17.8 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024
Home Destaque Praça Campo de Bagatelle entra na ampliação da nova malha de ciclovias

Praça Campo de Bagatelle entra na ampliação da nova malha de ciclovias

ciclovias
Tempo de Leitura: 2 minutos
ciclovias
  • Prefeitura assina contratos para ampliar a malha cicloviária
  • São 48 km de conexões que se integrarão às estruturas existentes

A Praça Campo de Bagatelle, em Santana, e mais as Avenidas Santos Dumont e Tiradentes, em um local muito perigoso por causa do volume de veículos que ali circulam.  Os dois trechos foram beneficiados na assinatura do contrato da Prefeitura de São Paulo com a empresa Habitem Incorporação e Construção para ampliação da malha cicloviária em aproximadamente 48 quilômetros.  Os contratos assinados com a empresa para a implantação das novas conexões somam R$ 17 milhões.

São 29 vias em outros locais e dois trechos na Zona Norte. Os serviços de execução começaram nesta semana. As primeiras implantações são as novas estruturas em avenidas da Zona Sul. Segundo a Prefeitura de São Paulo, as vias que receberão as novas estruturas cicloviárias foram apresentadas e debatidas com a sociedade por meio da realização de oficinas e audiências públicas com a sociedade civil.

A relação completa das novas ciclovias

Ciclovia Bresser / Ciclovia José Maria Whitaker I / Ciclovia República do Líbano / Ciclovia Rui Barbosa – Treze de Maio / Ciclovia D. Pedro I / Ciclovia Eduardo Paulo Freire / Ciclovia João Batista Conti / Ciclovia Miguel Yunes / Ciclovia Nagib Farah Maluf / Ciclovia Viaduto Itiguaçu / Ciclovia Jacu Pêssego / Ciclovia Sena Madureira /  Ciclovia Sangirardi – Dona Avelina / Ciclovia Raimundo Pereira de Magalhães / Ciclovia Cidade Universitária /  Ciclovia Ponte Jaguaré / Ciclovia Jaguaré / Ciclovia Campo de Bagatelle / Ciclovia Dr Abraão Ribeiro / Ciclovia Gastão Vidigal / Ciclovia Ponte Freguesia do Ó / Ciclovia Alvarenga / Ciclovia Av. Mutinga / Ciclovia Ordem e Progresso / Ciclovia Tiradentes – Santos Dumont / Ciclovia Radial Leste / Ciclovia Armando de Arruda Pereira / Ciclovia Alberto Zagottis e Octalles Marcondes Ferreira / Ciclovia Carlos Caldeira Filho / Ciclovia Indianópolis / Ciclovia Nações Unidas I e Nações Unidas II

Plano cicloviário

O Plano Cicloviário, lançado em dezembro de 2019, já ampliou em 35% a extensão da malha cicloviária da cidade, com a entrega de 177 km de novas estruturas dedicadas à bicicleta. Além das novas ciclovias e ciclofaixas, mais da metade da rede existente anteriormente foi requalificada. No total, 320 km de ciclovias e ciclofaixas foram reformadas.

Hoje, a cidade de São Paulo tem a maior malha cicloviária do país, com 699,2 km de vias com tratamento para bicicletas. O Plano de Metas 2021-2024 prevê a implantação de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas. Para este ano de 2022, 157 km já estão definidos, passaram por audiência pública e foram apresentados durante os encontros periódicos da Câmara Temática de Bicicleta. Eles serão implantados por meio de duas concorrências públicas, ambas em fase de conclusão, e pela PPP da Habitação. <<Com apoio de informações/fonte:  SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo >>


d