Home Bem Estar “Pequenos Passos” ajuda gratuitamente crianças com o pé torto congênito (PTC)

“Pequenos Passos” ajuda gratuitamente crianças com o pé torto congênito (PTC)

Tempo de Leitura: 4 minutos

pequenos passos

  • Idealizadores do projeto filantrópico para o tratamento do Pé Torto Congênito (PTC) oferecem assistência gratuita para as famílias de baixa renda de São Paulo

Estudos apontam que o Pé Torto Congênito (PTC) é uma doença genética que afeta aproximadamente 0,5% da população. Segundo levantamentos,  no estado de São Paulo, de 550 mil bebês nascidos em 2020, 2.750 deles tiveram problemas de PTC.

Com o lema lembrando a frase do primeiro astronauta na Lua:  “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a criança”, foi criado o Projeto Pequenos Passos, que fornece o primeiro tratamento de PTC de forma filantrópica para famílias sem renda suficiente para arcar com os custos.

O PTC é mais  comum em meninos e, em metade dos casos, é bilateral. A causa ainda é desconhecida, mas há grande influência genética e hereditariedade.  O problema é notado por um defeito na deposição de colágeno, a estrutura gelatinosa que faz a pele, tendões, músculos, ligamentos e ossos.

Com isto, a alteração afeta a parte de dentro e de trás da perna, desde o joelho até o pé, puxando-o para dentro. Desta maneira,  a condição leva a um pé invertido e menor, além de uma perna mais curta e mais fina.

Surge o Projeto de assistência gratuita às crianças

Esse projeto foi idealizado pelo médico ortopedista pediátrico, David Nordon (*), e pela enfermeira Mirian Nordon (*) — mais o apoio do Dr. Felipe C.C. dos Reis (*) —, dando assistência às crianças de famílias carentes a terem acesso ao tratamento gratuito. O tratamento vai desde o primeiro gesso até a última órtese — que é o apoio ou dispositivo externo para auxílio ortopédico.

Dr. David Nordon

Segundo o médico, a ideia de criar um projeto filantrópico é um desejo antigo. Ele conta que desde pequeno queria ser médico. Durante a adolescência se comprometeu que ajudaria ao próximo em um trabalho filantrópico dentro na Medicina.

“O plano inicial consistia em um hospital para atendimento beneficente, mas isso é complicado para um primeiro objetivo. Durante a residência de ortopedia, pensei na possibilidade de montar um instituto direcionado para o tratamento de doenças ortopédicas pediátricas, como a displasia do quadril e o PTC, o que tem muito mais a ver com a minha área de atuação”, explica Nordon.

Após alguns anos de estudos e análises das necessidades de atendimento ortopédico para crianças, David Nordon e Mirian Nordon decidiram dar vida ao “Pequenos Passos”, que inicia a assistência ortopédica ao bebê assim que completa o primeiro mês de vida. “Nosso intuito, futuramente, é conseguir mais recursos e apoio para a iniciativa. Assim, teremos condições de ampliar o atendimento para todos os tipos de doenças ortopédicas pediátricas da criança no futuro”, comenta Mirian.

pequenos passos

O início do tratamento e as fases para solução ortopédica

Nordon ainda conta que o médico-ortopedista espanhol Ignacio Ponseti (1914-2009) criou o método e revolucionou o tratamento do PTC com uma técnica simples, mas extremamente eficaz: a manipulação com trocas gessadas. “Pelo método, o pé invertido é trazido progressivamente à posição correta por manipulações e gessos corretivos, que vão da coxa ao pé, sendo as trocas semanais”, acrescenta.

Segundo ele, ao final do tratamento, 95% dos pacientes passarão por uma tenotomia – corte do tendão de Aquiles para recuperar a capacidade de puxar o pé para cima. “Este método é excelente, tornando o PTC um pé flexível, indolor e totalmente funcional, com baixo índice de recidivas e baixíssima necessidade de intervenção cirúrgica maior do que a tenotomia”, finaliza Nordon.

Como usar os serviços gratuitos do Projeto Pequenos Passos

Existem alguns critérios do tratamento para receber o atendiimento, com mais detalhes no link —clique aqui — que necessita de 14 procedimentos, em média, em um período de aproximadamente um ano. Em seguida, é necessário o preenchimento de um formulário com dados pessoais dos responsáveis e da criança, mais dados sócio-econômicos — clique aquiMais informações sobre o tratamento e outros detalhes, acesse o link do site do Projeto Pequenos Passos – clique aqui.

Colabore – Como ajudar os tratamentos gratuitos

O custo médio total de um tratamento, dos 0 a 4 anos,  pode ultrapassar os R$ 20. mil. Entretanto, para o projeto, contamos com parcerias que nos dão descontos para a órtese, médicos voluntários que doam o seu tempo e consultórios que doam o seu espaço para o trabalho diário do Projeto Pequenos passos.  Com isso, o custo médio é de apenas R$ 2,5 mil por criança. As pessoas e empresas podem contribuir doando o valor que desejar — até recebendo descontos nas declarações do Imposto de Renda. Veja mais detalhes através do link – clique aqui.


(*) David Nordon é médico ortopedista pediátrico pelo HC FMUSP – Professor da disciplina de Saúde Pública da PUC-SP (Campus Sorocaba) e de ortopedia e medicina preventiva do Estratégia MED (curso preparatório on-line para provas de Residência Médica) e Pesquisador do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (HCFMUSP). Apresenta semanalmente o quadro de saúde “O Doutor e Você”, da Rádio Digital Music FM.

(*) Mirian Soriano Moreno Nordon – Enfermeira pela PUC-SP, especialista em Centro Cirúrgico pelo Hospital Israelita Albert Einstein, empresária.

(*) Dr. Felipe C.C. dos Reis –– Médico, residente em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e integrante do corpo médico do Instituto Matuoka.


Serviço

  • Endereço: Rua José Antonio Coelho, 801 – Vila Mariana
  • Localização: próxima da Av.23 de Maio/R.Caravelas/Viaduto Tutóia
  • Site: clique aqui
  • Contato somente por e-mail: [email protected]
  • Instagram: @projetopequenospassos
  • Parceiros: Oficina da Mão / Doutor Online-SP e ADCom Comunicação Empresarial

<<Com apoio de informações/fonte: ADCom Comunicação Empresarial/Carol Mattos>>

 

d