Home Destaque Pela quarta vez, Prefeitura de São Paulo tenta privatizar cemitérios da Zona...

Pela quarta vez, Prefeitura de São Paulo tenta privatizar cemitérios da Zona Norte

Ossários indivudiais
Tempo de Leitura: 4 minutos

cemitérios

da Redação DiárioZonaNorte

  • Os cemitérios da Zona Norte estão no pacote de privatização da Prefeitura
  • Tribunal de Contas barrou três vezes o  edital por  falhas no modelo.
  • Novo edital foi publicado neste sábado (05/03/2022)

Sabe aquela história “faça bem feito para fazer apenas uma vez”? Pois é… não é a cartilha seguida pela Prefeitura de São Paulo. O comportamento afoito para lançar editais – sem os devidos embasamentos técnicos – foi herdado do  ex-prefeito João Doria Junior (PSDB), que sempre demonstrou impaciência a lentidão da máquina pública e suas centenas de regras e poréns.

Isto posto, a Prefeitura de São Paulo publicou pela 4ª vez – na edição deste sábado (05/03/2022) do Diário Oficial da Cidade, o edital para a concessão dos serviços de gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão dos 22 cemitérios e reforma nos dois crematórios e construção de um terceiro, além da prestação de serviços funerários na capital.

O processo foi retomado após ser suspenso três vezes pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A primeira vez foi na gestão João Doria (PSDB) – em 2017, depois em maio de 2018 e fevereiro de 2021  – nas gestões Bruno Covas (PSDB).

Problemas encontrados pelo TCM

Entre os problemas apontados pelo TCM estavam: maior  competitividade no certame de concessão;  justificativas e informações sobre o que a população teria que pagar após o serviço passar à iniciativa privada; critérios para reajuste de preços – de acordo com o TCM, da forma como estava, o serviço de cremação, por exemplo, teria um reajuste de 2.000% e prazo da concessão – que caiu de 35 para 25 anos  – após a intervenção do órgão.

cemitérios
Entrado do cemitério Vila Nova Cachoeirinha, que compõe o bloco 2 da licitação
Zona Norte

O edital dividiu os cemitérios da cidade em quatro lotes diferentes. Os cemitérios Chora Menino e Tremembé estão no bloco 1, Vila Nova Cachoeirinha no Bloco 2 e o cemitério da Freguesia do Ó no bloco 4.

cemitérios
Inaugurado em 1896, o Cemitério Chora Menino, ocupa uma área de 41.093,45m² e está localizado em Santana.

Juntos, os quatro blocos tem um valor mínimo total de R$ 580 milhões em outorgas fixas. Além dessa outorga fixa, serão recolhidos aos cofres municipais 4% das receitas auferidas pelas concessionárias. Juntos, os valores estimados para os contratos somam mais de R? 7 bilhões.

cemitérios
O cemitério Tremembé possui uma área total de 65.168,85m², foi inaugurado em 1933.

Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Social. Desta forma, o dinheiro só poderá ser usado para projetos nas áreas de saúde, educação, assistência social, transporte e melhorias urbanas.

Os lotes
  • Lote 1 – Outorga fixa mínima de R? 100.824.000,00
    Consolação, Quarta Parada, Chora Menino, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana;
  • Lote 2 – Outorga fixa mínima de R? 178.585.000,00
    Araçá, Dom Bosco, Santo Amaro, São Paulo e Vila Nova Cachoeirinha;
  • Lote  3 – Outorga fixa mínima de R? 166.460.000,00
    Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade;
  • Lote 4 – Outorga fixa mínima de R? 133.964.000,00
    Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório).

Todas as gratuidades já garantidas pelas leis municipais permanecerão após a concessão, tanto em relação a sepultamentos quanto a cremações.

cemitérios
Túmulos do Cemitério Vila Nova Cachoeirinha

O projeto também viabilizará investimentos na administração; revitalização das áreas dos cemitérios e crematórios existentes; modernização e reformação das instalações e construção de edifícios de apoio; melhorias na pavimentação das pistas de circulação de veículos e pedestres, no mobiliário (como bancos e bebedouros), nas salas de velório e em sanitários disponíveis aos usuários.

cemitérios
Inaugurado em 1901, o Cemitério Freguesia do Ó possui uma área total de 14.489,25m²
Três novos crematórios

A licitação prevê a construção de mais três crematórios: um no Cemitério Dom Bosco, um no Cemitério Vila Formosa e outro no Cemitério Campo Grande. Atualmente, a cidade possui apenas o Crematório de Vila Alpina.

Serviço: 

Os interessados deverão apresentar suas propostas e documentação como previsto no edital de licitação.

  • Local: Prefeitura da Cidade de São Paulo.
  • Endereço: Viaduto do Chá, 15, 6º andar.
  • Data: 05/05/2022
  • Horário:  11h 

d