Home Destaque Obras do piscinão do Paciência estão adiantadas com entrega em dezembro

Obras do piscinão do Paciência estão adiantadas com entrega em dezembro

Tempo de Leitura: 3 minutos

As obras do psicinão do Córrego do Paciência, na Zona Norte da cidade, estão bem adiantadas. O reservatório começou a ser construído em agosto de 2019 e entrará em operação em dezembro deste ano. Quando estiver em funcionamento, o piscinão terá capacidade para armazenar 110 mil m³ de água, o equivalente a 44 piscinas olímpicas.

O prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Vítor Aly, vistoriou nesta 2ª feira (03ago2020) as obras localizado na Avenida Jardim Japão. Segundo a Prefeitura de São Paulo, uma obra  que vai beneficiar uma região de 150 mil familias que convivem, todos os anos, com a possibilidade de alagamentos. E a inauguração está prevista para dezembro deste ano.

As obras estão na fase de escavação do reservatório e de construção das paredes de diafragma (estruturas que dão forma ao piscinão). No local, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), também já está executando a canalização de um trecho de 120 metros do Córrego do Paciência, junto ao piscinão.

O reservatório está em construção na área da antiga sede da Sociedade Amigos de Vila Constança (SAVIC). Como a estrutura será fechada, está prevista a reimplantação do campo de futebol da área de convivência e do playground da SAVIC. O prédio da nova sede já está em obras e também será entregue em dezembro.

O contrato para as obras de combate às enchentes na bacia do Córrego Paciência prevê, além da construção do piscinão, a canalização de 4,5 km do córrego, adequação do sistema viário no entorno das intervenções e implantação de novo paisagismo.

Em 2019, foram finalizados 260 metros de canalização (entre a foz do Córrego Paciência e a Rodovia Fernão Dias). Os demais trechos aguardam desapropriações. O contrato tem valor de R$ 153,4 milhões e conta com recursos do governo federal.

Assista ao vídeo abaixo – Córrego do  Paciência – video atualizado – 25mar2015:

https://www.youtube.com/watch?v=i09XTcK9Whc&feature=emb_logo

Recorde na construção de piscinões   === A  Prefeitura de São Paulo  já entregou nove novos piscinões na cidade. Em 2017, foram entregues os piscinões Guamiranga, Aricanduva R6 e Cordeiro R1. Em 2019 foram concluídos o piscinão da Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, Tremembé R1 e R3 e mais dois reservatórios no entorno do Viaduto Aliomar Baleeiro, no Ipiranga. Neste ano já foi finalizado mais um piscinão, o Tremembé R5. Antes do início da atual administração, existiam 24 reservatórios.

A Prefeitura entregará, ainda em 2020, os piscinões Aricanduva R3, R7 e R8, Lagoa Aliperti, além do Córrego Paciência, totalizando 14 novos piscinões até o final do governo. Em setembro de 2019 tiveram início as obras do piscinão do córrego Taboão, que deverá entrar em operação em maio de 2021. <<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP >>

d