Home Estilo DZN Os Vinhos de Portugal apresentaram mais de 380 vinhos durante a ProWine...

Os Vinhos de Portugal apresentaram mais de 380 vinhos durante a ProWine São Paulo

380
Tempo de Leitura: 2 minutos

380

Entre os dias 27 e 29 de setembro de 2022,  aconteceu a 3ª edição da ProWine  São Paulo – principal feira profissional do setor de vinhos e destilados da América Latina voltada ao segmento B2B, que contou com a presença de 8.000 visitantes.

Os Vinhos de Portugal participaram com uma área de 230m2 divididos em duas ilhas, que reuniram cerca de 46 produtores, com cerca de 380 rótulos com e sem distribuição no mercado brasileiro.

Portugal é um dos principais produtores de vinho no mundo e a sua posição no mercado brasileiro tem crescido nos últimos anos. Em números atualizados, o consumo per capta de vinho no Brasil chegou a 2,64 litros, fazendo com que o país seja um dos maiores e mais importantes mercados para o vinho português, sendo o 4º mercado em valor e em volume.

Mercado Brasileiro

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em termos globais, Portugal é o 9º maior exportador mundial, em valor e em volume. Em termos de Brasil, Portugal ocupa um lugar de destaque, sendo o 3° maior país importado, perdendo apenas para o Chile e Argentina, com 18% do Market Share, segundo dados do Grupo Serpa.

Em 2021, a ViniPortugal exportou 73 milhões de euros, que representou um crescimento em valor de  8,4% no mercado e isso se dá ao grande fluxo de turistas que vão a Portugal, experimentam a gastronomia, cultura, vinhos, e depois querem compartilhar.  Segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), apenas entre 4 de junho e 3 de agosto de 2022, 300 mil turistas brasileiros entraram no país.

“Nós exportamos 73 milhões de euros em 2021, isso são 26 milhões de litros de vinho. Em valor crescemos 8,4%, em volume mais de 5,5%, e isso é um bom indicador, porque quer dizer que vendemos melhor e estamos crescendo mais em valor”, pontua a Diretora de Marketing da ViniPortugal, Sónia Vieira.

Fórum ProWine São Paulo

Na ProWine São Paulo tiveram diversos fóruns com palestras e workshops com diversos especialistas do ramo, com temas importantes para a indústria, como a sustentabilidade, o mercado ilegal de bebidas, tendências da indústria, além de diversas masterclasses, e os Vinhos de Portugal não ficaram fora dessa.

No segundo dia do evento, a marca apresentou um fórum com os vinhos que foram selecionados como os melhores de Portugal no ano de 2022, no concurso realizado no país luso com um júri extremamente qualificado para tal missão.

O fórum foi apresentado por Carlos Cabral, um dos maiores críticos de vinhos brasileiros, que está muito ligado ao Vinho do Porto, onde a sala estava cheia, por ele ser um catalisador de pessoas querem obter conhecimento sobre o mundo dos vinhos.

Sobre os Vinhos de Portugal

A marca Vinhos de Portugal ou Wines of Portugal foi criada em 2010 e tem como objetivo principal promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais, por meio do desenvolvimento e execução de estratégias e planos inovadores e relevantes, que reforçam toda a riqueza da viticultura lusitana. É uma marca coletiva do setor, sendo a ViniPortugal a entidade gestora da mesma.

Wines of Portugal

ViniPortugal

  • Rua Mouzinho da Silveira, nº5 –  1250-165  – Lisboa – Portugal
  • Telefone: +351 213 569 890

d

<com apoio de informações: HOM – House of Moments >

380 380 380 380