo de amigos apaixonados pelos bois Caprichoso e Garantido apresentará, na Zona Norte, um bloco carnavalesco diferente,  com toadas .

Um Carnaval diferente no ritmo frenético da Festa do Boi-Bumbá – o Festival Folclórico de Parintins (a 369 kms de Manaus) -, com as toadas dos grupos azul Caprichoso e do vermelho Garantido.  E a Zona Norte — na divisa dos bairros da Parada Inglesa com o Jardim São Paulo -, mais uma vez, é a privilegiada com a apresentação do “BumbaBloco”, trazendo um pedaço da Amazônia para os apaixonados pelos bois de Parintins que moram em São Paulo.

Tudo acontece na esquina da Rua Viri com a Av. Luiz Dumont Villares (a Velha Avenida Nova de 40 anos – última grande obra na Zona Norte), ao lado do prédio da Drogaria SP/Lojas Americanas, a partir das 14 às 19 horas do sábado (25/02/2023). E de graça, é só chegar e participar da festa, basta vestir azul ou vermelho, respectivamente as cores do Boi Caprichoso e do Boi Garantido.

boi-bumbá

O retorno da festa

Uma alegria com ritmo contagiante, como aconteceu na primeira apresentação, em 2020. E volta com mais força através dos amigos Adão Modesto, Priscila Ribeiro, Fernanda Palermo e Elizangela Santos, se unem para colocar um bloco de boi-bumbá nas ruas de São Paulo.

De acordo com Fernanda Palermo, dentre as atrações já confirmadas para bloco, está o artista do Boi Garantido Wanderson Rodrigues. Ele, que já se apresentou na primeira edição do “BumbaBloco”, não esconde  ansiedade de estar pela segunda vez levando a cultura do Norte do País para São Paulo. “Será uma honra representar o nosso Amazonas, levar as toadas de Caprichoso e Garantido para esse povo apaixonado”, revela o cantor”.  

A banda Canto da Mata é outra atração muito aguardada no “BumbaBloco”. Com mais de 25 anos  de apresentações, a banda, que tem como vocalistas Mailzon Mendes e Alex Pontes, vai agitar o público com seu repertório dançante. Já o grupo de dança Sampa Tribal, coordenado por Karlos Lima, também abrilhantará o evento com dançarinos e itens como Cunhã-Poranga e Pajé.

boi-bumbá

Amantes do festival 

O quarteto organizador do “BumbaBloco” se conheceu por meio de eventos com a temática de boi-bumbá que  acorrem em São Paulo. Porém, cada um se apaixonou de forma diferente pelo Festival de Parintins.

Natural de Minas Gerais e residente no Rio de Janeiro, Fernanda Palermo conta que conheceu o boi-bumbá em 1997, de forma um tanto quanto forçada inicialmente.

Um amigo de infância trancou eu e mais algumas amigas e nos obrigou a ver fitas de vídeo do festival. Ele ainda deu uma fita e uma camisa do Garantido para cada. Eu me apaixonei e nunca mais larguei”, ressaltou Fernanda.

Elizangela, como praticamente nasceu no reduto carnavalesco, conhecer Caprichoso e Garantido é quase uma lição de casa, afinal, há anos artista parintinenses abrilhantam os desfiles das escolas de samba tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo.

O casal Adão e Priscila Modesto, de São Paulo, conheceram o festival no final da década de 90, quando o evento era transmitido pela Amazon Sat, via antena parabólica ( mais adiante, para São Paulo: SBT, RecordNews e Rede Bandeirantes também fizeram transmissões ao vivo ).

Todo esse amor e dedicação dos amigos hoje se transformou em um evento, o “BumbaBloco”, que promete ser inesquecível e presente à Zona Norte.


Saiba mais — (re)leia reportagem do DiárioZonaNorte de 02/02/2020 – com informações adicionais sobre o Festival Folclórico de Parintins e da primeira apresentação do BumbaBloco na Zona Norte — clique aqui


Serviço 

BumbaBloco 

  • Apresentação: 25/02/2023 (sábado)
  •  Local: Rua Viri (alt.797 Av.Luiz D.Villares) – SP
  •  Referência: ao lado do prédio Drogaria SP/Americanas
  •  Horário: das 14h às 19h
  •  Transporte: Metrô Parada Inglesa e Jd.São Paulo
  •  Ingresso: GRATUITO — usar de preferência camisa azul ou vermelha. Não é obrigatório, mas quem quiser pode adquirir um tururi (camisa personalizada de identificação de um dos grupos – azul ou vermelho) do BumbaBloco:  (11) 9 9184 7574 – falar com Priscila)

(*) Atenção – ainda dá tempo para empresários e comerciantes da Zona Norte interessados em patrocinar a festa,  que podem entrar em contato pelo número (21) 9-6958-0692, falar com Fernanda.


<<Com apoio de informações/fonte: Ass.Imprensa BumbaBloco / Ariane Barbosa >>


Álbum – Fotos do Festival Folclórico de Parintins – clique na imagem para expandí-la::

 

 

d