Home Cultura O piloto Ayrton Senna conta sua vida e corridas em exposição...

O piloto Ayrton Senna conta sua vida e corridas em exposição inédita e interativa

Tempo de Leitura: 4 minutos

 senna

  • A exposição gratuita acontece até 15 de novembro e traz um recorte inédito da história de Ayrton Senna narrada em primeira pessoa

A exposição inédita “Eu, Ayrton Senna da Silva”  conta detalhes da vida do piloto de Fórmula 1, até 15 de novembro, de 3ª feira a domingo, em horários alternados. A exposição gratuita acontece no Shopping Villa Lobos, na Zona Oeste. O ingresso deve ser reservado com antecedência:  clique aqui.

Durante a exposição os fãs poderão conhecer a infância do Ayrton Senna, as primeiras vitórias no kart, até os tempos de glórias com tricampeonato mundial na Fórmula 1 conquistado em 1988, 1990 e 1991. Para tornar a experiência ainda mais completa, os visitantes terão a narração única e em primeira pessoa do próprio Ayrton.

 senna

É uma exposição como se fosse contada pelo próprio piloto, neste circuito mergulhando  em suas memórias, lembranças de infância, hobbies, desvendamos suas vitórias, seus anseios e sonhos.  Neste ponto, as narrativas receberam tecnologias de última geração, extremamente inovadoras com modelagem 3D realista combinada com geração de voz por inteligência artificial.

“Nos empenhamos muito para poder oferecer, em primeira mão, aos nossos clientes essa exposição que conta a história de um corredor que é considerado um ídolo nacional até hoje. Esperamos que a exposição alcance um grande público para que mais e mais pessoas conheçam o legado do Senna”, disse Manuela Dias, gerente de marketing do Shopping VillaLobos.

 senna

O ambiente está dividido em dez temas diferentes. Todos os espaços da exposição seguirão as normas, protocolos e recomendações dos órgãos de saúde para o bem-estar de todos os envolvidos. Confira detalhes abaixo:

  • Esta é a minha história – A abertura da exposição busca fazer uma inversão de narrativa, trazendo um vídeo com imagens de como o público conhece Ayrton e, em seguida, o piloto assume a condução da história.
  • Aqui Eu Sou o Beco: Memórias de Infância – Este espaço traz as memórias de Ayrton de sua infância por meio de fotos e áudios da família.
  • Paixão pela Velocidade e Outros Hobbies – Esta sala exibe a vida de Ayrton fora das pistas, mostrando um pouco de suas paixões, objetos pessoais, hobbies e outros gostos.
  • Sala do Kart: Oficina do Ayrton– Lembramos a habilidade de Ayrton com a mecânica e seu histórico no kart. Seu hábito de desmontar o kart levou seu pai a construir uma oficina em sua casa. Nesse espaço ainda teremos um jogo de mecânica de kart utilizando tecnologia Kinect.
  • Inglaterra – Momento da Escolha – Esta etapa é dividida em três ambientes, aqui é retratada a fase de Ayrton quando ele foi para Inglaterra e disputou a FF1600. Depois de um período, ele decide retornar para o Brasil para trabalhar com o pai e volta à Inglaterra, onde conquistou ainda triunfos na FF2000 e F3, até chegar nos testes para a Fórmula 1.
  • Por Dentro da Minha Mente – Uma das principais características de Ayrton era o seu poder de concentração. Mas, por dentro da sua mente, uma série de conflitos, pensamentos positivos, influenciava a sua pilotagem. Aqui o visitante mergulha numa sala sonora onde pode participar destes pensamentos.
  • Rei da Chuva – Este espaço traz uma experiência cenográfica, que inclui uma projeção que dá a sensação de chuva e remete à fama de Ayrton ser o melhor piloto do mundo em pistas molhadas.
  • Vencer é Possível – Principal atração da exposição, esta sala traz uma projeção imersiva com alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula 1, com uma mensagem motivacional. A ideia é mostrar como o piloto brasileiro inspira as pessoas a vencerem e, assim, ele acaba se expandindo, se multiplicando.
  •  Senna me Inspira – Como desdobramento da sala anterior, serão exibidos vídeos e fotos de como as pessoas de diferentes partes do mundo inspiram-se em Ayrton, como ele deixou um legado que pode ser percebido em vários locais do mundo.
  • Muito pela Frente – Na última fase da exposição, os visitantes poderão ver obras de arte inspiradas em Ayrton, além de uma holografia da construção da escultura de Paula Senna.

 senna

” O público vai se emocionar com esta exposição em que o Ayrton vai contar fatos especiais sobre a vida e carreira dele. Será a primeira vez que teremos uma exposição contada por ele, em primeira pessoa e temos certeza que será uma forma muito emocionante de passar sua história”, comenta Bianca Senna, sobrinha do piloto e executiva da Senna Brands. 

A Senna Brands também promoverá a abertura de sua nova loja Senna Shop no Shopping Villa Lobos. A inauguração será no dia anterior da exposição, em 07 de outubro, e ela ficará aberta para receber os visitantes até 31 de dezembro deste ano. A loja receberá itens exclusivos das marcas Ayrton Senna, Senna e Senninha, como capacetes, camisetas, bonés, brinquedos e vários outros produtos oficiais.

A exposição é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com direção do Museu a Céu Aberto, a direção criativa, percurso expositivo e produção são assinadas pela YDreams Global em parceria com a Senna Brands. A mostra conta com o patrocínio de grades empresas, como patrocínio-máster do grupo GPS, apoiadores como Visa e Shopping Villa Lobos e colaboradores como o Hospital Le Forte,  Ticket e TV Cultura.


Assista ao vídeo – clique na imagem:

 


Serviço – Exposição

“Eu,Ayrton Senna da Silva”

  • Data: até 15 de novembro
  • Horário: 2ª feira: fechada
  • Aberta: 3ª a 6ª feira: 12 às 20 horas
  • Finais de semana: Sábado: 10 às 22 hs /        Domingos e Feriados: 12 às 20 hs
  • Ingresso: Gratuito – reservar o ticket no site — clique aqui
  • Local: Shopping VillaLobos – no estacionamento do shopping
  • Endereço: Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros
  • Classificação: livre

<<Com apoio de informações: Textual Comunicação/Elen Andrade e RF1 Jornalismo/Rodrigo França >>


Álbum/Portifólio — clique em cima de cada foto para expandí-las:


 

d